Início » Vida » Meio Ambiente » A importância do Parque Nacional da Colômbia
CULTURAL E AMBIENTAL

A importância do Parque Nacional da Colômbia

A Unesco reconheceu o valor excepcional do Parque Nacional da Colômbia na preservação do meio ambiente e da rica biodiversidade da região amazônica

A importância do Parque Nacional da Colômbia
O parque abriga um patrimônio arqueológico de importância internacional (Foto: Wikimedia)

Após ter sua área ampliada para 4.268.095 milhões de hectares, o Parque Nacional Natural Serrania del Chiribiquete, na  Colômbia, foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

“O parque de Chiribiquete é muito importante para a Amazônia e para a proteção dos principais ecossistemas da Colômbia”, disse Mary Lou Higgins, diretora da WWF Colombia, que apoiou os esforços de expansão do parque.

O maior parque de floresta tropical do mundo, com uma área equivalente ao tamanho da Irlanda do Norte, abriga cerca de 3 mil espécies raras e icônicas de animais, como  a onça-pintada, o peixe-boi e o macaco-barrigudo.

A localização distante de Chiribiquete e os anos de luta contra o movimento de guerrilha das Farc dificultaram o estudo científico do ecossistema da região, mas segundo a administração do parque existem pelo menos 300 variedades de pássaros e mais de 300 espécies de borboletas.

Chiribiquete é um ponto de convergência de quatro regiões geográficas distintas, a Amazônia, os Andes, o rio Orinoco e as Guianas, o que explica a biodiversidade local.

O parque abriga um patrimônio arqueológico de importância internacional, com pinturas rupestres e grandes murais. É também vital para proteger as áreas habitadas por grupos indígenas, que vivem isolados da civilização.

Para Mike Barrett, diretor executivo de ciência e preservação ambiental da WWF, “a expansão do parque pelo governo colombiano é um passo importante para preservar a rica biodiversidade da Amazônia”.

Segundo o site de notícias Colombia Reports, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, cumprimentou a Unesco pelo reconhecimento da importância cultural e ambiental de Serrania de Chiribiqute. Além disso, ele prometeu aumentar em US$ 525 milhões a verba orçamentária destinada à preservação ambiental do país para “proteger e defender o meio ambiente”.

Fontes:
Independent-Colombian national park becomes largest protected rainforest and new world heritage site

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *