Início » Economia » Internacional » FDA aprova primeira prótese de braço controlada por sinais elétricos
Tecnologia e saúde

FDA aprova primeira prótese de braço controlada por sinais elétricos

Braço protético permite aos amputados manipular objetos pequenos e desempenhar tarefas que requerem habilidades manuais e motoras sofisticadas

FDA aprova primeira prótese de braço controlada por sinais elétricos
A DARPA investiu aproximadamente US$ 40 milhões no projeto (Reprodução/O Globo)

A Food and Drug Administration, órgão que regula a produção de alimentos e remédios, deu sua aprovação a um dos projetos da Darpa (agência de pesquisa avançada do Departamento de Defesa dos Estados Unidos): uma prótese controlada pela mente, chamada de “braço Deka”. Há oito anos a agência pesquisa soluções que proporcionem mais qualidade de vida aos amputados. Embora muitos pesquisadores trabalhem em projetos similares, esta é a primeira prótese a receber o aval da FDA.

O membro tem peso e tamanho bem próximos aos de um braço adulto e é controlado por eletrodos de eletromiografia, colocados na parte restante do braço humano. Os sensores captam os sinais elétricos a partir de movimentos musculares da parte superior do braço, e um computador no braço robótico identifica a manobra que o usuário deseja fazer. Em testes clínicos com o Deka, os amputados foram capazes de realizar tarefas desafiadoras para um braço mecânico como usar zíperes e chaves e manipular objetos pequenos e/ou delicados como moedas, uvas e ovos.

De acordo com a “Bloomberg Businessweek” a Darpa investiu aproximadamente US$ 40 milhões no projeto.

 

Fontes:
O Globo-FDA aprova primeiro braço protético controlado por sinais elétricos

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *