Início » Vida » Educação » Livro ensina a tornar a ciência interessante para crianças
Ciência nas escolas

Livro ensina a tornar a ciência interessante para crianças

Educação deveria ter como objetivo ensinar as pessoas a raciocinarem de maneira confiante sobre problemas que nunca enfrentaram antes

Livro ensina a tornar a ciência interessante para crianças
A educação deveria ter como objetivo ensinar as pessoas a raciocinarem de maneira confiante sobre problemas que nunca enfrentaram antes (Reprodução/Eyevine)

A ciência pode se tornar interessante para qualquer criança sob um céu estrelado, mas as aulas de ciência nas escolas costumam ser entediantes. Os professores falam de maneira monótona em frente a quadros negros repletos de esferas perfeitas que deslizam sobre superfícies inclinadas sem atrito (em geral em um estranho mundo sem ar e sem resistência do vento).

Mas não precisa ser assim. Randall Munroe é o ex-especialista em robótica responsável pelos quadrinhos de internet “xkcd”, que oferece uma mistura eclética de ciência, matemática e brincadeiras três vezes por semana. Um de seus subprodutos é uma série de internet chamada “E se?”, para a qual os leitores podem enviar perguntas que serão respondidas com o melhor que o conhecimento científico pode oferecer. O site, por sua vez, gerou um livro com várias dessas perguntas (metade das quais é reciclada da internet, enquanto a outra metade é nova).

Portanto, ao responder uma pergunta sobre as consequências da teoria do amor da única-alma-gêmea-verdadeira, Munroe não conclui simplesmente que o mundo seria um lugar solitário. Ele procura quantificar exatamente quão solitário ele seria (ele estima que talvez uma pessoal a cada 10.000 viessem a encontrar sua alma gêmea antes de morrerem, dados alguns parâmetros sobre diferenças de idade inapropriadas e o número de pessoas novas que é possível conhecer em um dia), e em seguida especula sobre quais seriam as consequências sociais disso (ser caixa de supermercado, que interage com centenas de pessoas diferentes todos os dias, se tornaria subitamente um emprego muito cobiçado).

A educação deveria ter como objetivo ensinar as pessoas a raciocinarem de maneira confiante sobre problemas que nunca enfrentaram antes. Esse livro é muito divertido, e uma aula sobre maneiras de raciocinar. Como todas as grandes lições, você só percebe que aprendeu algo ao fim da aula.

Fontes:
The Economist-Questions, questions

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *