Início » Vida » Ciência » Internet 5G vai permitir cidades inteligentes em 2020
Tecnologia

Internet 5G vai permitir cidades inteligentes em 2020

Nova rede revolucionará as cidades, que serão interativas através da nova rede móvel. Período de testes deve começar em 2018

Internet 5G vai permitir cidades inteligentes em 2020
Nova conexão facilitará a realização de cirúrgias à distância (Foto: Reprodução/BBC)

Com o avanço tecnológico, a tendência é que a internet 4G não seja suficiente para a demanda móvel dos próximos anos. Os novos produtos, como carros que se comunicam para evitar acidentes e roupas que se conectam com a internet, exigirão uma conexão muito mais veloz e complexa que a atual, algo que motiva os cientistas nas pesquisas. O período de testes de uma internet 5G deve ter início em 2018 nos grandes eventos esportivos.

Segundo os pesquisadores da área, o 5G permitirá a existência de cidades inteligentes e totalmente conectadas através da internet. Essa realidade parece um futuro distante, mas o objetivo dos cientistas é que a quinta geração passe a ser utilizada já em 2020, quando o número de usuários de redes móveis terá aumentado 1000% em relação ao atual, segundo os especialistas.

A Samsung anunciou, ainda em 2013, estar testando uma conexão 5G com velocidade de 1 gigabyte por segundo, o que possibilitaria baixar um filme HD em um segundo. O professor da Universidade de Surrey, Inglaterra, Rahim Tafazolli, acredita que no futuro a conexão poderá ser de até 800 gigabytes por segundo.

Além da alta velocidade, o 5G também deve ter uma capacidade maior, possibilitando uma maior quantidade de usuários. Comparativamente, seria como aumentar o número de pistas de uma rodovia. Haveria ainda bandas de diferentes frequências para suportar a demanda, pistas de longa e de curtas distâncias, por exemplo.

Fontes:
BBC-Como a conexão 5G mudará o mundo

1 Opinião

  1. Joma Bastos disse:

    Esperemos que o Brasil acompanhe essa mudança.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *