Início » Vida » Comportamento » O segredo da felicidade e prosperidade dos sul-coreanos
COMPORTAMENTO

O segredo da felicidade e prosperidade dos sul-coreanos

O novo livro da jornalista Euny Hong descreve o conceito do ‘nunchi’, ‘a arte de entender o que as pessoas estão pensando e sentindo’

O segredo da felicidade e prosperidade dos sul-coreanos
Os sul-coreanos cultivam o conceito de ‘nunchi’ desde os primeiros anos de vida (Foto: Alexis Siekert/U.S. Air Force)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Você alguma vez quis ter o poder da telepatia? Ou de ter aquele algo mais que faz com que algumas pessoas atraiam a atenção nas festas e sejam felizes no amor e na profissão?

Caso se sinta frustrado em relação a essas expectativas, tente cultivar mais seu nunchi, o conceito tradicional sul-coreano de percepção sensorial e o tema do novo livro da jornalista americana de origem sul-coreana, Euny Hong, The Power of Nunchi: The Korean Secret to Happiness and Success

Segundo Hong, nunchi é a “arte de entender o que as pessoas estão pensando e sentindo”, exercida por pessoas sensíveis à dinâmica de um determinado grupo.

Os sul-coreanos cultivam o conceito de nunchi desde os primeiros anos de vida. “As crianças na Coreia do Sul aprendem o que significa a palavra aos três anos”, disse Hong. “Em geral, aprendem como crítica ao comportamento. Por exemplo, se os pais estiverem subindo uma escada rolante pelo lado direito e a criança insistir em subir sozinha pelo lado esquerdo, os pais dirão, ‘por que você não incorporou ainda o conceito do nunchi em sua mente?’ Em outras palavras, por que quer se isolar?’”.

O conceito de nunchi significa uma espécie de avaliação, não de pessoas, e sim do contexto e da energia de uma situação ou de um ambiente. Aplica-se a quase todos os ambientes sociais, desde um casamento até uma entrevista de emprego.

As pessoas que cultivam o nunchi e têm uma sensibilidade intuitiva especial percebem com rapidez, em qualquer circunstância, quem está falando, quem está ouvindo, quem interrompe a conversa, quem pede desculpas, quem apenas observa. A partir dessa análise, é possível avaliar a natureza dos relacionamentos e das hierarquias em um grupo, o clima geral e como se adaptar a esse contexto.

Com essa avaliação, as pessoas têm chances de sucesso em um ambiente social, porque ao se adaptarem à situação inserem-se no grupo sem atritos ou possíveis gafes.

“Em um nível muito básico, as pessoas sentem-se felizes em conversar ou conviver com quem tem o dom do nunchi. Além disso, a sabedoria do nunchi de ouvir com atenção e de refletir sobre o que foi dito antes de falar, evita palavras e atitudes irrefletidas que prejudicam a interação social”, disse Hong.

Em seu livro, Hong descreve como o conceito do nunchi ajudou a Coreia do Sul, um dos países mais pobres do mundo, a se desenvolver econômica e culturalmente em questão de gerações. “Hoje, a Coreia do Sul é um dos países mais avançados tecnologicamente e um dos líderes mundiais de produção de aparelhos eletrônicos”, apontou a autora.

O livro The Power of Nunchi mostra como o conceito de nunchi, com ênfase na unidade, na construção de relacionamentos e na harmonia coletiva, tem uma conotação especial em um momento cultural e político caracterizado pela polarização em que vivemos.

Fontes:
The Guardian-What is 'nunchi', the Korean secret to happiness?

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *