Início » Vida » Detectando terremotos com laptops
Tecnologia

Detectando terremotos com laptops

Um sensor que foi desenvolvido para evitar que um laptop estrague em caso de queda está sendo utilizado por pesquisadores da Universidade de Stanford para detectar terremotos.

Os pesquisadores planejam criar uma rede de usuários de laptops capaz de detectar futuros terremotos com muito mais precisão do que os sismógrafos tradicionais, que são grandes e caros.

Por si só, o sensor não é muito útil para detectar um terremoto, uma vez que não é capaz de fazer a distinção entre um tremor de terra e todos os outros tipos de vibração. Mas se vários laptops estiverem conectados a um servidor central através da internet, suas respostas podem ser comparadas.

Caso um grande número de computadores de um determinado lugar registre vibrações quase ao mesmo tempo, é bem provável que se trate de um terremoto.

Fontes:
Economist - Earthquake detection: Shake it all about

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Marly disse:

    É uma fortuna que se gasta com pesquisas em equipamentos sofisticados para detectar terremotos. Obs: apenas medir intensidades de terremotos e nada mais.É preciso entender que este dinheiro está sendo jogado no lixo, pois de nada nos serve APENAS MEDIR o tamanho do abalo sísmico, depois de acontecido!Temos muitas outras pesquisas precisando de dinheiro e que buscam resultados mais práticos para o bem estar da humanidade. Penso que devemos combater este tipo de ciência inútil!Evitar que um laptop sofra danos com possiveis quedas é louvável, mas querer prever terremotos com eles é uma inutilidade porque NADA podemos fazer quando eles acontecem, a não ser lamentar as vítimas e estragos causados.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *