Início » Vida » Comportamento » Você acredita em estresse natalino?
PESQUISA

Você acredita em estresse natalino?

Pesquisa mostra que os níveis de estresse em dezembro aumentam em média 75%

Você acredita em estresse natalino?
As contas extras de Natal causam estresse, segundo o estudo (Foto: EBC)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Sobrecarga de trabalho, tumulto nas lojas, arrastão, filas gigantescas, trânsito caótico, supermercados lotados e contas extras. Diante deste típico cenário “natalino”, fica difícil não perder a paciência e controlar a ansiedade. Uma pesquisa da International Stress Management Association do Brasil (ISLA-BR) confirmou que os níveis de estresse aumentam, em média, 75% no mês de dezembro. Apesar disso, alguns não acreditam no chamado estresse natalino e dizem ser uma invenção. Será?

O estudo afirma que dois dos motivos para o estresse extra no fim do ano são a sobrecarga de trabalho e as compras. A publicitária Cecília Martins, 26, concorda com a pesquisa e acredita que em dezembro as pessoas ficam mais ansiosas. “Vejo as pessoas preocupadas em comprar presentes em meio à confusão do shopping. É uma atividade estressante.”

A colega de profissão Camila Paulino, 20, acredita que, somada à agitação na hora das compras, as cobranças também pesam na balança do estresse. “São muitos detalhes para cuidar. Vou fazer a ceia em casa? O que preparar? Vou dar presente para todos da família? Qual o melhor presente? Temos que encontrar tempo no cotidiano para preparar um evento social que no fundo só tem graça para as crianças ou religiosos.”

O motivo de toda a “tensão” para Leandro Marlon, 22, estudante de História, é o período e as tradições que impõem hábitos que nem sempre são apreciados. “O fim do ano é o auge da hipocrisia. As pessoas ficam mais ansiosas e irritadas, pois não estão sendo elas mesmas. Elas são obrigadas a rir com familiares que não gostam e a trocar presentes com quem não gostam. Tudo pelo ‘social’.”

Além de encontrar tempo para comprar os presentes, preparar a ceia de fim de ano e se dividir entre confraternizações, o trabalho exige dedicação redobrada. O resultado da agenda lotada, para a jornalista Ciça Rodrigues, 29, é que ainda não conseguiu comprar os presentes para a família. “Falta tempo para tudo! Aqui no trabalho o volume de atividades aumenta, pois temos seminários de fechamento de projetos e a entrega de relatórios enormes.”

Os psicólogos afirmam que o quadro patológico de estresse é caracterizado por ansiedade, irritação e tensão. De acordo com o estudo da ISLA-BR, associação que pesquisa o estresse e suas formas de prevenção, das 700 pessoas ouvidas, com idades entre 25 e 55 anos, 60% concordam com Ciça e apontaram como principal razão para o estresse o excesso de tarefas no trabalho, enquanto  25% disseram que o motivo são as contas adicionais.

Mas, apesar de tudo,  não se pode esquecer a diversão, e de entrar no espírito natalino. “Por mais que a gente fique atarefado, sempre há uma esperança que se renova. Uma pontinha que diz que no ano que vem tudo vai ser diferente e isso renova”, conclui Ciça.

Caro leitor,

Você acredita em estresse natalino?

Qual a sua opinião sobre as tensões que envolvem as tradições de fim de ano?

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

14 Opiniões

  1. Samuel disse:

    Sem dúvida alguma, não há quem não se estresse com as festas natalinas. Até os que não crêem no evento. Estes se estressam de raiva de quem acredita…
    Mas à noite, a grande maioria do povo reunida em família, o estresse desaparece e todos se alegram em torno do presépio e da mesa.
    Que o Deus-Menino que vem nos salvar abençoe a todos, crentes e não crentes, e que tenhamos um 2011 cheio de esperança e sucesso.
    Samuel

  2. Luiz Mourão disse:

    Sim, parece que as pessoas ficam mesmo meio estrassadas nesse período…
    Eu, no entanto, só fico triste pois a Humanidade, em pleno 2010, em pleno Milênio das Luzes do CONHECIMENTO, ainda cultua mitos de origem pagã, quimeras medievais que não resistem ao mais comezinho confronto com a Lógica e com o Bom Senso elementares…
    Mas o Homem avança para tornar-se Homo Moralis, e o Homo Sapiens deixará de existir; só a CONSCIÊNCIA PESSOAL regerá o novo Homem, e religiões e seus artigos de fé se alojarão nas estantes das fábulas e ficções; para protesto das BOAS fábulas e ficções, lógico…

  3. Markut disse:

    Sim, acredito. E não são só as tensões mais, digamos assim, visiveis, mas aquelas outras a que o estudante Leandro Marlon faz referência.
    Alem disso, os 75% de aumento de stresse natalino,”tudo pelo social”, envolvem tambem sentimentos de solidão íntima, que, na rotina do resto do ano, ficam disfarçados.

  4. Edvaldo disse:

    Na verdade vivemos mergulhados num capitalismo selvagem, muitos comerciais com facilidades de opções que no fundo leva ao puro consumismo, mais prazer externo que sentimento interno na hora da compra. aí entra também o chamado décimo -terceiro pago justamente dentro do mês de dezembro e próximo das festas natalinas e isso faz com que as pessoas passem a querer dar conta de todos os deveres ao mesmo tempo. A pergunta que faço é: Quantas dessas pessoas são realmentes felizes?

  5. WANDERLEY FONSECA SILVA disse:

    TODO EVENTO MUITO INTENSO SATURA.
    NO CARNAVAL HÁ A DEMASIADA BAJULAÇÃO DOS SAMBISTAS.A PÁSCOA ENSEJA DESENFREADO CONSUMO DE CHOCOLATE.NAS ELEIÇÕES A PAR DAS CENAS RIDÍCULAS HÁ EXCESSO DE PROMESSAS.CHEGA O FIM DOS CAMPEONATOS DE FUTEBOL E HÁ O ENDEUSAMENTO DOS JOGADORES.
    O NATAL FOI DESVIRTUALDO E O COMÉRCIO TRANSFORMO-O NUMA TROCA ALUCINANTE E BUGINGANGAS.A VIRADA DO ANO SALVA A ESPERANÇA SEMPRE BENVINDA – HÁ UMA BEBERRAGEM DIONISÍACA.

  6. Teodosio Silva de Sena disse:

    É ividente que, o aumente de trabalho, transito engarrafado, lojas lotadas, preocupação com as compras, e medo de assaltante, contribui para o estresse.
    Contudo, o verdadeiro espirito de natal, está no coração de cada ser humano, não importa as divergencias durante o ano, quanto o natal vai aproximando-se, o coração vai transfomando-se, e o espirito de natal vai florindo dentro dos corações, acredite vem “DEUS”

  7. Marilene disse:

    Agradeço aos leitores que expressaram suas opiniões, pois através de seus pontos de vista e da oportuníssima matéria proposta por Carla Delecrode, pude ver como repetimos como bonecos manipulados pela mídia tradições tão desconexas de sentido para nós, agindo impulsionados apenas pelo que os outros estão fazendo… me senti arrasada e ao mesmo tempo feliz em saber , que ainda há cérebros pensantes, que me ajudaram também a enxergar a verdade e sair dessa boiada.

  8. Osvaldo Gomes Bomfim disse:

    ESPÍRITO NATALINO É A EXPRESSÃO CORRETA.

    Não existe o estresse natalino, o chamado estresse natalino é uma invenção. Que me desculpe a Association do Brasil (ISLA-BR) que confirmou que os níveis de estresse aumentam, em média, 75% no mês de dezembro.
    Existe pessoas estressadas no Brasil, o ano inteiro, no Natal, Ano Novo, Páscoa, Carnaval etc…, pesquisar só no Natal é subdividir o percentual de estrsse anual.
    Se a Association do Brasil(ISLA-BR) for medir o stresse no Ano Novo e Carnaval, vai encontrar mais o mesmo percentual.
    Acontece, que no Natal não se deve falar em estresse das pessoas e sim, espírito Natalino é a expressão correta. As pessoas são seres humanos e dotadas de emoção, credo, religião, sentimento e razão. O Natal é a data mais importante do Planeta Terra, neste dia, que comemora-se o nascimento do menino Jesus Cristo, o filho de Deus.
    Não se pode falar simplesmente em estresse, a pesquisas está errada, os 75%(setenta e cinco porcento) divulgados pela Associação Brasil não mede o espírito natalino das pessoas. Todo mundo gosta da correria na compra dos presentes, do movimento nas ruas, do Papais Noel, as crianças ficam ansiosas, porque escrevem suas cartinhas e esperam do velhinho, aquele tão sonhado presente de Natal. Muitos aproveitam para ganhar dinheiro, outros gastam o quem, o que não tem e até se endividam para realizar uma boa festa de Natal. Reunir os familiares é uma tradição e aqueles que perderam seus entes queridos, não ficam estressados, ficam tristes pela falta do parente. É a saudade que bate mais forte, no dia do Natal. é por isso, que muita gente diz que gosta mais do Ano Novo, porque o Ano Novo é para se renovar as esperanças, lavar as tristesas e esquecer as mágoas. Afogar-se nas bebidas, entregar-se nos braços da pessoa amada, aproveitar e viver a vida intesnsamente, acreditar que os nossos sonhos podem se tornar realidade, porque só Deus, só Jesus Cristo sabe, se vamos chegar com ou sem estresse no próximo ano.

    Um Feliz Natal e próspero Ano Novo para todos e esqueçam do estresse, vamos ajudar as pessoas, para que o mundo possa ser mais justo e solidário, vamos lutar para realizar nossos objetivos, para a vida ter mais sentido.

    Este é o Espírito Natalino.

    Osvaldo Gomes Bomfim é ambientalista, presidente da ONG DA MAÇÃ – Amigos do Meio Ambiente –

    site – http://www.praiadamaca.com.br
    orkut – Osvaldo da Maçã
    Twiter – @OsvaldoCorretor
    Blog – Osvaldo Gomes Bomfim

  9. lourdes disse:

    DIA 25 DE DEZEMBRO=NATAL.FOI O HOMEM QUE INVENTOU ESSE DIA PAR COMEMORAR O NASCIMENTO DE JESUS,ERRADO ESSE DIA É DE “ENTERESSE DOS EMPRESÁRIOS,COMERCIANTES,ETC” QUE GANHAM MUITO MAIS,ACREDITO EM DEUS E EM JESUS CRISTO E NO ENTANTO NÃO FREQUENTO NEMHUMA IGREJA POIS PRA MIM NATAL SÃO TODOS OS DIAS DO ANO,É DAR A PAZ,AJUDAR A QUEM TEM FOME,OU SIMPLESMENTE DAR UM BOM DIA AO MENDIGO,MORADOR DE RUA,VISITAR UM HOSPITAL DO CANCER,UM ORFANATO,TEM TANTAS COISAS QUE PODE-SE FAZER,SEM GASTAR UM CENTAVO,SE NÃO QUER GASTAR,PODE PAGAR UM ALMOÇO PARA UMA PESSOA QUE ESTÁ PASSSANDO FOME,LEVE-O AO RESTAURANTE,COMPRE UM MARMITEX E LHE DÊ. TENHO CERTEZA QUE VAI TE AGRADECER MUITO E VAI ALMOÇAR SENTADO NA CALÇADA ,ISTO É ESPÍRITO NATALINO E NÃO DAR PRESENTE AOS FAMILIARES QUE TE ODEIAM,E RI PRA VOCE FALSAMENTE.”ISTO COM CERTEZA NÃO É NATAL” NATAL É SER FELIZ TODOS OS DIAS DO ANO,LEMBRAR QUE DEUS EXISTE TODOS OS DIAS DO ANO,NÃO NECESSARIAMENTE IR À UMA IGREJA,VOCE PODE TER DEUS E JESUS CRISTO 24 HORAS POR DIA O ANO INTEIRO,VOCE MESMO CONVERSA COM ELE.POIS SE ELE NÃO FOR POR NÓS QUEM SERÁ?

  10. lourdes disse:

    “OLHEM PARA OS AFRICANOS,ESTÃO SÓ OS OSSOS COBERTO PELA PELE,ESTÃO MORRENDO ADULTOS, ADOLESCENTES E CRIANÇAS.BASTA ENTRA NO GOOGLE E PROCURAR FOME NA ÁFRICA,E VÃO CHORAR,PORQUE ELES NÃO TEM ONDE MORAR,NÃO TEM INSTRUÇÃO,NÃO TEM ROUPAS PRA VESTIR,FICAM QUASE NUS,NÃO TEM REMÉDIOS PARA AS DOENÇAS CAUSADAS PELA FALTA DE ALIMENTAÇÃO,E POR FIM NÃO TEM NADA PRA COMER: NEM O CAPIM QUE O GADO COME NÃO TEM PARA ELES.SERÁ QUE SÃO DIFERENTES DE NÓS,PORQUE? EU GOSTARIA DE ENTENDER O MUNDO.ESTÃO PREOCUPADOS COM AJUDAR OS USA,EUROPA,LÁ EU NÃO DARIA UM CENTAVO,POIS SABEM QUE O PAIZ ESTÁ COM PROBLEMAS FINANCEIROS E NÃO SE ORGANIZAM,CADA VEZ GASTAM MAIS QUE PODEM,PORTANTO É PROBLEMA DELES,AGORA A ÁFRICA NÃO ELES NUNCA GASTARAM,NUNCA SOUBERAM O QUE É CONFORTO,NUNCA VIRAM NADA DISSO,A NÃO SER QUANDO VAI UM TURISTA BEM VESTIDO E CHEIO DE DINHEIRO, NÃO PRA AJUDA-LOS,MAS PRA VEREM DE PERTO SUA DESGRAÇA.

  11. vanni soares disse:

    Eu concordo que as pessoas ficam ansiosas,diante da expectativa,dos preparos para a ceia,muitos ficam na dúvida qual roupa irá vestir,e a compra dos presentes seja para a familia ou para os amigos.Mas,não acredito que se deva dar o nome de estresse,as pessoas ficam mais felizes,mais fraternas,e até mais solidárias.Quantos fazem longas viajens,só para estar com a família,e muitos só tem oportunidade de vê-los no Natal,por ser o mes que entra um dinheirinho a mais.Por outro lado,quem não aprecia a cidade mais iluminada,toda colorida,as vitrines enfeitadas, a troca de presentes,e o contentamento das crianças.Essa energia,que une mais as pessoas provavelmente, ja vem do aniversariante.Não,eu acho que um pouco mais ansiosas,mas,não estressadas.Até porque,estresse é ter hora pra chegar ao trabalho e enfrentar um transito caótico,e ir ao mercado e ter que esticar o pagamento para poder fazer as compras do mes,e ser OBRIGADO a votar e ver nossa confianca traida pelas falsas promessas.Eu acho stressante ver parlamentares ter o desplante de se darem um aumento absurdamente inaceitavel,e enquanto com um minimo de 540.00 reais so nos resta ter o sonho de pensar que papai noel vai chegar.

  12. Áureo Ramos de Souza disse:

    PODE SER QUE JÁ EXISTIU O ESTRESSE NATALINO, MAS ESTE ANO NÃO, OS SHOPPING ESTAVAM VAZIOS E DAVA PARA JOGAR VOLEI OU BATER UMA BOLINHA E MUITA GENTE VAI PARA PASSEAR E ESQUECER QUE OS SALÁRIO SAIRAM ATRASADOS E E ESTAVAM DEVENDO MAIS DO QUE IAM GANHAR, O ESTRESSE FOI AO CONTRÁRIO, FALTA DE DINHEIRO.

  13. Ludwig Von Drake disse:

    O stress é uma reação metabólica normal do organismo em decorrência da Ansiedade e da Angústia, que são doenças da alma. Pergunta boa seria: porque temos sintomas de doenças psico-somáticas na maior festa da cristandade? Supremo paradoxo, o melhor tratamento é não participar de nada e recolher-se em um “retiro espiritual”. Sinal de que algo está errado.

  14. Áureo Ramos de Souza disse:

    Sinceramente eu nunca gostei de nada e principalmente este negócio de final de ano. Eu sempre fui reservado e Feliz Ano Novo nunca deu para mim. Aperto de mão nem em final de ano. Acho isso tudo uma besterol. O povo se esquece do principal JESUS DEUS.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *