Início » Vida » Ciência » A Terra está à beira de uma sexta extinção em massa, dizem os cientistas
Meio ambiente

A Terra está à beira de uma sexta extinção em massa, dizem os cientistas

Desta vez, a culpa seria dos seres humanos e não de eventos cataclísmicos

A Terra está à beira de uma sexta extinção em massa, dizem os cientistas
As extinções estão acontecendo tão rápido, que poderiam rivalizar com o evento que matou os dinossauros em 250 anos (Foto: Wikimedia)

Os cientistas dizem que a Terra está à beira de uma sexto “evento de extinção em massa”. Só que desta vez, o culpado não é um impacto de um asteroide maciço ou explosões vulcânicas ou a convergência dos continentes que interrompe a circulação dos oceanos, como aconteceu cinco vezes no passado. Os culpados agora são os seres humanos.

Em um estudo publicado na revista Science Advances na última sexta-feira, 19, os biólogos descobriram que a Terra está perdendo espécies de mamíferos 20 a 100 vezes mais do que a taxa do passado. As extinções estão acontecendo tão rápido, que poderiam rivalizar com o evento que matou os dinossauros em 250 anos. Os cientistas afirmam que a atividade humana é responsável pela velocidade sem precedentes das perdas.

Desde 1900, acredita-se que 69 espécies de mamíferos tenham sido extintas, juntamente com cerca de 400 outros tipos de vertebrados. Evidências de extinção de animais invertebrados e outros tipos de seres vivos são muito mais difíceis de encontrar, dizem os pesquisadores, mas há pouca razão para acreditar que o resto da vida na Terra esteja se saindo melhor.

Esta perda rápida de espécies é alarmante o suficiente, de acordo com os autores do estudo, mas poderia ser apenas o começo.

 

Fontes:
The Washington Post-Earth is on brink of a sixth mass extinction, scientists say, and it’s humans’ fault

3 Opiniões

  1. Daniel Steinman Martini disse:

    São ambientalistas radicais demais esses que se dizem cientistas.

  2. Rogerio Faria disse:

    E Deus onde fica nesta história???

  3. Vitafer disse:

    Quando será a vez da espécie humana?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *