Início » Vida » Ciência » Estados Unidos deverão enfrentar mega seca a partir de 2050
Meio Ambiente

Estados Unidos deverão enfrentar mega seca a partir de 2050

Estiagem pode durar mais de 30 anos e deve atingir o sudoeste do país entre 2050 e 2099 devido às mudanças climáticas

Estados Unidos deverão enfrentar mega seca a partir de 2050
Mapa da atual seca que atinge o sudoeste do país. As regiões com tons mais escuros de vermelho são as de maior estiagem (Foto: Reprodução/Internet)

Assim como o Brasil, os Estados Unidos sofrem um forte período de seca. A região sudoeste é a mais afetada pela falta de chuvas, mas, segundo uma nova pesquisa, a atual estiagem não é nada perto da mega seca que virá em alguns anos e provavelmente terá duração de décadas.

Em 35 anos, se a atual mudança climática continuar no mesmo ritmo, essas áreas do país passarão por uma mudança brusca de suas condições meteorológicas que poderá permanecer por pelo menos três décadas, segundo um estudo divulgado na última quinta-feira, 12.

Os pesquisadores da NASA e das Universidades de Cornell e Columbia, nos EUA, avisaram sobre a escassez de água e condições que irão secar a vegetação, o que pode causar monstruosas queimadas no sul do Arizona e em partes da Califórnia.

“Nós realmente precisamos começar a pensar em longo prazo em como nós iremos administrar isso. Esse é um risco natural e lento que os humanos precisarão lidar e administrar”, disse o professor assistente do departamento da Terra e das ciências atmosféricas da Universidade de Cornell, Toby R. Ault, um dos coautores da pesquisa.

Mega secas são períodos com pouca precipitação de chuvas e de perda da umidade do solo que podem refletir por gerações, cerca de dez vezes mais do que as secas normais de três anos.

Segundo os modelos climáticos, a maior probabilidade de ocorrência da mega seca é entre 2050 e 2099, a não ser que os governos adotem medidas agressivas para reduzir os impactos da mudança climática.

A última estiagem dessa proporção que os EUA enfrentaram ocorreu entre os séculos XII e XIII e ela ocorreu devido a mudanças naturais no clima que causam secas desse tipo em 10% dos casos, porém a interferência humana potencializa a probabilidade da ocorrência.

Fontes:
Washington Post-Today’s drought in the West is nothing compared to what may be coming

1 Opinião

  1. Hugo Leonardo Filho disse:

    A NASA já informou que existe agua em Titã, uma das luas de Saturno, é só construir um aqueduto.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *