Início » Vida » Comportamento » Rússia proíbe transexuais e transgêneros de tirar habilitação para dirigir
'Trastorno Mental'

Rússia proíbe transexuais e transgêneros de tirar habilitação para dirigir

País passou a adotar a medida mesmo depois de ser acusado de homofobia. Em 2013, a Rússia tornou ilegal 'promover estilos de vida não tradicionais'

Rússia proíbe transexuais e transgêneros de tirar habilitação para dirigir
A Rússia passou a considerar transgêneros, transexuais, além de quem pratica fetichismo, exibicionismo e voyeurismo como pessoas portadoras de transtornos mentais (Reprodução / BBC)

A Rússia passou a considerar transgêneros, transexuais, além de quem pratica  fetichismo, exibicionismo e voyeurismo como pessoas portadoras de transtornos mentais e, deste modo,  as proibiu de tirar carteira de motorista. O governo argumenta que está tornando mais rígido o controle médico para os motoristas, para diminuir o número de acidentes de trânsito o país.

Além da lista relacionada à sexualidade, jogar de forma patológica e roubar compulsivamente também entraram para a lista. A medida foi condenada por advogados e psiquiatras russos.

O país passou a adotar a medida mesmo depois de ser acusado de assédio a ativistas dos direitos dos homossexuais. Em 2013, a Rússia tornou ilegal “promover estilos de vida não tradicionais”.

Segundo a Associação dos Advogados Russos para os Direitos Humanos, a medida é discriminatória. O órgãoirá pedir esclarecimentos do Tribunal Constitucional do país, além de buscar apoio internacional de organizações de direitos humanos.

O Sindicato dos Motoristas Profissionais apoiou a medida, mas diz que as exigências não devem ser tão severas  para motoristas não profissionais.

Fontes:
BBC - Russia says drivers must not have 'sex disorders'

1 Opinião

  1. Roberto1776 disse:

    Nada que os comunas de Lenin, Stalin, Nita K e demais velhotes soviéticos não aprovassem.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *