Início » Vida » Comportamento » Polícia de Nova York acumula média de 10 processos por dia
violência policial

Polícia de Nova York acumula média de 10 processos por dia

Estudo mostra que a maior parte dos processos são por conta de falta de conduta policial, violações dos direitos humanos, injúria e prejuízos com acidentes envolvendo veículos policiais

Polícia de Nova York acumula média de 10 processos por dia
Condado de Bronx lidera ranking de registros de processos (Reprodução/Internet)

Cerca de dez processos são feitos todos os dias contra o Departamento Policial de Nova York. Os dados são de uma análise feita pelo blog I Quant NY. O estudo mostra que a maior parte dos processos são por conta de falta de conduta policial, violações dos direitos humanos, injúria e prejuízos com acidentes envolvendo veículos policiais.

Leia mais: Mais de 30 pessoas são detidas em protestos contra a absolvição de policial nos EUA
Leia mais: ‘Protestos em Nova York foram pacíficos e construtivos’, diz Obama
Leia mais: EUA ampliam medidas contra discriminação racial

Em julho deste ano, Scott Stinger, agente responsável por fiscalizar as finanças da cidade, apresentou um programa chamado ClaimStat, que aponta dados que servem para observar e possivelmente reduzir o número de processos. A ideia é identificar padrões e práticas que geram processos contra a cidade. O blog fez um mapa de incidência de casos, baseado nos dados do projeto, revelando números e índices dos registros feitos no ano passado.

O mapa indica que o condado de Bronx foi o que mais teve registros de processos. Em segundo lugar, ficou Manhatan, seguida de Brooklyn, Staten Island e Queens. O bairro de Staten Island foi alvo recente de protestos contra a decisão de um grande júri de não julgar um policial branco pela morte de Eric Garner, um pai de família negro. Garner era suspeito de venda ilegal de cigarros. Depois de resistir à prisão, ele teria sido derrubado no chão por vários policiais brancos no condado, em 17 de julho. Garner, que sofria de problemas respiratórios, alertou aos policiais que não conseguia respirar, porém os agentes ignoraram o aviso. Sua morte foi qualificada como homicídio pelo órgão responsável pela perícia.

Segundo o blog, os moradores do Bronx têm duas vezes mais chance de abrir um processo do que os residentes de Brooklyn, e seis vezes mais do que os de Staten Island. Longwood, no Bronx, foi a região que teve o índice mais alto de registros com 2,79 processos por mil moradores, sendo essa taxa seis vezes maior do que o índice da cidade como um todo.

Fontes:
Factually- The NYPD Was Sued an Average of 10 Times a Day Last Year
G1- Nova York enfrenta mais um dia de tensão por morte de homem negro
ClaimStat
I Quant NY- New Yorkers File an Average of Ten Lawsuits a Day Against the NYPD

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *