Início » Vida » Ciência » Lembranças apagam memórias semelhantes do cérebro
Memória

Lembranças apagam memórias semelhantes do cérebro

Estudo revela que uma lembrança específica pode nos fazer esquecer outra parecida

Lembranças apagam memórias semelhantes do cérebro
A identificação de indicadores confiáveis no córtex visual dos participantes da pesquisa foi o que possibilitou a descoberta (Reprodução/Internet)

Uma pesquisa, publicada na revista Nature Neuroscience, sugere que nossos cérebros apagam ativamente memórias que podem nos distrair de uma tarefa específica. A ideia de que se lembrar de algo frequentemente pode nos levar a esquecer das memórias intimamente relacionadas a ela não é nova. Mas os cientistas nunca haviam conseguido confirmar que isso era resultado de uma supressão ativa da memória, em vez de uma simples deterioração passiva.

Maria Wimber, da Universidade de Birmingham, na Grã-Bretanha, realizou o estudo com colegas do MRC Cognition and Brain Sciences Unit, em Cambridge. Ela disse à BBC que as novas descobertas não mostram um sistema de armazenamento de memória simples como “entra uma memória, sai uma memória”. “Não significa que esquecemos algo todas as vezes que entra uma lembrança nova”, explica.

“O cérebro parece pensar que as coisas que usa com frequência são as coisas realmente importantes para nós. Então tenta manter as coisas simples. Para se certificar de que poderemos acessar essas lembranças importantes facilmente, ele expulsa, tira do caminho as memórias que estão competindo ou interferindo.”

Os participantes realizaram uma série de tarefas “chatas” antes de começar os testes de memória. Eles podiam, por exemplo, olhar para uma foto de Marilyn Monroe ou de Albert Einstein muitas vezes. A cada par de imagens foi associada um palavra sem relação com a imagem, como “areia”. Ao pedir que os grupos se lembrassem de apenas uma imagem associada à palavra repetidas vezes, foi possível ver que as lembranças de Marilyn, por exemplo, ficaram mais fortes, enquanto as de Einstein desapareciam. A identificação de indicadores confiáveis no córtex visual dos participantes da pesquisa foi o que possibilitou a descoberta.

 

Fontes:
BBC-Lembranças apagam do cérebro memórias semelhantes

1 Opinião

  1. interessante. disse:

    bacana esta forma de guardar as coisas.
    A memoria é o começo de tudo,no entanto a vários meios de locomoção .principalmente quando se trata do gatilho da memória.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *