Início » Vida » Meio Ambiente » Degelo na Groenlândia causa terremotos glaciais
Meio Ambiente

Degelo na Groenlândia causa terremotos glaciais

Queda de grandes pedaços de gelo arrasta as geleiras para trás, causando tremores graças ao choque com o chão embaixo

Degelo na Groenlândia causa terremotos glaciais
Casos semelhantes na Groenlândia aconteceram no início dos anos 1990, mas agora esses terremotos glaciais acontecem sete vezes mais

Se a Groenlândia desaparecer, não será de forma tranquila. Cientistas já registraram que grandes quantidades de água derretem da sua camada superficial de gelo e enormes fendas têm surgido abaixo dessa camada. Agora, um fenômeno geológico surge graças aos choques e a fusão desse gelo rachado: terremotos glaciais.

Uma equipe de pesquisadores formada na Universidade de Swansea, no Reino Unido, no Observatório da Terra Lamont-Doherty, da Universidade de Columbia, e outras instituições, publicou um estudo na revista Science onde explicam como o degelo na Groenlândia pode causar terremotos glaciais. Em resumo: quando partes do iceberg quebram, caem na água e empurram a geleira para trás, causam um evento sísmico que pode ser detectado do outro lado do planeta.

“Os tremores têm entre 4.6 e 5.2 graus de magnitude na escala Richter, o que é um grande terremoto”, explicou a coautora do estudo e membro do Observatório da Terra Lamont-Doherty, da Universidade de Columbia, Meredith Nettles.

Esses terremotos não são causados pelos movimentos das placas tectônicas e sim por movimentos de grandes massas de gelo e seus impactos na terra embaixo dos icebergs. Casos semelhantes na Groenlândia aconteceram no início dos anos 1990, mas agora esses terremotos glaciais acontecem sete vezes mais, disse Meredith.

Fontes:
Washington Post-Giant earthquakes are shaking Greenland — and scientists just figured out the disturbing reason why

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *