Início » Vida » Comportamento » OMS retira a homossexualidade da lista de doenças mentais
NESTA DATA

OMS retira a homossexualidade da lista de doenças mentais

Em 17 de maio de 1990, a Assembleia Geral da OMS deixou de classificar a homossexualidade como doença mental

OMS retira a homossexualidade da lista de doenças mentais
A data é considerada um marco e se comemora o Dia Internacional contra a Homofobia (Foto: ABr)

Em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da sua lista internacional de doenças mentais em uma Assembleia Geral. Até então, a homossexualidade era tratada como doença e em alguns países, existia “tratamento”. A data é considerada um marco e se comemora o Dia Internacional contra a Homofobia.

A ideia de que a homossexualidade fosse um tipo de transtorno mental iniciou em 1886, quando o sexólogo Richard von Krafft-Ebing a listou em seu livro Psychopathia Sexualis. Para Krafft-Ebing, homossexualidade era provocada por uma “inversão congênita”, adquirida no nascimento ou no decorrer da vida.

A ideia ganhou força na comunidade psiquiátrica e em 1952, a Associação Americana de Psiquiatria classificou a homossexualidade como “desordem” em seu primeiro Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtorno Mentais. Desse modo, a homossexualidade passou a ser estudada por cientistas que buscavam a comprovação dessa teoria.

No entanto, a falta de provas fez com que a própria Associação Americana de Psiquiatria retirasse essa classificação em 1975. Apesar da ação, a OMS incluiu a homossexualidade na Classificação Internacional de Doenças de 1977 (CID) como uma doença mental.

Em 1990, a OMS fez uma revisão das doenças em uma Assembleia Geral e retirou a classificação, além de retirar a nomeação de “homossexualismo” – o prefixo “ismo” na medicina indica doença. Apesar da resolução, cada país trata o tema da sua própria maneira. O Conselho Federal de Psicologia do Brasil, por exemplo, deixou de tratar a opção sexual como doença em 1985.

Fontes:
Terra-Homossexualidade não é doença segundo a OMS; entenda

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

18 Opiniões

  1. valdemar disse:

    é sempre uma boa discussão, importante de termos!

  2. Rogerio Faria disse:

    Os psicopatas do congresso brasileiro são uma ameaça maior.

  3. Edy Fila disse:

    pra mim continua disturbio.

  4. Fila Torino disse:

    pra mim continua doença meltal . como pode homem com homem e mulher com mulher namorarem se fosse normal veriamos os outros animais fAzendo o mesmo não acham??

  5. natasha disse:

    Na realidade, é possível observar, sim, na natureza, grande quantidade de animais manterem relações homossexuais. Não creio que qualquer um de vocês tenha realizado algum estudo profundo o suficiente pra afirmar que a homossexualidade se trata de um distúrbio com tanta convicção. Isso tem nome: preconceito.

  6. laercio disse:

    Tudo nessa vida é uma moderna equação que não tem razão como resultado! mas sim o que poucos podem ganhar! tudo em nome do dinheiro, é assim que funciona!
    Vejam o exemplo: bilhões de animais são mortos nos campos de concentração o qual chamamos de abatedouros…mas na verdade estão ocorrendo crimes horríveis! dai aparece o marketing diz que é saudável e está tudo acertado.

    As drogas legais matam mas são chamadas de entretenimento…novamente a grana…

    o lucro é o que manda! a relação oferta e demanda que culmina em lucro será a grande vencedora! sem estudo científico, sem discussão, sem qualquer base.

    Se de alguma forma, no futuro, o homossexualismo trouxer prejuízo a quem lucra, certamente haverá alguém bem influente para falar que o assunto é uma doença!

    Não concentramos nossos recursos para definir resultados quanto a questão homossexual bem como outras.

  7. Jane Doe disse:

    Fila Torino, querida, faça uma pesquisa melhor, porque temos vários animais que tem relação homossexual. Um deles é o pinguim, em que ovos que são abandonados (porque quando pinguins tem dois ovos, eles sempre abandonam um desses), esse casal homossexual adota esse ovo e o cria.

  8. jose lima disse:

    os animais acusados de homossexualismo a maioria são irmãos com afinidade proxima de mais o resto e devido a falta do sexo feminino ou masculino , é absurdo achar que existe homossexualismo no Reino animal…

  9. Raquel Ribeiro disse:

    Doença é um conjunto de sinais e sintomas específicos que afetam um ser vivo, alterando o seu estado normal de saúde. O vocábulo é de origem latina, em que “dolentia” significa “dor, padecimento”.

    Em geral, a doença é caracterizada como ausência de saúde, um estado que ao atingir um indivíduo provoca distúrbios das funções físicas e mentais. Pode ser causada por fatores exógenos (externos, do ambiente) ou endógenos (internos, do próprio organismo).

    O fato de vc não aceitar a opção sexual do outro não quer dizer que vc n deva respeitar… até pq ninguém é obrigado a nd, mais enfim, devemos procurar 9 significado das palavras pra chegarmos em uma conclusão..
    Então digo e repito homossexualismo não é doença e sim opção, vamos deixar de preconceito e ignorância… e aprender a aceitar os outros

  10. Igor disse:

    Feliz que cada dia mais os meios de comunicacao estao esclarecendo temas tao basicos da humanidade, como a homosexualidade ser natural, nao ser doenca, que a sexualidade nao é uma OPCAO e sim, ORIENTACAO. Afinal ninguem escolher ser hetero, nem mesmo animais né!

  11. Áureo Ramos de souza disse:

    Eu vou mais pelo assunto bíblico DEUS FEZ O HOMEM E A MULHER PARA JUNTOS PROCRIAREM. As coisas hoje estão acontecendo muito rápida e diferente do que Deus criou. Eu só tenho a lamentar. Nada contra, façam de seu modo que faço o meu.

  12. Marx Silva disse:

    A OMS só iria dizer que era doença se toda a humanidade fosse homossexual e estivesse à beira de uma colapso por não poder se reproduzir.

  13. rogerio scardini disse:

    A decisão de retirar o homossexualismo da lista de doenças mentias, foi uma decisão politica, (lob grupo LGTB), não houve nenhuma trabalhado cientifico, nenhuma nova descoberta cientifica que pudesse gerar a mudança, simplesmente foi uma decisão politica, tendo em vista o poder de lob, e tambem financeiro do grupo LGTB

  14. Diego da Silva gouveia disse:

    Eu vejo como uma característica da personalidade da pessoa como ser mais tímido ou ancioso mesmo porque não existe exame que comprove alteração que faça a pessoa gostar de alguém do mesmo sexo.

  15. LuLan disse:

    LAMENTÁVEL! Não é uma doença e muito menos um distúrbio! Se querem falar da bíblia leia com mais atenção, que DEVEMOS AMAR!!! essa é a mensagem, Deus não esta triste nem 1% com o ser humano por querer amar o próximo sem julgamento sexual e sim com a mediocridade que ta a cabeça oca dos seres criados, que so pensam em julgar, apontar o dedo e matar!

  16. Raimundo Rodrigues disse:

    Eu respeito, tolero como pessoa ou amigo, porém a questão do sexo nos seres vivos e principalmente no humano não é uma opção é biológico.O gênero masculino nasce com genitália masculina e o gênero feminino com genitália gemenina que todos sabem queis. A pessoa que aentir-se atraído afetivamente pelo mesmo sexo deveria pedir ajuda a um profissional como o psicólogo por exemplo(mas a oms deixou de considerar uma doença/ distúrbio mental quem se atreveria a propor terapia a alguém em tal situação)

  17. Milena disse:

    Sinceramente, chega a ser repugnante a forma como certos comentários afirmam que a homossexualidade é uma doença. A pesquisa foi encerrada justamente por não houver indícios ou provas básicas de que o homossexualismo é uma doença. Os mesmos que justificam o fato de ser uma doença mas dizem que a depressão é frescura e uma fase. Quando existem provas concretas de que é uma doença e precisa de tratamento. É de certo hipócrita julgarem doença o que não os convém. O nome disso é preconceito, e os doentes na verdade são vocês. Presos na própria caverna rodeado de seus preconceitos.

  18. Joana disse:

    A quem diz que a homossexualidade não é algo natural porque os animais não o praticam, por favor, façam uma pesquisa a fundo dos motivos da OMS e a Associação de Psicologia terem desconsiderado que a homossexualidade possa ser uma patologia ou transtorno mental. Para quem não sabe, um dos principais motivos foi justamente de a prática da homossexualidade ser vista constantemente na natureza, no mundo animal; e outro motivo é que antes do advento do cristianismo, antes do preconceito que algumas religiões disseminaram, a prática da homossexualidade era comum e aceitável, principalmente na Grécia antiga e no Império Romano (berços da civilização Ocidental). Durante os tempos sombrios da Idade Média é que a homossexualidade passou a ser discriminada, isto porque a Igreja não aceitava nenhum relacionamento sexual apenas por prazer, relacionamentos sexuais só eram permitidos com a finalidade de procriação, inclusive os relacionamentos heteros. Se alguém se relacionasse apenas por prazer, sendo hetero ou homo, era considerado sodomia e pecado, passível até de morte. Então vocês, hipócritas, que fazem sexo hoje em dia apenas por prazer, revejam seus conceitos morais também, pois há um tempo atrás vocês também seriam vistos como pecadores e condenados.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *