Início » Vida » Ciência » Júpiter teria destruído primeiros planetas do Sistema Solar
Ciência

Júpiter teria destruído primeiros planetas do Sistema Solar

Estudo ajudaria a explicar a configuração 'incomum' do Sistema Solar e a formação de planetas mais novos como a Terra

Júpiter teria destruído primeiros planetas do Sistema Solar
Júpiter teria destruído uma primeira geração de planetas do Sistema Solar, antes de recuar para sua órbita atual (Reprodução/Internet)

Um estudo publicado na revista científica “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS) aponta que Júpiter destruiu uma primeira geração de planetas do Sistema Solar, antes de recuar para sua órbita atual. A teoria ajudaria a explicar a configuração “incomum” do Sistema Solar quando comparado com as centenas de outros sistemas planetários já descobertos na Via Láctea.

“O sistema planetário padrão de nossa galáxia parece ter um conjunto de super-Terras (planetas rochosos pouco maiores que o nosso) com períodos orbitais (os “anos” destes planetas, que quanto menores se traduzem em uma maior proximidade da estrela) extremamente curtos. Com isso, nosso Sistema Solar parece ser cada vez mais incomum”, explicou Gregory Laughlin, professor e chefe do Departamento de Astronomia da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, EUA, e coautor do artigo na PNAS.

A teoria foi baseada em um cenário proposto por outro grupo de astrônomos em 2011. Júpiter teria “caído” mais perto do Sol no Sistema Solar até que com a formação de Saturno o curso se reverteu e o planeta migrou para sua posição atual.

De acordo com os cientistas, é possível presumir que o Sistema Solar tinha um grupo de planetas rochosos se formando perto do Sol. Mas, com a chegada de Júpiter, esses planetas teriam sido “empurrados” para órbitas apertadas e sobrepostas, dando início a uma série de colisões que o destruíram e fragmentaram.

Esse cenário abriu espaço para a formação de uma segunda geração de planetas no Sistema Solar mais novos, menos maciços e com atmosferas mais finas. Mercúrio, Vênus, Terra e Marte se formaram com muito menos material disponível do que originalmente. Laughlin apontou que uma das consequências do estudo é a evidência que planetas parecidos com a Terra são raros.

Fontes:
Slate-Did Jupiter Destroy the Solar System’s First Planets?
O Globo-'Migração' de Júpiter explicaria configuração incomum do Sistema Solar

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *