Início » Vida » Meio Ambiente » Alterações climáticas podem levar o mundo a guerras?
Determinismo histórico

Alterações climáticas podem levar o mundo a guerras?

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A relação entre alterações climáticas e as guerras é frequentemente levantada pelos pessimistas de plantão. Mas um encontro sobre o passado do clima realizado em Dalat, no Vietnã, sugere que isto não é algo tão improvável assim.

O encontro foi organizado pelo Observatório da Terra Lamont-Doherty, da Universidade Columbia, cujos pesquisadores — alguns deles — vêm tentando reconstruir o padrão das chuvas de monções do sudeste asiático ao longo dos últimos séculos. Eles trabalham com a possibilidade de que dois períodos de conflito na região, nos séculos XV e XVIII, foram provocados por secas.

Os pesquisadores dizem que o rápido declínio da cidade de Angkor, no atual Camboja, pode não ter acontecido por causa das invasões de reinos rivais, como sugerem alguns historiadores, mas sim porque seus canais e reservatórios secaram, enfraquecendo suas defesas. As invasões, portanto, teriam sido consequência, e não a causa do declínio de Angkor.

Fontes:
Economist - Climatology: Historical determinism

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Dorival Silva disse:

    Nações frequentemente guerreiam por necessidades econômicas, água, terras, etc. Ou o “lebensraum”, o espaço vital de Hitler. Não vejo nada de novo nisso.

  2. Markut disse:

    Enquadro-me nos ditos "pessimistas de plantão", com a diferença que o dito pessimismo não deixa de ser uma forma de se ajustar à realidade, comprovada historicamente ,da saga da humanidade , no seu percurso terrestre.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *