Início » Vida » Meio Ambiente » Amazônia resiste a mudanças climáticas
Floresta

Amazônia resiste a mudanças climáticas

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Mesmo enfrentando uma seca histórica, que fez seus rios atingirem o menor nível em décadas, a Amazônia apresentou folhagem mais verde em suas plantas.

Com sua análise, a revista Science revela que a floresta amazônica pode ser mais resistente às mudanças climáticas do que se imaginava. Pesquisas anteriores afirmaram que mesmo períodos curtos de estiagem poderiam contribuir para transformar a floresta em savana.

Um dos pesquisadores, no entanto, disse que ainda é necessário analisar os efeitos a longo prazo de "estresses" aos quais a floresta é submetida, como desmatamento e queimadas.

 

 

Fontes:
BBC Brasil - Amazônia 'resiste melhor à mudança do clima do que se pensa'

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. EDVALDOTAVARES disse:

    CIENTISTA BRASILEIRO ESTÁ CERTO – GEÓGRAFO AZIZ AB”SÁBER, SABE O QUE DIZ. Afirma que no caso da influência das mudanças climáticas sobre a Amazônia, os estudos não levam em consideração a importância das correntes marítimas que chegam as costas do BRASIL. Maior autoridade mundial sobre tudo o que se refere à Amazônia, Ab”Sáber concorda: "O homem está aquecendo o planeta". Do topo da sua autoridade de ambientalista de fama reconhecida mundialmente, afirma ser impossível prever que o aquecimento global poderá reduzir 60% da mata atlântica brasileira, em contraposição a um trabalho apresentado em março deste ano, no Rio de Janeiro. Para o cientista, com o aquecimento global, as matas Atlântica e da Amazônia continuarão crescendo. Ampara a sua afirmação no conceito de ótimo climático que vai inverter a situação, como ocorreu entre 5.000 e 6.000 anos atrás. Esclarece que, muitos cientistas estão esquecendo de considerar as correntes marítimas brasileiras. Daí, conclui-se, o aquecimento global conservará ou melhorará as matas brasileiras, se o homem antes não capar todas com as suas moto-serras. Para aqueles que acreditam que polemizo sem fundamento, recomendo dar uma bisbilhotada no Jornal da Ciência, Órgão da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), do último mês três. "BRASIL ACIMA DE TUDO". MÉDICO. BRASÍLIA/DF.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *