Sites de relacionamento

Facebook atrai público diferente do Orkut

por 1

fonte | A A A

Ao contrário do Orkut, o site de relacionamentos Facebook vem atraindo usuários mais velhos, de 30, 40 anos de idade ou mais, e com objetivos profissionais.

Em agosto de 2006, a Microsoft – que fixou parceria com o Facebook para divulgar anúncios para seus membros – informava em seu site que o número de usuários do Facebook era de nove milhões. Atualmente, esse número ultrapassa os 30 milhões de internautas cadastrados. Segundo a ComScore Media Metrix, empresa especializada em pesquisas em marketing na Web, em junho deste ano os visitantes do site com idade a partir de 35 anos somavam 11,5 milhões. No ano anterior, essa faixa etária tinha metade dessa representação no site.

Inspirado num formato de álbum de fotografias escolar típico dos Estados Unidos, o Facebook configura entre os dez maiores do mundo em sua categoria: ocupou o segundo lugar no ranking divulgado no mês passado pela Nielsen/NetRatings. Perde somente para o MySpace, que tem mais de 61 milhões de usuários só nos Estados Unidos. O Orkut, como foi divulgado recentemente, deixou de fazer parte desta lista.

Junto com os universitários de Harvard – onde o site foi lançado, em 2004, pelo aluno Mark Zuckerberg, que pretendia desenvolver uma rede para conectar seus colegas – o Facebook “se formou”, e agora seus membros estão à procura de vagas de emprego e de caminhos para chegar às empresas em que vislumbram trabalhar. Entre os internautas cadastrados no site estão até mesmo executivos do Vale do Silício.

Privacidade é mais um atrativo

Além das possibilidades de contatos profissionais, uma característica do Facebook que costuma atrair usuários é a privacidade.

No Orkut, fotos e informações dos perfis dos usuários ficam expostas para qualquer participante do site ver. As mensagens trocadas entre os usuários também podem ser lidas por qualquer membro. Esses costumam ser considerados pontos fracos do site, especialmente pelos usuários mais velhos, que muitas vezes até desistem e abandonam suas contas. No Facebook, é possível determinar quem poderá acessar suas informações e como.

O Facebook tem ainda recursos que delimitam os grupos de amigos, como notícias e avisos sobre a vida de usuários que circulam apenas para os internautas que ele seleciona.

Outras vantagens do site sobre o Orkut são apontadas em comentários espalhados pela internet em blogs e sites, como a possibilidade ilimitada de publicação de fotos – no Orkut são apenas 12, com um tamanho máximo de 5mb; os 40 tipos de ferramentas disponíveis no Facebook para chats – no site do Google durante muito tempo não se podia comunicar instantaneamente, e mesmo agora isso só é possível se for utilizado outro programa, o Google Talk; no Facebook, através de feeds, os internautas são informados sobre alterações que seus amigos fizeram em seus perfis, sem precisar para isso acessar as páginas individuais de cada um deles; não há spams no Facebook, enquanto no Orkut as mensagens não-solicitadas “invadem” o espaço dos membros cadastrados.

Briga pela autoria

De acordo com matéria publicada pelo New York Times no dia primeiro deste mês, apesar de Mark Zuckerberg ser considerado o criador do Facebook, há uma briga na Justiça pelo reconhecimento como autor do site – que hoje tem valor estimado em mais de US$ 1 bilhão.

Três estudantes de Harvard, fundadores do ConnectU, entraram com processo contra Zuckerberg afirmando que ele lhes teria roubado a idéia do Facebook. Outro estudante da universidade norte-americana, Alan J. Greenspan, também afirma que pensou o site de relacionamentos antes de todos os outros – e tem mensagens de e-mail para comprovar o que diz.

O New York Times comparou a confusão em torno da autoria do Facebook à criação da Microsoft: Bill Gates e Paulo G. Allen, ex-alunos de Harvard, copiaram uma versão da linguagem de programação BASIC, desenvolvida por dois professores universitários de Dartmouth, e assim deram o primeiro passo em direção à criação da empresa mais poderosa no ramo de softwares hoje.

De acordo com o jornal, essas histórias mostram que nem sempre quem tem uma idéia é quem mais irá se beneficiar dela.

De volta ao topo comentários: (9)

Sua Opinião

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Estado

Cidade

  1. jessica disse:

    Eu tenho certeza que o Facebook ta melhor que o orkut!!!

  2. italo lisboa de sousa disse:

    não há spams no Facebook, enquanto no Orkut as mensagens não-solicitadas “invadem” o espaço dos membros cadastrados.

  3. Duarte Nuno Silva disse:

    Tem um produto muito melhor que Orkut e Facebook em desenvolvimento com previsão de lancamento em fevereiro, será um novo modo de ver a Internet, aguardem a vida de vcs não será a mesma.

    Duarte Nuno Silva

  4. Luiz disse:

    Facebook é melhor por causa do mural que aumenta o compartilhamento de informações postadas e comentadas pelos usuários (capital social), mas ainda deixa desejar na questão de aplicativos que não tem um bom funcionamento e redes brasileiras ainda são poucas.
    Creio que em um futuro bem próximo e as melhorias que são feitas constantemente o Facebook irá bater o Orkut no Brasil.

  5. joana oliveira silva disse:

    sera verdade nao acredito!

  6. Priscila disse:

    gosto dos dois
    mas claro cada um com seu diferencial

  7. cristovao disse:

    Também concordo mas creio que o facebook tem um pequeno problema. Nem sempre as mensagens enviadas são para as pessoas desejadas. Quase sempre chegam mensagens de comentários de pessoas que nunca ví de comentarios de seus albuns em meu email como se fosse para mim. O Orkut é uma caixa de vírus. E não entendo porque a google não faz nada para evitar isso. cerca de 10% das mensagens que são enviadas são spam enviados por vírus. Eu uso os dois, mas estou deixando oOrkut por causa disso.
    Cristovaosvd

  8. jorge disse:

    E essa parada de Facebook ser melhor por causa da privacidade (padronizada ao criar a conta)! Nisso eu descordo!

    Ele ser melhor no ponto de aplicativos, ok!
    (mas acho que até nisso vem perdendo ao orkut, ja que mudaram o lyout do face, hoje acho o layout de aplicativos do orkut melhor- o face vacilou nesse novo layout)
    Mas em privacidade !
    Falo isso pois não gosto dessa de bloquear fotos na rede social, rede social tem esse gostinho de você descobrir o que as pessoas em volta desta andam fazendo, o facebook é muito seco…
    A graça do Orkut, é fuxicar…
    Motivos que desmenificio a migração de meus amigos para este (Não é porque é que o mundo usa que devemos achar que é o melhor)

  9. Yasmin disse:

    eu acho que agora o orkut ta diferente,coisas que e uma besteira!