Início » Vida » Meio Ambiente » Aquecimento global: o homem precisa saber se relacionar com o fenômeno, diz pesquisador da UERJ
Mudanças climáticas

Aquecimento global: o homem precisa saber se relacionar com o fenômeno, diz pesquisador da UERJ

O físico Antonio Carlos de Freitas, pesquisador do Laboratório de Radioecologia e Mudanças Globais da Universidade do Estado Rio de Janeiro (Laramg/UERJ), faz parte de uma equipe que acompanha as mudanças climáticas mundiais fazendo viagens com freqüência para a Antártida.

O grupo trabalha numa estação pertencente ao Brasil – denominada Estação Antártica Comandante Ferraz EACF -, mantida pelo Programa Antártico Brasileiro e que apóia várias atividades de pesquisa na Península Antártica. Os especialistas se alternam nas viagens e pesquisas de campo. No último inverno, os membros da equipe da UERJ que foram para o continente gelado tiveram uma surpresa: se depararam com uma temperatura de nada menos que 12 graus positivos.

Foto de Antonio Carlos de Freitas

A temperatura inusitada é, sem dúvida, um dos grandes sinais de que o mundo está passando por mudanças climáticas, sendo a mais importante delas o aquecimento global. Em meio a todo o alarde feito em relação a isso, no entanto, o pesquisador chama a atenção para um fato: o fenômeno é necessário para a Terra, até certo ponto. Se não fosse por ele, o planeta apresentaria uma temperatura média global 15 graus abaixo da que temos hoje. De uma certa forma, o efeito estufa e o aquecimento global servem, então, para viabilizar a vida na Terra. O que muda, destaca o físico, é a relação humana com esse processo. Ele aponta dois marcos dessa relação. O primeiro impacto causado veio com nossos ancestrais nas cavernas. Começaram a dominar o fogo e com isso geraram vários tipos de gases, provenientes das queimadas, aumentando progressivamente a concentração de dióxido de carbono na atmosfera, afirma, complementando que o segundo marco seria a Revolução Industrial, a partir da qual o homem teria passado a explorar cada vez mais os recursos naturais e também a descartar o resíduo de todo o processo industrial, indiscriminadamente, no meio ambiente. Como conseqüências disso vieram as grandes explosões demográficas, as concentrações nos grandes centros urbanos e por aí vai, analisa.

A questão do aquecimento, apesar de estar em destaque em todos os jornais e revistas ultimamente, não é, tampouco, nova. As mudanças climáticas tiveram início na formação do planeta, e a ciência acompanha essas alterações há muitos anos. No entanto, o processo de aquecimento se intensificou de 1995 para cá – dos 12 anos mais quentes registrados a partir de 1850, onze ocorreram depois de 95. Além disso, há ainda uma demora entre o tempo da descoberta científica e a sua divulgação na mídia. Falta também, segundo Freitas, uma análise mais intensa por parte dos meios de comunicação, que na opinião dele se concentram em cobrir eventos sobre o clima enquanto eles estão em andamento mas divulgam pouco as conclusões dos encontros. Ele cita o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) como exemplo disso. De qualquer forma, quanto mais os cientistas pesquisam, mais eles descobrem, e com isso naturalmente as considerações a respeito do aquecimento global têm aparecido cada vez mais na mídia.

O aquecimento global é o grande problema climático do planeta atualmente, mas não o único, já que dá origem a outras transformações no meio ambiente e no clima. Freitas – que também faz pesquisa fotográfica, registrando a biodiversidade ao fazer trabalhos de campo – aponta como conseqüências graves o desaparecimento de algumas espécies de animais, especialmente os anfíbios, que dependem tanto do ambiente aquático como do terrestre. Se estamos mudando a relação climática no mundo, esses ambientes sofrem. E, se sofrem tanto o aquático quanto o terrestre, os anfíbios sofrem duplamente, explica o pesquisador, que acrescenta ainda como outra conseqüência das alterações do clima a falta de uma sazonalidade, bem diferente de anos atrás, quando as características de cada estação eram bem marcadas.

Foto por Antonio Carlos de Freitas

As queimadas contribuem bastante para trazer problemas para o meio ambiente, à medida que eliminam um material que se mistura à atmosfera, e depois desce de uma forma sempre prejudicial à natureza. A chuva ácida e a chuva negra – fenômeno que costuma suceder explosões nucleares – são exemplos dessa devolução de dejetos através de fenômenos naturais. No entanto, esses detritos que caem em forma de chuvas podem atingir qualquer lugar, inclusive as regiões cobertas por gelo, o que representa uma ameaça significativa ao meio ambiente. Freitas já notou esse tipo de material depositado sobre o gelo, em suas viagens a trabalho. E alerta para o fato de que, como a cor branca das superfícies geladas do planeta contribui para refletir os raios solares, se um dia essas partes ficarem escuras, por estarem cobertas de poluentes, elas deixarão de ter essa importante capacidade. Ao se pensar que as queimadas podem ocorrer de forma natural e acidental, mas também costumam ser provocadas pelo homem, tem-se um bom exemplo de como pode ser a relação humana com o aquecimento global.

Irreversível, mas nem por isso motivo para descuido

Assim como afirmou o IPCC, a situação gerada pelo aquecimento global é um processo irreversível. No entanto não se pode pensar que nada deve ser feito para mantê-lo sob controle. Apesar disso, Freitas destaca que, mesmo que fossem tomadas atitudes drásticas agora, os problemas climáticos não seriam resolvidos de forma imediata. Se o mundo parasse de emitir gases poluentes hoje, a normalidade da questão só poderia ser observada daqui alguns milhares de anos, afirma.

Foto de Antonio Carlos de Freitas

Algumas idéias que já foram divulgadas na mídia como sugestões para conter o aquecimento, como a colocação de trilhões de pequenos discos espelhados para desviar uma pequena porcentagem de raios solares, ou o armazenamento de oxigênio sob o solo, são consideradas próximas à ficção científica pelo pesquisador. Não acredito em soluções tecnológicas mirabolantes, acredito mais em soluções propriamente ambientais, afirma. Ele aponta como uma boa medida – e de custo mais baixo do que provavelmente uma solução com tecnologia tão avançada exigiria – o replantio de áreas desmatadas, que resultaria em uma nova cobertura vegetal para o planeta. Isso equilibraria o dióxido de carbono na atmosfera, levaria a uma diminuição do efeito estufa e, conseqüentemente, à redução de algumas conseqüências do aquecimento global.

Outras contribuições, simples e que poderiam partir de cada indivíduo, seriam a diminuição do consumo de água e de energia no dia-a-dia – o que seria feito, por exemplo, fechando-se uma torneira ao escovar os dentes ou usando-se um ferro ligado para passar várias roupas de uma vez no lugar de apenas uma. Dessa forma, conclui o pesquisador, haveria uma reeducação da população em relação ao cuidado e à preocupação com o ambiente.

Freitas afirma que a relação custo-benefício das energias renováveis ainda não está equilibrada e precisa ser estudada, mas que o mundo deve investir nessas formas de energia, menos prejudiciais ao meio ambiente, também como forma de conter o aquecimento global.

E, para os brasileiros que por vezes se consideram livres das conseqüências trazidas pela aceleração do aquecimento do planeta, o pesquisador faz um alerta, lembrando que o mito de que o Brasil é um país abençoado que está livre dos efeitos do aquecimento global é logo refutado quando se observa fenômenos como a violenta seca que atingiu o Amazonas no ano passado, e as fortes tempestades que atingiram o Sul do país. São conseqüências dessas mudanças, e mostram que essas coisas estão acontecendo perto da gente também, diz.

Fontes:
G1/Globo.com - Grupo descobre novas espécies na Antártida

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

415 Opiniões

  1. Renata disse:

    essa reportagem é muito interessante pena que poucas pessoas vão se importa com ela mas se a temperatura da Terra aumenta a cada ano nós sofremos varios problemas pois o aquecimento global prejudicada principalmente nós mais hoje em dia o consumismo vem tomado conta da sociedade e degradando o nosso ambiente e as medidas que precisamos tomar são para todos os cidadões muito facil para fazer.

  2. luan disse:

    o meio ambiente esta sofrendo problemas graves o homem esta deixando de lado esse grande desmatamento que ocorre em quase todas as florestas mundias. precisamos integralmente da natureza para sobreviver mas isso nao parecer ser o mas bastante estamos preoculpados em nos sastifazer economicamente que esquecermos do mas importante que possa existir o meio ambiente usamos horas ir horas em tarefas sem qualidade para nosso meio passamos horas em frente a televisao vendo noticias sobre o tema mas nao agirmos para melhora do que adianta o individuo sabe que o planeta esta urgentimente de ajuda mas nao ajudamos por prequisa o a falsa ulisao que a agua no brasil e bastante que nao ira acaba. o acormostismo da sociedade de um problema gravissimo, fazer o simples sera a soluçao mas adeguada para nos manter vivo… desliga as torneiras ao escovar os dentes nao demora muito no banho sao soluloes simples que podera nao solucina mas ser mas agradavel a vida no planeta agua…

  3. jhennifer daiane silva souza disse:

    e mesmo o homen esta destruido o nossso planeta

  4. Damiana disse:

    ACHEI ESCLARECEDOR.

  5. maria crisllany morreira gomes disse:

    eu acho que isso tudo e questao de conciÊncia e de respeito limite pois devemos pensar no futoro do nosso filhos,netos …entau cabe a nois nos perguntar-mos oque sera o nosso amanhÂ?ja na biblia dis que o mundo vai acabar ,mais no meu ponto de vista ja acho que ele nao vai seacabar mais sim nois acabaremos com ele e o motivo e um dos sete pecodos a ganancia!

  6. AINY CRISTINA. disse:

    È mesmo,o homem está destruindo, o que si ve pela a sua frente,mais se eu fosse eles,eu teria muita vergonha de fazer,o que eles estão fazendo,e eu acho que eles não estão vendo as concequencias que está acontecendo neste mundo,e é melhor eles tomar muito cuidado,pois tem muitos ai que estão morrendo

    TOME MUITO CUIDADO VOCÊS!!!.

  7. antonio jadeson disse:

    isso tambem ocorrer por descuido dos seres humanos,pois eles estao produzindo a cada dia bilhoes de maquinas poluidoras sem se preocupar com as consequencias…

  8. bruno 6°a disse:

    Ritmo alarmante no seculo 21 pois o modelo de desenvolvimento baseado no padrão urbano industrial consumista nada mais do que sua contribuição fatal para a continua destruição acelerada dos recursos naturais e inclivel pensar em menos poluição contamição com cidades crescendo exageradamente.

  9. ELI disse:

    ESPERO Q OS PROJETOS P/ TENTAR MUDAR ISSO NÃO FIQ SÓ NO PAPEL.QRO AÇÃO!

  10. raquel disse:

    nós samos ser humanos e estamos aqui para ajudar o meio ambiente e homem devia ter vegonha de si mesmo do que esta fazendo viva a terra

  11. flavio disse:

    15 maio 2008 … Verbos Abundantes: Verbos abundantes são aqueles que apresentam duas formas de mesmo valor. Geralmente ocorrem no particípio, que chamaremos de …
    br.answers.yahoo.com/question/index?qid… – Em cache – Similares

  12. EDIMILSON disse:

    O TEXTO ESTÁ SUPER DENTRO DO PADRÃO DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL.

  13. Sonia da Penha Silva disse:

    O pior animal da face da Terra é o Homem. Destrói o próprio meio ambiente em que vive. Essas são palavras do meu filho quando tinha 5 anos de vida. Hoje com 13 anos, mais do que nunca, tem a consciência do que é preservar o meio-ambiente. E é por aí, temos que desde cedo, passar as informações para as crianças, que são o futuro do amanhã, buscando dessa forma formar cidadãos que realmente cuidem de nosso planeta.

  14. Keeyla disse:

    Amei fala muito sobre a realidade que muitos pensam que o mundo está bem ! mas não ta :(

  15. Marcela disse:

    O texto está MUITO BOM, tenho que fazer um redação sobre a ação do homem sobre a natureza, ele vai me ajudar um pouco, poruqe eu não posso so citar o aquecimento global. Dei uma rapida lida nos comentarios abaixo, vejo que tem muita gente querendo salvar o mundo, mas agente sempre espera a ação do proximo para comercarmos a agir. E não deveria ser assim, porque os proximos esperam a ação de outros proximos para começar a agir. Então aqui vai um pedido: ” Temos que começar a salvar o meio ambiente, e isso tem que começar pela gente.”
    Abraço a todos.

  16. Tainá. disse:

    Muito bom , incentivando aos alunos a pesquisarem mais e conhecerem tbm!

  17. herwellem kamylla beckman disse:

    achei muito legal esse comentário sobre tal,assim as passoas ficam mais informadas sobre o que estar acontecendo com o nosso planeta….

  18. caroline disse:

    achei o maximo pois fiquei bem informada do conteudo sobre o aquecimento global.

  19. Paulo Henrique disse:

    achei este site muito bom,ele me ajudou a fazer meu trabalho

  20. Eleusa disse:

    Achei esse artigo muito interessante, sua colocação foi ótima em relacõa ao tema!

  21. marciano coelho da costa disse:

    A crise planetaria do aquecimento global tende agravar num ritmo alarmante no seculo 21 pois o modelo de desenvolvimento baseado no padrão urbano industrial consumista nada mais do que sua contribuição fatal para a continua destruição acelerada dos recursos naturais e inclivel pensar em menos poluição contamição com cidades crescendo exageradamente sem controle que alem de exercer pressão no ambiente proximo exige demanda de recursos vindos de outras areas de forma continua ex pode uma industria parar por um tempo naõ pessoas ficam desempregadas assim alem de aumentar a pobreza que ja e imensa no Brasil gera fome miseria e violencia.Concluo o futuro do planeta e ruralizar se em ecovilas com um padrão de vida mais simples com menos consumo de recursos naturais mais eficiencia produtiva maior sustentabilidade e produtos mais duraveis.POR Marcano Coelho da costa autor do artigo.

  22. andreza siqueira rodrigues disse:

    adorei a criatividade do site. pois acho uma ideia excelente! que todos possam da sua opiniap a respeito do assunto tao grave e preocupante…
    em relaço ao tema sou muito preocupada com isso pois penso muito em meus decendentes. Acho que cada um deveria fazer sua parte que concerteza iria amenisar a situaçao…

  23. luana disse:

    eu achei interessante

  24. João Cirino Gomes disse:

    Meu grito de alerta!

    O Despertar do Paraíso
    Os primeiros raios de sol despontavam no horizonte opaco.
    Um homem ainda jovem, mas com aparência de ancião, sentou-se na areia, onde costumava brincar na infância. Cruzou as mãos sobre os joelhos, e pensativo, lembrou-se saudoso da época em que aquelas praias eram tumultuadas, e ele, em meio a outras crianças, ali se divertia pulando as ondas… Fechou os olhos, e regrediu no tempo; memorizou seus gritos, e suas inocentes gargalhadas. Quando voltou a abri-los, uma dor imensa invadiu seu peito e as lágrimas escorreram por sua face enrugada. Seu mundo de sonhos e fantasias havia desmoronado. Enquanto olhava com os olhos embaçados pelas lágrimas, para as ondas poluídas, que vinham de encontro aos seus pés, apertou o calcanhar na terra, e imaginou a insignificância do ser humano, perante a grandeza do universo.
    Pensou na ganância e no progresso desordenado, que haviam afastado os homens das suas origens. Agora, as pragas e as doenças atingiam a todos: e em tenra idade, à morte os nivelava. Dos dias de glorias, restavam somente às lembranças.
    As intempéries do tempo haviam fugido da compreensão do ser humano, e estava o destruindo. Não existia mais vegetação; o solo seco se rachava e os animais agonizavam. As cadeias continuavam superlotadas, e o índice de criminalidade crescia. Quando a chuva caia, sua acidez corroia; exterminando o que não havia sido destruído pela seca. Um imenso deserto se formava na superfície terrestre.
    Amargurado o homem tentou respirar, mas se conteve, não conseguiu absolver o odor nauseabundo, exalado pelo oceano poluído. Maquinalmente levou uma mascara de oxigênio ao rosto… Respirou com sofreguidão,… e entre lágrimas, murmurou chorando: – Paraíso encantado…

    Era assim que seus ancestrais.
    Referiam-se àquelas praias.
    Há alguns tempos atrás.

    Más, ao tempo que passava.
    Não tiveram tempo de se queixar.
    Pois o tempo indiferente.
    Passou apressadamente a voar…

  25. Mariana disse:

    Vamos cuidar da NATUREZA, hoje, amanha, e sempre

  26. Mariana disse:

    Eu acho q os seres humanos deviam se tocar do problema que estão causando a todos, não devemos pensar apenas em dinheiro, devemos pensar na noss saúde, de nossos filhos e netos…

  27. Linda disse:

    todo esse aquecimento, deve-se a atitude humana,que a cada dia pratica atos de destruições com o espaço natural que vivemos…é necessário mais concientizacão e sobre tudo respeito,é preocupante!!
    quando será que isso vai acabar?…

  28. Linda disse:

    todo esse aquecimento, deve-se a atitude humana,que a cada dia pratica atos de destruições com o espaço natural que vivemos…é necessário mais concientizacão e sobre tudo respeito,é preocupante!!
    quando será que isso vai acabar?…

  29. Cristina Maria disse:

    Acredito que o aquecimento global, como tenho lido na literatura é causado pelo os desmandos dos homens,e é irreverssível, porém com medidas "profiláticas" e científicas, podemos tentar manejar esses riscos.

  30. Nika Chilica... disse:

    Na minha opinião o culpado desse acontecimente é o ser-humano.Pois o prejuízo é feito pela mão do homem. Se eles não pararem e colocarem a mão na conciência o mundo daqui a 100 anos será um deserto. Pare e pense…
    "Quando isso vai acabar?…"
    …nika…

  31. TAINARA disse:

    A minha opnião é que a Amazonas é um patrimonio de todos e por isso deve ser cuidada por todos.
    E se todos plantacem uma arvore em casa o ar ficaria menos poluido.

  32. william disse:

    Bom meu nome é william tenho 16 anos moro em brasilia na cidade samambaia-df e estou bastante preocupado com essa ação.
    por que eu fico a imaginar, o que será de meus netos, bisnetos, sse conrinuarmos assim?
    eu façõ a minha parte, e você faz a sua?
    e eu acho que todos nós devemos pensar no futuro de seus filhos, netos, etc…
    E esse meu apelo à todos….

  33. Suelen Veiga disse:

    Materia maravilhosa, pena que alguns cegos de consciencia ainda não conseguem enxergar a gravidade da situação que estamos vivendo,a mudança depende de cada um de nós..

  34. Osmere disse:

    Não há dúvida que se os nossos políticos, não abrirem os olhos para esses problemas ambientais vamos todos morrer esturricados pelos efeitos do efeito estufa.

  35. Dorival Silva disse:

    Não há dúvida que o aquecimento global é consequencia dos gases do efeito estufa. As mudanças climáticas que ainda virão por aí são de dar medo.

  36. Carlos Bandeira disse:

    Que mentira. Antártida no inverno com 12 graus acima. Pura farsa para avançar a loucura de alguns tarados do meio ambiente. Aquecimento global nao tem NENHUMA base cientifica. Esta baseado em opinião politica. Neste momento no Rio de Janeiro a temperatura esta bem baixa. Explicação: Não existe. Os tarados do meio ambiente tem tendencia a exagerar e inventar catastrofes sem nenhuma base para apoiar sua opinioes. Por exemplo: aqui nos EUA, este tarado chamado Al Gore disse que em 10 anos Manhattan vai ficar abaixo do nivel do mar. Eu tive que rir. Os enfermos mentais tiveram ataques do coração. Eu ria sem parar. Nunca vai acontecer. Enquanto isso, ele aumenta a conta bancaria dele com o dinheiro dos otarios. Nao com o meu. Ele tem um negocio sensacional: voce "viola" o meio ambiente e paga uma especie de multa para a compania dele em forma de "carbon offsets". Ele planta uma arvore e fica tudo bem. Somente um idiota pode entrar nessa. Eu não.

  37. Denise Seifert disse:

    A poucos dias atras, meu professor de física comentou que toda essa hitória de aquecimento global era uma mentira. Então comecei a pesquisar sobre o assunto para saber qual é realmente a verdade em tudo isso…
    Nessas pesquisas que tenho feito, já descobri sites que disseram com todas as palavras, que o aquecimento global é uam farsa…

    Ai eu encontro um site que diz tudo isso sobre o clima… Em quem eu acredito?

    Sinceramente estou em cima do murro…
    Não sei em quem acreditar, nem no que pensar…

    Claro que lendo coisas de um ciêntista, que trabalha com isso, tu não vai acreditar em um professor de física… Mas vai que esse professor esteje certo…

    A cabeça das pessoas fica confusa por causa dessas descordâncias….

    Gostaria que alguém chegasse a uam conclusão e ponto final…

    Mas é claro que eu não to esperando o pior acontecer para que eu veja quem realmente esta certo ou errado…

    Mas a verdade poderia vir a tona.. Isso seria ótimo!!!

    Enquanto não vem, eu fico com a cabeça toda embaralhada e sem saber em que lado ficar… Mas eu faço a minha parte
    Com toda a certeza sim!!

  38. Mauro Cesar disse:

    Na Ceilandia Distrito Federal nós estamos ensinando os alunos a fazerem historias sobre o meio ambiente na oficina de quadrinhos-DF
    6139011360

  39. Alberto Iaccino disse:

    Parabens por fazerem esta materia, pois toda humanidade precisa saber da gravidade do aquecimentos global.

  40. Gibran Shalom disse:

    Aprende-se de duas maneira: pela dor ou pelo prazer…estamos na era da dor!

  41. Gibran Shalom disse:

    Aprende-se de duas maneira: pela dor ou pelo prazer…estamos na era da dor!

  42. godofredo da silva pinto disse:

    eu acho esse site ótimos para pesquisas fiz meu trabalho em um segundo.

  43. godofredo da silva pinto disse:

    eu acho esse site ótimos para pesquisas fiz meu trabalho em um segundo.

  44. Marize C França disse:

    O maior causador de tudo isso é a falta de consciência do ser humano; que embora sabendo do perigo que corre, persiste em descuidar do meio em que vive.

  45. Marize C França disse:

    O maior causador de tudo isso é a falta de consciência do ser humano; que embora sabendo do perigo que corre, persiste em descuidar do meio em que vive.

  46. luiz disse:

    Não há nenhum consenso entre os cientistas de que o aquecimento da Terra é causado por ações humanas.Ninguem sabe ao certo as causas ou as possiveis consequencias do aquecimento global. A maioria dos dados científicos relata ser o Sol a causa do aquecimento global. Planetas como Marte,Júpiter,Plutão,Netuno e Tritão também estão aquecidos. Leiam o site:www.globalresearch.ca —pesquisem também em; http://resistir.info/ ou em:capmag.com com o titulo" Uma verdade inconveniente sobre o aquecimento global "

  47. Lucas disse:

    blz cara aquecimento global pode acabar com o planeta se não mudarmos agora. eu estou estudando sobre isso e achei interessante

  48. thaina disse:

    gostei muito de sua pagina e digo o aquecimento global pode acabar com o planeta se não mudarmos agora.

    eu estou estudando sobre isso e achei interessante

  49. fernanda disse:

    gostei muito pois relata bem o q vem acontecendo com nosso planeta.nos muitas vezes achamos q isso nunca ira acontecer. mais como o ditado diz "so depois de cair para dar valor ao q temos".

  50. Suelen Diniz disse:

    A Terra, Gaia como é conhecida, finalmente está se rebelando contra os constantes ataques dos homens. Ela tem nos mandado sinais que alguns insistem em ignorar. O Planeta não é mais o mesmo, não podemos negar. Os fenômenos naturais estão cada vez mais agressivos e frequentes. Vulcões que eram considerados inativos, inesperadamente, entram em erupção, tornados e furacões destroem cidades no mundo todo. Até quando não notaremos de fato esses sinais que Gaia vem nos mandando? Quando a situação se encontrar irreversível? Creio e espero sinceramente que não, as medidas preventivas devem ser colocadas em prática imediatamente. Afinal, possuímos tecnologia suficientemente avançada para contornar essa terrível situação. Vamos lá gente, se cada um fizer o que estiver ao seu alcançe já será uma melhora significativa. Estamos acabando com o nosso único lar, nossa querido planeta Terra, nossa amada Gaia.

  51. Letícia bomediano disse:

    O ser humano precisa parar de agir como se comandasse a Natureza ; Não temos o ringue Natureza X Homem!!!
    O homem é fruto da natureza e sua busca a aprimoração podem destruir seu próprio reinado!!!

  52. Lidiane Cristina Gomes Dias disse:

    Acredito que a situação do aquecimento global chegou a esse ponto, devido à ambição do homem na busca pelo enriquecimento a qualquer custo. Devemos ter conciência de que dependendemos dos recursos fornecidos pelo planeta para sobreviver. Só respiramos porque as plantas realizam fotossíntese. O problema do aquecimento é irreversível, mas se cada um fizer a sua parte será possível amenizar a situação.

  53. Edson disse:

    É muito importante para o homem ser atualizado,ter consciência e buscar informações sobre o tema aquecimento global.Só assim terá consigo o tamanho da responsabilidade sobre o tema.

  54. eliane rocha disse:

    sabe eu estive pensando e poderia ser criado um meio de se fabricar casas com restos de lixos reciclaveis.Ha tanta gente sem teto e tanto lixo seria uma boa ideia nao acham.assim o lixo nao iria para os rios para embaixo da terra seria bm aproveitado.

  55. Paulo Israel disse:

    Eu gostaria de saber quando este jornal irá publica matéria sobre o aquecimento global com cientistas acreditados que discordam que o mesmo seja causado ou acelerado pelas emissões humanas ou seja o aquecimento global é ciclico e o homem não é responsável cpor estas mudanças. Não estou falando de poluição ou de que o homem não deve ter uma educação ambiental, estou falando de aquecimento global.

  56. dalva disse:

    a melhor postura que devemos tomar sobre este assunto é amar primeiramente a nossa vida e tudo de bom que nos cerca e nos da sobrevivencia pois sem o ar puro não respiramos , sem arvores frutiferas , então amar o que temos e cuidar já resolve miuuuuta coisa.

  57. FRACISCO DE ASSIS DA SILVA disse:

    É possível plantar nas ruas, parques e jardins,árvores frutífera onde amenizaria a fome de tantas pessoas, e ao mesmo tempo preservaria a natureza.

  58. matheus disse:

    o homem esta cavando sua propria cova.
    o mundo esta acabando,o homem esta distruindo o mundo,a terra nao ta aguentando mais com o esfeito estufa.
    o homem nunca parou pra pensar o que ele esta fazendo,ele nao pensa no próximo,ele nao sabe que nao so existe ele no mundo.
    as familias vem de gerações o gerações.

  59. Ruth Naiandre Freitas de Lima disse:

    Eu achei o site super…
    Na hora que vi o sobrenome do fotógrafo então
    Muito bom desempenho..

  60. liliane disse:

    se nos nao acordamos para a vida o mundo, o planeta vai acabar….entao vamos cuidar

  61. karoline disse:

    gostei muito deste site
    me ajudou muito nas minhas pesquisas…..obrigado

  62. taty disse:

    O tema aquecimento global vem nos rondando ultimamente.A primeira coisa a ser feita, é a reeducação do homem em relação ao meio ambiente.Destruir recursos naturais, desmatamento de rios, são apenas alguns exemplos da ação do homem que contribui com esse fenômeno.A conscientização é um importante passo para solucionarmos esse problema que vem se agravando a cada instante.Vale a pena, preservar o meio ambiente é uma responsabilidade e obrigação do homem!

  63. juliana pazini silva disse:

    apesar de só ter 9 anos eu gostei muito deste site pois ele é um lugar muito bm para se fazer pesquisas como hoje que quase não tive tempo para fazer uma pesquisa mas consegui encontrar aqui

  64. Alice disse:

    Concordo com Jomar, o primeiro comentarista: se a solução depender do homem, estamos fritos. Basta ver que ninguém quer deixar de ter seu carro, até os carrinhos de bebê hoje em dia são em forma de pequenos e horríveis automóveis. A primeira medida seria desestimular a indústria automobilística. E o que se vê na TV é só anúncio de venda de carro com as "maiores" facilidades.

  65. felipe disse:

    eu achei otimo esse site, vai me ajudar , muito nas pesquisas !!!

  66. João Nelson Silva disse:

    Este site deveria ser divulgado nas escolas como exigência à disposição de máximas pesquisas no ensino fundamental e médio. Alunos da "faixa" etária desses níveis ainda podem fazer algum dever de casa se acontecer a conscientização de professores e diretores

  67. nayhara disse:

    Eu achei esse site massa… Ele é bem organizado em tudo ….. nele, eu encontrei tudo que eu precisava…o aquecimento global é bem ocupado pelo homem e pela mulher e por isso acho que devia ser organizado pelo seres de toda espécie…. Beijos adorei esse site..

  68. Fernanda de Souza disse:

    Esse site é massa… nele encontrei tudo que eu precisava!! PARABENS!!

  69. carlene rodrigues dos santos disse:

    acho esse site muito bem organizado e interesante,nos traz muitas informações que sem duvida precisamos para nosso dia-dia …acho esse site muito bom para pesquisas escolares..tec..
    porque devemos saber mais e mais sobre o planeta, e devemos nos consientizar sobre o que pode acontecer se não cuidar da devida maneira.

  70. Brunno Andrade disse:

    isso é sem duvidas um site otimo … acho que todos deveriam tirar no minimo 30 min.. por dia Para fazer essa liçao de casA … pois o planeta existe mas pode simplesmente deixar de existir .

  71. ariane fernanda monteiro de camargo disse:

    acho o site muito organizado e util para pesquisas de escola como a que estou fazendo….
    vou vizitar constantemente agora

  72. luana karina disse:

    bom, eu achei isso uma coisa muito importante ,para a vida de todos nós…

  73. Adriano Francisco da silva. disse:

    Bom, eu na verdade eu não culparia ninguem nem homen e nem mulher, pois na verdade todos nós são culpados pelas destruição da Natureza e do aquecimento global, não e verdade internautas?

  74. monalizi disse:

    Eu axo q o problema do aquecimento global,tem solução sim!
    só não podemos nos deixar vencer,e pararmos com essa luta contra o aquecimento global,pois assim estamos desistindo de uma cisa q tem solução sim!
    temos q lutar juntos para ganharmos essa guerra contra a má ação do Homem na nossa natureza…..e assim iremos vencer!

  75. Marcos Paulo disse:

    No último inverno nevou em Buenos Aires, Santiago e La Paz, coisa que não acontecia há 60 anos!Este ano caiu neve até em Bagdad, coisa que nunca havia ocorrido!!Recordes de frio são batidos no Alasca, Groenlandia e Sibéria. O mais correto não seria falar-se em uma nova Era do Gelo?

    World Temperatures according to the Hadley Center for Climate Prediction. Note the steep drop over the last year.Twelve-month long drop in world temperatures wipes out a century of warming

    Over the past year, anecdotal evidence for a cooling planet has exploded. China has its coldest winter in 100 years. Baghdad sees its first snow in all recorded history. North America has the most snowcover in 50 years, with places like Wisconsin the highest since record-keeping began. Record levels of Antarctic sea ice, record cold in Minnesota, Texas, Florida, Mexico, Australia, Iran, Greece, South Africa, Greenland, Argentina, Chile — the list goes on and on.
    No more than anecdotal evidence, to be sure. But now, that evidence has been supplanted by hard scientific fact. All four major global temperature tracking outlets (Hadley, NASA”s GISS, UAH, RSS) have released updated data. All show that over the past year, global temperatures have dropped precipitously.

    A compiled list of all the sources can be seen here. The total amount of cooling ranges from 0.65C up to 0.75C — a value large enough to wipe out most of the warming recorded over the past 100 years. All in one year”s time. For all four sources, it”s the single fastest temperature change ever recorded, either up or down.

    Scientists quoted in a past DailyTech article link the cooling to reduced solar activity which they claim is a much larger driver of climate change than man-made greenhouse gases. The dramatic cooling seen in just 12 months time seems to bear that out. While the data doesn”t itself disprove that carbon dioxide is acting to warm the planet, it does demonstrate clearly that more powerful factors are now cooling it.

    Let”s hope those factors stop fast. Cold is more damaging than heat. The mean temperature of the planet is about 54 degrees. Humans — and most of the crops and animals we depend on — prefer a temperature closer to 70.

    Historically, the warm periods such as the Medieval Climate Optimum were beneficial for civilization. Corresponding cooling events such as the Little Ice Age, though, were uniformly bad news.

    Update 2/27: The graph for HadCRUT (above), as well as the linked graphs for RSS and UAH are generated month-to-month; the temperature declines span a full 12 months of data. The linked GISS graph was graphed for the months of January only, due to a limitation in the plotting program. Anthony Watts, who kindly provided the graphics, otherwise has no connection with the column. The views and comments are those of the author only.

  76. welison fonseca disse:

    Se diante de tanta desgraça seja ela ambiental, social , poltica ou economica, as pessoas ainda assim nao se sensibilizarem, então amigo, é melhor mesmo essa "raça humana" desaparecer para que possa dar lugar a uma especie preocupada consigo e com o que esta a sua volta.

  77. silvia bartolomeu disse:

    as crianças são mais educadas do quê os adultos,com tantas reportagens e divulgações em emissoras de rádios e televisões,infelizmente existem várias pessoas ignorantes que não colaboram a respeito dos lixos nas ruas e com a nossa natureza.O desmatamento é devastador,e com todas essas atitudes burras, digamos assim,eu não creio que o mundo vai melhorar, e sim piorar, e isso é simplesmente o fim do mundo!!!!

  78. suh... disse:

    BOM,ACHEI ESSA MATERIA MUITISSIMO INTERESSANTE
    PORQUE FALA SOBRE COISAS
    MUITO IMPORTANTES PARA NOSSO PRESENTE E TAMBEM NOSSO FUTURO.SIGNIFICA QUE QUEM LER ESSA MATERIA VAI ESTAR MUITO BEM INFORMADO SOBRE OQUE O MUNDO PRECISA…

  79. ana carolina disse:

    eu acho que a população deveria fazer algo rápido, pois a cada vez mais a situação fica mais grave e se continuar assim estaremos prejudicando a nós, aos animais e a todos os seres vivos……vamos fazer alguma coisa logo, pois o aquecimento global está ficando cada vez mais sério.

  80. Flavia Loureiro disse:

    O”bípede” humano precisa parar de empurrar com a barriga. Jogar a responsábilidade do que faz e deixa de fazer para os filhos da futura geração. Achando que não sofrerá as conseqüências.

  81. telma disse:

    Acho que o ser humano tem competência para resolver os erros que causa, basta boa vontade e investimentos em pequisas, somada a uma boa dose de educação entre as pessoas. Pois o que poderá mudar o clima no planeta, será fruto de ações únicas de cada indíviduo que aqui habita, interligada a ações de grandes indústrias e de todos os governos de todas as nações. Não é somente os Estados Unidos, o qual tirou o corpo fora, mas também o Brasil que desmata horrores, é a China com seu processo de aumento industrial arcaíco, ainda movido a carvão, combustível fóssil.
    Todos temos de rever os padrões do que fazemos pelo clima, buscarmos o uso de energias mais limpas, já que estamos aqui e aqui é a nossa casa, temos de tratá-la da melhor maneira possível. Ou teremos o teto desabando em nossas cabeças devido a incosequência de nossos atos.

  82. Adilson Rocha disse:

    O homem não precisa se relacionar com esse fenômeno, como se estivésse querendo ter um relacionamento com uma mulher. O que ele preciza é combater, por contribuir para que a situação volte ao normal. Isso é como tratar de uma ferida até cicatriza-la, aponto de não se notar na pele sinais de sua existência.

  83. Victor Nicásio disse:

    Acho que o homem está muito exausto com o avanço da tecnologia, ali´s eu também estou, mas uma coisa é certa nó devemos ter todo o controlo daquilo que náo fazemos. tudo isso nao iria acontecer se porventura o homem de antemão suvbesse ter e projectar ter o controlo de tudo que vai fazendo. eu soiu bacharel filósofo e o meu bacharelato foi acabado com uma apresentação de tese com o titulo"A problemática Técnico-cienífica Hodierna no Rverebererar de Jurgen Habermas" na qual tratei exactaente estas questões e estou bem recordado de uam passagem do meu autor na sua obra "Técnica e Ciencia Como ideologia" dizia o seguinte: Quando nos interrogamos sobre os avanços da tecnolgia nao estamos a criticar tais avançaso bno sentido de nos despeirmos deles toalmente. nao é assim, porque estsamos a nos beneficiar disso, mas sim fazer com tenhamos as rédeas dos mesmos na mão porque se nos fugir mais dificli será tê-lo de volta e soib o nosso cobntrol

  84. Miriam Carla Romão disse:

    Diz-se que uma imagem vale mais que mil palavras. Mas nesse artigo, ambas, se complementam de maneira formidável. Só me restou uma dúvida: como armazenar oxigênio sob o solo, e por que, essa exuberante técnica, ajudaria a aliviar o aquecimento global.

  85. Marco Aurélio Cabral disse:

    O artigo é uma grande luz para iluminar as mentes de quem desconhece a seriedade do problema, acredito que o reflorestamento em todos os níveis, deva ser uma constante nas áreas degradadas como também plantio de árvores nos centros urbanos, nas ruas , nas industrias e uma forte conscientização da população em relação a presevação ambiental teremos um ambiente mais saudável hoje e no futuro.

  86. Marcos Aurélio Cunha disse:

    Como quase tudo neste país, sabemos que os melhores resultados são obtidos quando partem de cima para baixo. São imensas as áreas sem cobertura vegetal e sem uso algum. Sugiro que o país trabalhe em projetos que visem reflorestar estas áreas,repassando a responsabilidade para a esferas estaduais, etc. Que cada empresa tenha como obrigação legal cobrir certa porcentagem de terra com plantio,independente de terras privadas ou púbilcas. E que seja proibido a comercialização e uso de determinados produtos e /ou materiais tipo bandeijinha de isopor e outros que aumentam o custo do produto e não tem nenhuma utilidade final, a não ser degradar.

  87. Jaqueline disse:

    Artigo de altíssima importância,bem elaborado e de alta qualidade.Mostra a realidade e verdade de que o Aquecimento Global é SÉRIO.

  88. rose ciriaco disse:

    o presidente deveria tomar providencia sobre o aquecimento glabal trabalhar uma forma de ter o petróleo sem progiticar a terra.

  89. Deborah disse:

    O artigo é excelente, principalmente pra quem ainda não está muito "por dentro" do assunto!

    De vez em quando faço meus comentários aqui no site! Estamos errando em continuar na “Era Petróleo”.
    Aquecimento Global tá aí…

  90. EDVALDOTAVARES disse:

    OS EUA, É O MAIOR POLUIDOR DO PLANETA E NÃO RESPEITA ACORDOS. Dizer que os USA, é a maior democracia do mundo é o mesmo que, afirmar que, no Continente Antártico, tem uma imensa floresta tropical. Podem estabelecer acordos à vontade, podem se reunir para discutir novas regras para melhorar o Protocolo de Kioto, os americanos não assinarão e, quererão impor normas que impeçam os países pobres e emergentes de se desenvolverem. Os Estados Unidos da América do Norte, é uma grandissíssima farsa. Eles estão de olho gordo na América Latina e espalharam bases militares sitiando todo o continente. Os EEUU não respeitam tratado algum internacional. Eles não ligam a mínima para a Convenção sobre Armas Biológicas, o mesmo fazem para o acordo sobre Mísseis Antibalísticos. Sobre a Convenção da ONU que aborda a Tortura e o Tratado contra Testes Nucleares, utilizam como papel higiênico. Passam por cima, assintosamente, do Direito Internacional, prevalecendo o seu conceito de "Guerra Preventiva". É sabido que, após o 11 de setembro, criaram um consenso de superioridade que lhes garanta acesso incondicional à recursos minerais estratégicos – esse controle inclui território e monopólio do espaço aéreo. "É AÍ QUE O BRASIL CORRE PERIGO". Pobres iludidos panacas brasileiros, que gostam de ficar de quatro, para serem cavalgados pelos estadosunidenses. Os sobrinhos do Tio Sam querem os seus recursos naturais, principalmente, petróleo, água e biodiversidades. "Despertem paroaras!" Vejam onde se encontram as bases militares americanas, cercando o BRASIL e a Venezuela. Na América Latina, estão situadas, principalmente, na Amazônia, região do Plano Puebla Panamá (do sul do México e toda a América Central), na região da Triplice Fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai) e na Terra do Fogo. Aqui vai a relação de países com as devidas bases americanas: "Equador (Mantra); Colômbia (Três Esquinas e Letícia); Peru (Iquitos); Aruba (Rainha Beatrix); Curaçao (Hato); Porto Rico (Vieques); Cuba (Guantanamo); Honduras (Soto de Cano); pretendem também construir bases militares em El Salvador e na Argentina". "OLHEM NO MAPA PARA ENTENDEREM". Quase que no BRASIL, os traidores da Nação Brasileira, entregaram a Base de Lançamento de Foguetes, Alcântara, Maranhão. Cabe agora, cancelar o acordo de Salvaguardas Tecnológicas que os capachos brasileiros assinaram com os USA. Esse acordo estabelece apenas obrigações para o BRASIL e nenhuma para os yankees. É uma vergonhosa imoralidade que fere a soberania brasileira. O brasileiro tem de deixar de ser "otarão". O Protocolo de Kioto é "papo furado" americano para o basbaque brasileiro acreditar. "BRASIL ACIMA DE TUDO". SELVA! EDVALDOTAVARES. BRASÍLIA/DF.

  91. Dambergh disse:

    Completamente interessante a abordagem do assunto. Fico impressionado em saber como pôde o homem causar um mal tão grande, sem noção de tamanho, à sua própria casa, destruindo o seu lar, pois sem ela não temos onde viver, a Terra.

    Reflita! Não só pense em ajudar quem precisa, mas sim ajude a si mesmo, preserve o única lar que você tem: SALVE A NATUREZA! Ela chora ao ver a sua própria Morte.

  92. conceição das silva gomes disse:

    acho maravilhoso este artigo e deve continuar pois muitas pessoas acham que o que esta acontecendo e exagero e na realidade não e.E preciso chamar a atenção de todos antes que seja tarde demais.

  93. Valmi Teresinha Hertz disse:

    Muito interesante,a divulgação desta materia,devemos continuar esse processo de divulgação,porque se não agirmos qual sera o futuro de nossos filhos,sera que terão a mesma oportunidade que nos estamos tendo de opinar,isto é um dever de todos,fazer alguma coisa pelo nosso Brazil.

  94. EDVALDOTAVARES disse:

    OS ABALOS CLIMÁTICOS NÃO DESTRUIRÃO O PLANETA. Ao longo da sua existência, o homem presenciou diversas transformações no ambiente terrestre que resultaram no conseqüente climático existente nos dias de hoje. Embora exerça atuação degradante sobre o meio ambiente, a ação destruidora humana não confirmará as previsões científicas catastróficas desenvolvidas em laboratórios. Os pesquisadores se valem de alterações que simulam às ocorridas no meio ambiente natural. Em microambientes científicos que arremedam a possibilidade de acontecimentos catastróficos, usando tabelas e resultados produzidos por programas de computador – o domínio do conhecimento pela comunidade científica não abarca a todas as intercorrências, desconhecidas, que a natureza tem a sua disposição – emitem previsões que coincidentemente poderão ocorrer. È passível de crença que algumas alterações climáticas tenham sido resultantes de influências negativas do ser humano sobre o planeta, mas, penso que, não devemos catastrofizar (não tem nos dicionários da língua portuguesa, eu criei como neologismo) ao ponto de responsabilizar o terráqueo como possível causador da destruição total, futura, do planeta – é forçar uma tremenda barra. A história da humanidade registra uma série de erros cometidos pelas grandes mentes das ciências e que foram aceitas como grandes verdades. Por exemplo: "A Teoria Geocêntrica de Ptolomeu", defendida tenazmente pela igreja católica, idade média, em plena época da inquisição mandou muita gente para a fogueira; durante a 2a. Grande Guerra Mundial, os cientistas acreditavam que a bomba atômica, lançada em Hiroshima, racharia a crosta terrestre; o sistema cartesiano de análise científica de René Descartes, teva a sua era e reinou inquestionável; a Física Clássica, foi toda estrutura na ciência que teve reinado absoluto durante 300 anos, a Mecânica newtoniana, com a participação da geometria euclidiana – foi criada pela cabeça de um só homem, Isaac Newton, que chegou ao ponto de inventar conceitos e técnicas matemáticas no cálculo diferencial para ajustar tudo, inclusive a Mecânica Celeste. A influência da mecânica do cientista inglês Isaac Newton na Física foi tão grande que o matemático francês Pierre Simon Laplace assim se referiu: "Um intelecto que num determinado momento conhecesse todas as forças que agem na natureza e a posição de todas as coisas das quais se compõe o mundo – supondo-se que dito intelecto fosse suficientemente vasto para sujeitar todos esses dados à sua análise – abarcaria, na mesma fórmula, os movimentos dos maiores corpos do universo e aqueles dos átomos mais ínfimos; nada lhe seria incerto e o futuro, à semelhança do passado, seria presente aos seus olhos". Todas estas verdades absolutas e inquestionáveis do passado, que reinaram durante séculos e milênios foram reduzidas ao nada. Quanto à soberana Mecânica newtoniana ficou com a aplicação reduzida ao ambiente médio, da vida de relação, onde os erros que apresenta são desprezíveis. O reinado absoluto de Newton foi encerrado no início do século XX (1901-2000) com o advento das teorias quântica e da relatividade que deram o nascimento da Física atômica e subatômica. Portanto, reflexões mais aprofundadas apontam que o aquecimento global e a total degradação ambiental será mais uma teoria que ocupará o seu lugar na história do passado e o planeta seguirá em frente com toda a sua capacidade de expressar a plenitude da sua pujança. "BRASIL ACIMA DE TUDO". EDVALDOTAVARES. MÉDICO. BRASÍLIA/DF.

  95. Orlando Junior disse:

    Matéria muito boa, são esclarecimentos que nem eu mesmo tinha conhecimento, a humanidade precisa saber conviver com a problemática do aquecimento global, que por sua vez, não é um problema para o mundo, o problema são as relações humanas, como diz a matéria. Parabéns Antônio Carlos Freitas, pela excelente matéria.

  96. selma pereira santos disse:

    a matéria é ótima, precisamos insistir na informação toda a melhoria vira da mudança de atitude individualizada e esses esclarecimentos nos levará a uma conscientização melhora e a natureza agradece

  97. suely disse:

    A matéria é muito esclarecedora pena q muitos ainda achem q esta distante da nossa realidade.

  98. wilsonmassau disse:

    Muito interessante a matéria.
    A natureza é justa, dá o que recebe, então não teremos como nos livrarmos daquilo que estamos lhe dando a cada dia.

  99. dayane e luiza cristina disse:

    parabens pela forma dara que este comentario nos passa as informaçoes.saber se relacionar e aceitar que e um fenomeno que sempre esteve ai.A diferença,e que antes nao havia o homem.e um fenomeno que limpa a terra de tempos em tempos. nao adianta achar que se desligar todas as fabricas e todas os veiculos, ele ira parar.Nao vai.Nao e assim que funciona. Entao, estejam preparados e aceitam.A materia sobre aquecimento global e dara, objetiva, na qualidade de professora de Geografia so tenho elogios a fazer. parabens

  100. Lígia Soraya disse:

    Parabéns pela forma clara que este documentário nos passa as informações.

  101. Antonio de Souza disse:

    Saber se relacionar e aceitar que é um fenomeno que sempre esteve ai. A diferenca, é que antes nao havia o homem. É um fenomeno que limpa a Terra de tempos em tempos. Nao adianta achar que se desligar todas as fabricas e todos os veiculos, ele ira parar. Nao vai. Nao é assim que funciona. Entao, estejam preparados e aceitem.

  102. Mércia disse:

    A matéria sobre aquecimento global é clara,objetiva ,na qualidade de professora de Geografia só tenho elogios afazer. Parabéns!

  103. wellington disse:

    Úm ótimo documentário sobre o aquecimento global
    mostra tambem o q pod acontecer com nosso planeta se continuarmos deixando de lado a preservação e consevação do nosso meio ambiente…
    parbéns.

  104. ROGERIO CEZAR disse:

    OTIMA MATERIA PARABENS.

  105. alberto disse:

    Parabéns pela matéria. Pena que nem todas as pessoas estejam se interessando pelo assunto para poderem colaborar, pelo menos indicando este artigo.

  106. caroline amorim disse:

    achei muito bom e muito interessante!!

  107. ederson disse:

    embora muitos meteorologistas e climatólogos tenham recentemente afirmado publicamente que consideram provado que a ação humana realmente está influenciando na ocorrência do fenômeno. O Intergovernmental Panel on Climate Change – IPCC – (Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas, estabelecido pelas Nações Unidas e pela Organização Meteorológica Mundial

  108. Arlene do Nascimento Bertoldo disse:

    Ficou incrível estas imagens e pesquisa no meu trabalho de informática. Espero sempre poder contar com vocês em outras pesquisas.

    Um grande abraço: Arlene Bertoldo

  109. maria de lurdes disse:

    precisa de mais imformação mais gostei muito da reportagem muito bom.

  110. vera Fumo disse:

    gosteu muito da imfomação,pois tenta sensibilizar a sociedade civil para despertar.
    neste contexto devemos everigar esforco no sentido de tentarmos mudar a situação porque estamos prestes a entrar num abismo.

  111. Leo Pontes disse:

    Creio que haja um certo exagero nesses comentarios cientificos. Há opiniões dispares de renomados cientistas que dizem que essas reações climáticas são parte de um processo de auto-cura do proprio planeta. O mais curioso é que os creditos de carbono são para áreas apartir de 4.000 hectares degradadas e não menciona uma linha sequer que sejam para áreas "Preservadas". É o avesso do avesso do avesso !!!

  112. ana julia carvalho disse:

    os seres humanos,não conhece seus LIMITES,e não se amam e nem se RESPEITAM;observo uma grande ignorância e uma ganância desenfreada em meio ao Meio Ambiente.Vejo que é vital a prevenção do meio ambiente;como forma de preservar nossas vidas:LEMBREM-SE:isso depende DE cada UM de NÓs…

  113. Juliana disse:

    Gente, vamos acordar!!
    O mundo dá claros sinais de que o homem já foi longe demais.
    A Terra já fez muito por nós,agora é a nossa vez.

  114. bruna chastinet disse:

    nossa essa materia ficou muito boa excelente parabens

  115. vivaldo disse:

    Em nosso país as leis ambientais são rígidas, mas por causa de falta de fiscalização muita coisa passa sem fiscalizar e aí forma um caos total as vezes sem soluções imediatas.

  116. Isabela disse:

    eu gostei muito desse site

  117. cleuzeni disse:

    Eu acho que o homem se quizer viver mais e pensar na sua proxima geração tem que tomar atitude de preservar o planeta que ele vive.

  118. ISABELLA disse:

    EU ACHO Q O HOMEM PRECISA TOMAR MAIS VERGONHA NA CARA E PARAR DE DESTRUIR SUA CASA.

  119. vanessa disse:

    show de bola !!!!!!!!!!

  120. marzorie disse:

    se podemos ajudar por que não ajudamos ?
    se sabemos que isso pode acontecer por que não previnimos?
    tenho 11 anos e sei que isso pode acontecer e tento ajudar ao maximo para previnir.
    pois eu não queo morrer, nem que todos morrão por que não souberão cuidar doq ue lhes foi dado.
    sei que sou uma das pouca spessoas que tenta ajudar a previnir esta catrastofre.
    imagine quantas pessoas vão morrer, quantas coisas serão destruidas, por que o homem não se contentou com o pouco que tinha e teve que fazer o melhor para ele mas não se importou com o mei ambiente.
    11 anos de vida para se tocar do que vai acontecer e mais de 500 anos para pessoas e mesmo assim elas dizem :"por que cuidar pessoas são pagas para limpar, se não sujar o que elas v~~ao limpar ?"
    o pensamento de uma pessoa assim é pior coisa que á no mundo.
    na minha escola, na sexta série aprendemos que todos devem ajudar para salvar o meio ambiente e pessoas nem aí.
    se algo acontecer eu vou poder falar que ajudei a previner isto, ms outras pessoas só poderão pedir perdão a deus poi não ouvirão o que diziam.
    porfavor cuidem do nosso planeta, nós só temos uma vida para salva-lo.

  121. Heron disse:

    Bem como a sintese diz que vem de muitos anos então por isso talvez seria impossivel reverter o Aquecimento Global.

  122. danubia disse:

    eu acho que o ser humano esta acabando com o mundo

  123. karina disse:

    acho que o mundo esta acabando

  124. tais disse:

    sua materia é um maxímo era isso que eu estava procurando bjs xau…

  125. Marília Tenório disse:

    Uma reportagem bastante clara e objetiva, adorei a pesquisa. Freire tem razão ao tratar a respeito dos brasileiros que pensam q o Brasil está entácto. É hora de começarmos a exergar o futuro e pensarmo num melhor desenvolvimento sustentável.

  126. eric disse:

    vcs estão de parabens adorei o site

  127. ricardo barbedo disse:

    Existe alguma corrente de pensamento para se botar em prática o que já temos e pensar em opinões e massagens do ego para depois?

  128. Sidnei disse:

    gostei muito dessa reportagem .e Acho q o freire tem razão em relação aos pequenos apitos,pq se mudarmos as pequenas coisas quem sabe ñ teromos resultados nas grandes coisas..

  129. alexsandro franzon disse:

    Eu penso que a midia tenque ser mais transparente com relação ao aquecimento global, as cartas devem ser colocadas na mesa, e não ter medo de diser que o nosso planeta esta em estado de emergência, e assim concientisar a todos que todos devemos acatar as qualquer sugestão. OBRIGADO!!

  130. João Paulo Rodrigues de Lima disse:

    Eu penso que o planeta está retroagindo é como se fosse um cilco continuo,também acho que as mudanças climáticas são decorrentes do aumento da população e esse aumento nos revela que nossa ignorância poem em risco a vida dos outros animais.

  131. Bruna Giuliana Karine disse:

    Eu penso que enquanto estamos preocupados com carros,celulares,e outros bens materiais;que nos dão conforto ecessivo demais podendo ter conforto com coisas que não prejudicam a Terra.E temos que pensar que não estamos só nos matando mas estamos matando também os seres vivos,e não adianta falar que:"eu não poluo!"Porque todos nós poluimos de alguma forma:jogando lixo na rua etc…Construindo uma usina hidrelétrica,nuclear etc.
    E não adianta empurrar a culpa um pro outro,se não tivermos a consciência que estamos errando também.
    Então temos que mudar nosso comportamento.Se não aonde vamos parar?!
    Estamos desenhando nossa própria "MORTE"!Não só a nossa, mas de animais e vegetais.
    E se continuarmos assim,que mundo deixaremos para nossos filhos e netos?

  132. Jucelio Silverio Miranda disse:

    Enquanto as pessoas se preocupam no bem material e a União só se preocupa na arrecadação de impostos das grandes empresas, o Planeta Terra sofrerá consequências que o tempo estará disposto a fazer crer. Onde, outrora, o calor era incessante, hoje temos frio inexplicável.
    Enquanto houver veículos de informação e pessoas que realmente se empenham e que buscam a conscientização, a dor e o sofrimento do Planeta será minimizado ou até mesmo encerrado.
    Parabéns pela matéria e pelo incentivo que tem nos dado, pela doação de informações que nos fazem crer que o amanhã poderá ser melhor, mais limpo e menos carente.

  133. sylmara disse:

    gostei muito dessa matéria, pois vinha falando o que eu exatamente precisava,e diz o que nós seres humanos fazemos com a nossa terra!!!

  134. Joaquim lousado disse:

    Gostei muito desta matéria pois nos mostra, o que nós seres humanos estamos fazendo com nossa terra.

  135. Laura disse:

    Gostei muito desta matéria, pois fala de maneira bem sucinta a realidade que nosso planeta está sofrendo e que muitas pessoas, mesmo assistindo todos os dias as notícias, ainda não acordaram para a situação.

  136. Paulo Afonso disse:

    Eu gostei muito dessa matéria pois o homem agorá está enxergando que ele mesmo está acabando com o mundo.A maioria pensam assim: "Eu já estou ficando velho e não preciso me preocupar com isso…logo logo eu vou morrer…",e esquecem das próximas gerações.Como disse na reportagem não é de hoje que esse assunto é discutido, mas só agora que o mundo começou a tomar atitudes para evitar o pior…

  137. Carla disse:

    Eu achei muito interessante essa materia, para relatar o que esta acontecendo no nosso planeta.

  138. Mariana disse:

    Eu achei isso ótimo…
    é muito importante o homem saber que se poluir o ar… jogar um lixinho qualquer num rio, acender um pequeno fósforo ou alguma outra coisa… possa estar colocando em risco a sua própria vida… e da sua família também…
    O homem nem faz ideia de que o que ele esta fazendo possa estar prejudicando a sua saúde,,,,
    achei 10 100 1000 essa matéria… adoreiiiiiiiiiiii!!!!!!!
    voces estão de parabéns!!!!!!!!!

  139. filipe da silva de eua disse:

    eu achei muito enteressante gostei muito que venha ficar mais e mais legal

  140. milton c. trindade disse:

    Uma grande reportagem está de parabéns sirva de exemplo para nossos governantes ter mais cuidado.

  141. Rafael (Macajuba) disse:

    Não é novidade falarmos de aquecimento global,porém é muito necessário que esse assunto seja tratado com muita seriedade,principalmente por parte da mídia,muito obrigado por nos ajudar a cuidar do nosso planeta e parabéns!

  142. armando claudio freire silva disse:

    quanto mais nos falarmos de aquecimento, melhor será para lutarmos contra quanto este capitalismo absurdo que nos vivemos.

  143. Bruna disse:

    Eu acho muito importante passar essa notícia sobre o aquecimento global e lembrarmos de que devemos colaborar também com esse tipo de causa mundial!!!
    Obrigada continuem sempre assim,vcs são ótimos!!!

  144. Gabriela-12 anos disse:

    Eu acho muito bom,saber que existem pessoas que se importam com esse fato do Aquecimento global,só gostaria de ver mais figuras a respeito,obrigado e cntinuem assim!

  145. Thayse disse:

    Nossa…O pesquisadOr tá de ParabénX pelO sucessO…Eu até me enteressei pelO assuntO e
    Vou até indicar esse site para amigOX…
    O site é 10… o assuntO é 1.000!!
    ParabénX msm…MuitO sucessO ai prO grupO…
    BjãO!!

    Prax pessoax q leram…

    =)

    xD

  146. Alex Depieri disse:

    Gostei muito dessa reportagem pois conta tudo que estamos vivemos e o que acontecerá mais para frente. A população tem que valorizar o nosso meio ambiente.

  147. Suzineide Silva Soares Dias disse:

    A reportagem é maravilhosa,na verdade temos que nos conscientizar
    de que esse problema é de todos nós.Cada um tem a sua
    parcela de responsabilidade.

  148. Aleide disse:

    Essa reportagem é simplesmente maravilhosa, tem tudo o que eu preciso.obrigada

  149. karina disse:

    Gostaria de dizer que achei maravilhosa a reportagem, se todos tivessem interesse de saber sobre esse assunto acredito que teriamos muitos resultados.

    precisamos fazer a diferença para salvar esse mundo maravilhoso que vivemos

  150. wânia disse:

    gostei muito dessa reportagem,que esta mostrando uma realidade que vivemos e que muita gente nao esta preocupado meus parabens!!!

  151. AMANDA disse:

    a realidade esta ai para todos nao é mais temos q nos conscientizarmos e procura "melhorar"o quadro negro em q nos estamos hoje!!!!!!!!!!!!!!!

  152. evanirr disse:

    ESTA DE PARABENS ADORIE A REPORTAGEM BOM SABER QUE AS PESSOAS ESTÂO SE ENTEREÇANDO MS PELO ASUNTO
    QUE CONHEÇAM CONSEQUENCIAS ASSIM POSSA AJUDAR A RESOUVER…

  153. Gabriela de Paula disse:

    Gostei muito dessa reportagem,isso demonstra para o povo que tudo tem uma solução e se queremos salvar o meio ambiente temos que começar dentro de nossas próprias casas…so falta o povo acordar para a realidade, pois parece que nao estao nem um poucos preocupados com isso. Vocês estao de Parabens, continuem assim..

  154. wanessa disse:

    muito bom,gostei da reportaem e a observação de que o brasil sofrerá tambem com aqucimento global!

  155. Leitora disse:

    muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuio bom!!!!!!!!!!!!!!!

  156. Jennyfer dos Santos Lima Pereira disse:

    gostei muito o que fala esse documentário ,realmente nos precisamos colocar isso em pratica para que o nosso futuro vem ser melhor!!! beijosss… amei tudo!!!

  157. irani carla disse:

    eu acredito que o aquecimento global possa ser controlado claro que com as comtribuições de todos se todos coperar_mos e fizermos a nossa parte por isso o que temos que fazer e concertar os estragos que fizemos na natureza enquanto ainda e tempo!!!!!!!!!!!!

  158. Deyse Maria disse:

    Adorei este site,pois me fez compreender mais sobre o assunto,vcs estão de parabéns.
    Medalha de Ouro para todos!!!!valeuuuuu!

  159. Deborah Amaral disse:

    Parabéns pelo documentário o qual resaltou os problemas causados pelo aquecimento e a importância das atitudes que contribuam para o controle do efeito estufa!!! Gostei muito

  160. Nadir Ribeiro dos Santos disse:

    esse site pra mim é exelente!!adoro vcs o documentário e tudo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    beijos!!

  161. Priscila disse:

    Parabéns aos editores,é otima essa matéria,gostei bastante.Me ajudou em alguns trabalhos e me fez entender tudo sobre o Aquecimento Global.Parabéns.

  162. debora disse:

    eu acho que isso é muito bom para nossa vida

  163. Debora e Karina Cleto disse:

    Parabéns aos editores dessa matéria sobre Aquecimento Global, que passa informações a nós os jovens de modo claro e interativo……. agora estarei sempre por aqui para saber mais!

  164. karina Cleto disse:

    Parabéns aos editores da matéria sobre aquecimento global, que sabe passar informaçoes de um modo pratico e eficiente!

  165. claudemir sabino disse:

    este esclarecimento é de grande valia pois nao sabia de varias colocaçoe qe foram feitas a cerca do aquecimento global e que vai me ajudar em uma pesquisa academica muito obrigado

  166. maria do socorro disse:

    Parabéns a sua matéria é ótima

  167. Maria Carmelia disse:

    muito bom esse esclarecimento sobre essa situação a qual nos encontramos,com isso as pessoas podem se conscientizar que somos os maiores contribuintes da destruição do planeta e que podemos não reverter de uma vez tudo isso mas podemos amenizar o problema.

  168. isabele lays disse:

    muito tarde as pessoas vieram se dar conta que não devemos poluir o meio ambiente,agora estamos colhendo o que plantamos no passado.

  169. Júnior Angelim disse:

    É indispensável discutir cada vez mais sobre o aquecimento global, questão que tanto preocupa, hoje em dia, a sociedade mundial.
    Estou fazendo uma pesquisa escolar sobre o tema, e este site enriqueceu mais ainda meus conhecimentos sobre o assunto.

  170. taís disse:

    poluiçâo é sem noçâo!!!

  171. Dalita Cristiane disse:

    Olá, acho super válido trocar idéa sobre o aquecimento global. Até porque as pessoas deixam o assunto esfriar e vão lembrar somente quando a coisa aperta. Muitas se acomodam, mas na minha opinião o culpados disso tudo estar acontecendo somos nós mesmos. Falta consciencia para muitasa. Eu estou fazendo um documentário sobre esse assunto que está cada vez mais preocupante. Gostaria que alguém me mandasse o e-mail do físico Antonio Carlos pra tirar algumas dúvidas.

    Grata!

  172. caio disse:

    porque niquem cuida do nosso planeta?????

  173. diego disse:

    Eu acho que devemos tomar as providencias o mais rapido possivel

  174. vanessa disse:

    excelente perquisa,e inteligentimente explicada,esclarecida de uma forma clara,para q todos possam entender facilmente

  175. diogo disse:

    eu acho isso legal por que é bom aprender sobre nosso palaneta

  176. raquel disse:

    Que podemos fazer melhor, para pelo menos ainda conservar o que nos temos.
    O que adianta so nos lamentar pelo que esta acontecendo e com isso perdendo tempo, vamos agir, e nao ficar de braços cruzados.

  177. josiane de fatima franco disse:

    isso esta muito certo eu adorei e muito legal

  178. jefferson disse:

    esta pesquisa é muitointeressante parabens

  179. Silvio disse:

    muito legal msm
    achei muitas coisas legais ki ñ achei em outras paginas

  180. val disse:

    excelente pesquisa,

    val

  181. aloma disse:

    me imaginei q nao ia achar oq eu prescisava mas foi muito facil.Adorei este saite.
    bjus

  182. Karol... disse:

    Nossa essa pesquisa foi uma das mais interessantes que eu achei até agora, pois estou pesquisando para um trabalho de escola, e estou achando essa pesquisa muito importante para todos, essa é uma das pesquisas mais completa e importante. Bom concerteza vou tirar um 10 nessa maravilhosa pesquisa sobre o Aquecimento Global…
    Vou ficando por aqui mesmo!!…

    Bjusss

  183. rosicler disse:

    Tenho certeza que, diante de tamanha catástrofe, que atinge nosso amado planeta, tem que ser feito algo,mas o mais rápido possível, para amenizar a situação, já que, o que fizeram ao nosso planeta é irreverssível, é uma pena, fico muito triste c/tudo isso,mas como mudar?Quem vai fazer algo para mudar essa situação que vivemos hoje?Sinceramente espero que não demorem, diante do que foi mostrado, afinal, estamos falando de VIDAS QUE ESTÃO MORRENDO E VIDAS QUE AINDA IRÃO MORRER!!!

  184. isabelle (12) disse:

    nossa eu achei perfeita essa pesquisa umas das mais completas de todas que eu ja pesquiseiacho que eu vo tirar um dez nessa pesquisa bom vai ficando por aqui tahau bjoooos

  185. Maísa Campos disse:

    Deveriamos ser menos egoístas, não podemos deixar de pensar no presente, não o presente em que vivemos, mas sim o presente que estamos deixando para nossos filhos e netos, e para as próximas gerações. Será que o futuro vai gostar desse nosso presente, acho que não. Vamos mudar, começando pelo nosso quintal.

  186. Sylvio Portugal disse:

    O homem não tem a menor preocupação com a preservação. Pensa somente e exclusivamente em usufruir do presente, sem o pressentimento do futuro…!!!

  187. gene disse:

    PRECISAMOS AGIR, ESTA É APALAVRA DE ORDEM!!!

  188. GRACIELE XAVIER disse:

    Gostei muito parabems!!!

  189. JOSEANE disse:

    Eu fico muito triste com tudo isso porque amo o meu planeta. vc acha que não é nada até vc vê mais claramente,eu assistir um filme sobre esse assunto e fiquei chocada, com o tamanho da gravidade do problema. Acho que o povo devia se concientizar de uma vez e fazer algo p/ mudar isso.

  190. jorge disse:

    Vamos mudar isso?

  191. Jessica disse:

    muito legal e interesante

  192. Bernadete Mota disse:

    Falar sobre o aquecimento global é um assunto muito sério, mais que precisamos discutir o mais rápido possivel, pois o tempo estar passando que nem sentimos e isso já faz parte do aquecimento global. Vamos lá pessoal, vamos cuidar do nosso planeta como cuidamos dos nossos filhos, onde queremos sempre o melhor para eles, e pq não tratarmos do aquecimento global como um poder destrutivo para as nossas gerações futuras "nossos filhos"? É por isso que devemos urgentemente nos preocuparmos com esse assunto. Qual é a mãe ou o pai que quer ver seus filhos sofrendo neste mundo. NENHUM.
    Valeuuu!! Vamos lutar pelo planeta melhor… Abraços!!!

  193. Nara Medina disse:

    acho que se todos se convenserem de que os recursos naturais são esgotáveis e que se não cuidarmos do nosso planeta quem vai sofrer somos nós. Podemos começar com gestos bem simples: Fazendo a coleta seletiva que é o método mais simples e que não possui um alto custo financeiro.
    Eu tenho apenas 15 anos e já me concientizei da importância do meu planeta.

  194. marianna disse:

    acho que se cada um fizer sua parte podemos sim melhorar o mundo
    gostaria de fazer uma pergunta estou planejando um projeto para minha escola sobre o aquecimento global eu estava pensando em recicler lixo pedir para a prefeitora da cidade passar nas casas ai o projeto nao vai ser so na casa vai ser tanbem na comunidade tuda tudo mundo fazendo sua parte fazer palestra na escola o que vcs acham me dam uma ideia ok…

  195. thais e william disse:

    devemos começar a cuidar do nosso planeta e consequentemente de nós mesmos evitando as causas do aquecimento a partir de ontem, antes que seja tarde demais…

  196. Anônimo disse:

    diana 18/07/2007
    temos que valorizar
    a natureza como nunca valorizarmos antes. porque tudo que Nao cuidamos perdemos. e perde aquilo que Deus nos deu e muito triste. a natureza………………

  197. Tamires disse:

    O aquecimento global vem afetando de tal forma o mundo que ate os bichos que nao fizeram nada estao sofrendo as consequencias….
    Plantar arvores é umas das pequenas coisas que devemos fazer.Para combater que o efeito estufa se agrave devemos nos unir em combate com as grandes indistrias, principalmente as petroliferas….
    temos que botar consiencia na cabeça das pessoas…
    So isso ja é uma grande coisa…

  198. Leila disse:

    Toda medida é preciso ser tomada para combater o Aquecimento Global. Este é um problema mundial, não estamos extintos deste problema. É importante lembrar que este assunto é muito extenso. Não trata-se somente de simples mudanças climáticas. Plantar árvores é uma pequena solução para um problema tão grande, no entanto é necessária e importante. Vamos replantar oque foi devastado, economizar água, utilizar energia solar, preservar o meio ambiente, nos reeducar e noss conscientizar de que o assunto é sério. Não esperem somente pelo governo o assunto é de interesse de todos e se cada um não fizer a sua parte o que será de nosso "Planeta Azul"?
    A solução não deixar de usar carros, fechar as fábricas, evitar a circulação dos ônibus. Sei que o homem é criativo e um tanto inteligente para solucionar muitos problemas sem exagerar em medidas que trarão pouco resultados.

    Vamos lá gente! Fazendo nossa parte HOJE, seremos heróis no futuro!

    Particpe da Campanha "Este Planeta Há de Sobreviver" – Aquecimento Global.
    E-mail leilane.farias@terra.com.br
    (11)4161-0912

  199. CICERO OLIVEIRA disse:

    Acho que só plantar arvores e falar que está fazendo algo pelo emio ambiente não resolve.
    Plantar arvores é bom, mas será que essas arvores irão dar frutos? Precisamos é mudar o sistema de exploração e até de vida. Será que estamos dispostos abrir mão dos confortos da vida, como deixar o carro na garagem, desligar o Ar Condicionado, não comprar produtos em embalagens descartaveis, será que estamos mosmo dispostos a agir?

  200. wemerson andrade disse:

    eu acho q falar sobre aquecimento global e um assunto muito serio a ser tratado,com calma e consciencia mas sem demorar muito mas eu ainda tenho esperança principalmemte agora depois dessa campanha o live earth vai fazer muitas pessoas se conscientizarem!mas eu como um bom brasileiro tenho espernças!!!!!

  201. lucia helena disse:

    o homem nao está preocupado com a humanidade, mas o interessante é que ele faz parte dela. Há um Deus que é justo e está sempre de olhos abertos para tudo.
    Muitos sao prejudicados pelo aquecimento global, principalmente quem trabalha nas ruas para se manterem. É necessária mais divulgaçâo sobre o assunto, para nâo chegarmos ao extremo.

  202. luana vieira disse:

    adorei este site;e muito importante fala sobre aquecimento global,o q esta acontecendo no dia-a-dia……

  203. lucemberg disse:

    Fico muito feliz ão ver tanta gente empenhada para ajudar a destruir essa ameaça a terra.

  204. DIEGO M COSTA disse:

    PERFEITA COLOCAÇAO MAS SO ISSO NAO VAI AJUDAR EM MUITA COISA O JEITO E CONTINUAR COM AS PESQUISAS E INCENTIVAR A PRATICAR OS CUIDADOS COM MEIO AMBIENTA.

  205. suellen Paganote disse:

    Estamos vivendo uma ação, uma reação.O homem, nem descobriu toda a biodiversidade do planeta, e saiu a procura do nada no espaço, deixou para traz a destruíção do
    PLANETA + bonito do Universo.Agora está deixando também rastros de lixo e material radiotivo solto no espaço. Reverter, acho impossível…principalmente onde não há conciência.(Deus tenha piedade de nós)

  206. Leandro Natalino disse:

    Creio que em vez de criar politicas econônicas sobre o aquecimento global, nossos representantes deveriam pensar um pouco em preservar o que ainda existe de precioso em nosso planeta.
    O Congresso Nacional, no meu ver e também no sentido geral, deveria existir para resolver problemas do POVO BRASILEIRO, e não para ficar resolvendo problemas pessoais dos parlamentares.
    espero que o PAC, que o Governo LULA está lançando dê bons resultados, mas de forma neutralizada ao meio ambiente, ou seja, sem agredir o nosso ecossistema.

  207. guilherme disse:

    Aqui em campo grande – rj, nós já começamos o replantio de áreas desmatadas os morros começam a ficar verdes de novo. Vamos todos plantar uma árvore e contribuir para um mundo melhor.

  208. Kelly Dayane disse:

    Adorei essa matéria,devem cantinuar publicando para as pessoas tomar uma iniciativa e tomar conta desse fenômeno.

  209. Wellington B. disse:

    Olha, muito boa a matéria e, ressalto que o Brasil não está livre dos efeitos do aquecimento global gente!!!Apesar de irreverssível,nós podemos fazer cada um a sua parte, do menor ao maior.

  210. gustavo disse:

    Vocês quebraram o meu galho

  211. Gabriela(12 anos) disse:

    Eu acho que o homen está cavando sua própria cova.
    Esse assunto do aquecimento global está cada vez mais sério e as pessoas não estão nem um pouco preocupadas com isso,é um assunto muito sério e apesar de sério a politica simplesmente fecha os olhos para essa questão.
    A cada ano as geleiras vao se destruindo,somente 40% das pessoas do mundo recebem agua potavel.É uma questao politica e não uma questão moral.
    Existem muitos nochos ecologicos que estão sendo afetados pelo aquecimento global!Em 20 anos apareceram 30 doencas que já mataram muitas pessoas,especies estào desaparecendo 20 vezes mais rapido do que antigamente…
    Temos que tomar alguma providencia! gnete se liga!!

  212. luana disse:

    muito interesante e acredito que seja a pura verdade do nosso planeta e talvez do mundo

    com essas pesquisas podamos saber com quem estamos lidando se é com uma besteira ou com uma causa muito importante para as nossas vidas,pois várias pessoas acham que e´tudo mentira que é uma causa besta e sem sentido com base sem razam.

    thau

  213. Dandara disse:

    O planeta está correndo um risco,e não é de hoje;temos que ter a consciência que fazemos parte deste,e não basta apenas lembrar ou ouvir, temos que…
    …trabalhar,ajudar ,fazer
    algo, pelo menos fazer a nossa parte!!
    você que está lendo essa minha opinião e decisão que todos nós devemos tomar, não joque papel de bala nas ruas, não faça isso, por mais que pareca mínimo prejudicará você e bem provável seus descêndentes.
    Cuide do planeta, ele é muito grande sim, mais a nossa poluição está sendo maior!!! não se orgulhe por isso pensse no próximo pense em você!!e
    se você ainda não tomou uma decisão não se esqueça desta frade:
    SE NÃO CUIDARMOS,SE NÃO FIZERMOS O QUE DEVE SER FEITO, A LUTA PELA VIDA SERÁ EM VÃO!!!
    não se esqueça …por favor,pois é com você …você tem essa oportunidade insentive os outros para termos fé e fazermos algo já
    xau … você conte essa matéria para os outros e obrigada

  214. Márcio Matiello disse:

    O ibama deve multar os fazendeiros la do mato grosso, não nóis aqui de união do oeste, se nóis derubar uma árvore para lenha ele vem e multam noís, o os fazendeiros de lá no mato grosso não fazem nada.

  215. nubia isabela barbosa disse:

    eu achei este si-te muito interessante ,com ele eu estou podendo realizar um trabalho de escola muito importante.
    bjos isabela

  216. Karen Dantas disse:

    Uma excelente reportagem! Uma das soluções para o aquecimento global e todas essas questões ambientais é a conscientização do ser humano em preservar a natureza.Se cada um de nós fizermos a nossa parte teremos etsaríamos solucionando e evitando sérias consequências do aquecimento.E os nossos filhos? O mundo está um verdadeiro caos, não podemos esperar pelos políticos,cientistas ou que a natureza se renove,temos que lutar pelos projetos ambientais.

  217. Nelson da Cruz disse:

    rica informação. excelente, gostava que colocassem mais materia do genero, para uma melhor informação e formação de embientalistas. maravilhoso…

  218. wanessa de oliveira disse:

    Acho que assuntos como esse devem está sempre em pauta,para uma nova consciencia da população em busca de uma grande melhora..

  219. Juarez da Silva dos Santos disse:

    A pesquisa foi uma ótima maneira para está incentivando as pessoas de que o aquecimento global está sendo cada vez pior,se não cuidarmos podemos matarmos a nós mesmos,entendeu?

  220. cleverson dos santos junior disse:

    eu acho que o homem tem que cuidar mais do meio ambiente para que no futuro nossos filhos fiquem bem sem se preucupar

  221. daiana e djonatam disse:

    penso que falamos de mais e agimos de menos,ao inves de apenas falarmos temos de agir um pouco, a partir do momento que nos dermos conta dos estragos que causasmos e continuamos causando ai quen sabe as ideias saiam do papel!

  222. WALTER disse:

    fiquei de boca aberta diante de tal situação que passa nosso planeta terra, via isso a distancia mais agora, estarei sendo mais um a desperta nas pessoas a nossa situação de degradação .. vlw

  223. mariana disse:

    eu achei esta materia muito legal nunca vi tao completa eu ja tinha pesquisado mas nao tinha nada entrei nessa e adorei agora tenho certeza q tiro 10

  224. Gilberto Nogueira disse:

    Muito boa a materia em defesa do não aquecimento global.Nada melhor mesmo de imediato e com efeito de suma importancia, seria o replantio de nossas florestas já devastada desde o descobrimento,sobretudo a nossa mata atlantica. Um programa de recuperação de florestas deveria passar pelas escolas publicas de forma a concientizar o aluno de 1° e segunda fase para tal fim, plante uma arvore em seu quintal e cuide dela chamando-a de minha irmansinha, esse jovem amanhã seria um predador a menos. É o q penso.
    Saudações ambientais, Giba Nogueira. FLORESTA PARA SEMPRE.

  225. Leandro Silva disse:

    Materia de muito bom gosto e de muita relevância. Muito bom!

  226. barbara disse:

    eu achei esse site um maximo

  227. Luiz Carlos Ruschel disse:

    Bastante sobria a analise feita nesta materia. Ja havia pensado sob esta otica…o planeta evolui como um ser vivo…sofrendo as consequencias do meio, sujeito a fenomenos naturais que estao em andamento desde a criaçao do universo. Porem, isto nao eh argumento para que o homem nao faça sua parte para diminuir o impacto desse modelo de sociedade adotado em q se precisa consumir cada vez mais para manter os indices de crescimento. Penso que junto com medidas praticas, como as citadas, uso racional da agua e energia, deve se começar a repensar esse modelo de sociedade tambem ja que todo processo que envolve mudanças estruturais e lento e gradual. Ao meu ver estamos no limiar de uma nova era, assim como os grandes eventos que marcaram a historia da humanidade citados na materia. Estamos convidados a ser os protagonistas dessas mudanças !
    Um abraço.

  228. leticia disse:

    nossa acho maravilhoso o que vcs fazem para ajudar o planeta.Eu não faço nada, mas agora vou fazer pode ter certeza!!

  229. joao carlos zotti disse:

    Eu acho que não tem mais salvação o mundo

  230. jeferson j cardoso disse:

    não podemos brincar com a mãe natureza

  231. Thais disse:

    Muito boaa materia,OTIMA,pois precisava desta materia que tem todo o conteudo pra fazer um trabalho escolar.
    Acho que nos devemos tomar providencias antes que seja tarde de mais e nao se tenha mais como voltar atras!

  232. mayara disse:

    parabens eu gostei muito do site…
    valeuuuuuuu
    encontrei oque eu queria.

  233. Scarlett disse:

    A materia esta otimaa!hj em dia não falta recursos para manter as pessoas bem informadas e ficar cientes sobre os prejuisos que o aquecimengo global pode chegar a causar ou que ja esta causando…
    So resta a cada pessoa ter uma conciencia!

  234. Antônio brandão disse:

    BOA MATERIA ! Precisamos fazer algo urgente,temos que pensar nos nossos filhos e netos. EX,ESSAS SACOLINHA DE SUPERMERCADO DEVERIAMOS EXCLUIRMOS ELAS E FABRICAR SO SACOLA DE PAPEL.

  235. natanael faria disse:

    Parabéns pela matéria, muito importante, para quem pensa no futuro.

  236. Lucinea de Araujo Silva disse:

    ótima a matéria

  237. nathalia disse:

    Estamos mesmo

  238. Elder Andrade Fernandes disse:

    Gostaria simplesmente parabenizar ao Freitas pela brilhante pesquisa,e se possível ampliar para outras milhares de pessoas que tenha acesso e que possamos nos concientizar cada vez mais.

  239. João Marcos V. Santos disse:

    Ótima pesquisa.
    É preciso mudar a mentalidade de 99,9% da população mundial, pois um fato leva a outro. A ganancia do homem e o seu despota desejo, o faz agir sem pensar no melhor futuro.

  240. Edmara Cometti Machado disse:

    Gostaria de agradecer a excelente matéria que o físico Antonio Carlos de Freitas publicou, pois será através dela que trabalharei com os pais de meus alunos num projeto chamado "Hemeroteca Volante", onde a família lerá o artigo e deverá dar sua opinião a respeito. Encontrei a matéria certa para poder envolver não só meus alunos do Ensino Infantil como sensibilizar e mostrar o problema à família, ainda mais que trabalho na zona rural e a maioria não têm acesso a esse tipo de texto informativo; pois se nós não começarmos a fazer pequenas ações com nossos educandos, serão eles mesmos os prejudicados futuramente.

  241. Luiza Bloom disse:

    É impressionante a quantidade de informações que eu consegui achar nessa matéria. Estou cursando o segundo colegial, e preciso desse tema para uma redação! Consegui achar tudo o que eu precisava. Excelente!

  242. ariele mauricio p da silva disse:

    comcordo plenamente com o pesquisador da uerj.nao adianta querermos criar mas tecnologia , pra que? nao veem que é a tecnologia que esta acabando com a terra!

  243. Débora rhuane da costa moreira disse:

    Eu achei muito interessante mais na minha opiniao voces estao corretissimos. Meus Parabens Antonio Carlos de freita

  244. JULIO DE AVELAR disse:

    NÃO EQUEÇAMOS QUE O SOL ESTA EXPANDINDO,E A SUA ENERGIA VAI CADA VEZ MAIS ,VAI AUMENTAR, SEU TAMANHO, COM RELAÇÃO À TERRA É UM DISPROPÓSITO,E AINDA TEMOS TB 25%DA SUPERFICIE DA TERRA,(3/4 É AGUA) E DESTE 25%, SOMENTE 11.8%,QUE "POLUI", SIM É IRREVERSÍVEL, NÃO POR NÓS,MAS PELA DINAMICA EVOLUTIVA DO UNIVERSO……

  245. gilney costa disse:

    ESSA INFORMAÇAO NO MÍNIMO
    E PAVOROSA,MAS CHEIA DE VERACIDADE,HAJA VISTA QUE O
    ASSUNTO NAO É BRINCADEIRA,AQUI NO PARÁ O DESMATAMENTO FLORESTAL NÃO TEM PLANEJAMENTO ALGUN,SÓ NO PAPEL DO IBAMA,E NAS DECISÕES DOS PARLAMENTARES.
    ELES NÃO LEMBRAM QUE MEIO
    AMBIENTE TAMBÉM E MEIO DE VIDA.

  246. David Lucas Gomes Leite disse:

    Se esse problema continuar e a populacão mundial não levar em conta esses problemas, o que sera do mundo daqui a alguns anos? onde iremos parar?

  247. Vieira de Souza disse:

    Parabens, a todos q lutam pela manutencao das vidas em nosso planeta.

  248. Rosana olveira disse:

    É triste ver td isso acontecendo,e saber q somos nós q causamos,e mesmo assim tem gente que acha que é conversa de cientista.Tomara que todos se concientizem e façam algo.

  249. Cristiano disse:

    penso que o a1quecimento global é um assunto muito sério á ser tratado, e que devemos começar dese agora, pois amanhã já será tarde!
    não podemos voltar atrás para faxer um novo começo, mas podemos começar agora e faxer um novo fim!

  250. diego mello disse:

    parabens a todos os cientistas pela reportagem!

  251. paloma disse:

    achei interesante que o que voces falan

  252. aline disse:

    eu achei muito legal bjs ass:aline

  253. naiara disse:

    achei superinteressante essa pesquisa e me ajudou bastante no desenvolvimento do meu trabalho escolar,alcançando nesse o valor total de pontos

  254. Luma e Eliana disse:

    Eu e a minha amiga achamos nada ver pq nois estamos querendo achar coisas do meio ambiente e nao desses merdas ai .

  255. Isabelle Graça Peixoto disse:

    Ficou excelente essa matéria 'a respeito do aquecimento, achei espetacular muito completa, de fácil entendimento,isso toda e qualquer pessoa q tenha acesso ao mesmo.
    Estando feliz tb com aquelas pessoas pelas quais se preocupam com tal catrástrofe deveria ser salientado tb de que o estrago senod feito não necessariamente ficará sem jeito. Como dizia uma avó em tudo nesa vida tem jeito menos para a morte, não é verdade! Com a conscientiização da população poderemos reduzir todos esses efeitos, isso se deve a plantações de plantas, cuidandomdo mei ambiente com menos carros poluentes. O carro hoje em dia por onda de tamanha violência se tornou muito comum tê-los em qualquer classe social, então donos e fabricantes de imóveis deve pensar como iram deixar os seus filhos nesse mundo cheio de mazelas mais ainda habitável, daqui a 50 anos como diz a reportagem será que ainda existe vida na terra?
    Podemos salientar tb que esse problema deveria ser visto e encabeçado por grandes empresários pois, gastam tanto dinheiro com “bobagens” pq que não pensar num bem coletivo? Pois, pensando e agindo assim poderar melhorar a situação de ambas as partes com menos gente morrendo e com certeza aumentando o número de compradores em suas respectivas empresas.
    Estando ecologicamente corretos podemos diminuir não só o clima do mundo e sim a falta de emprego pq a reciclagem já existia antes desse fatos virem realmnte a preocupar toda e qualquer pessoa, dando assim oportunidade 'a estudos dentre outras oisas que suas respectivas cidades, lugares , países precisam.
    Obrigada pela oportunidade de aprender mais um poucosobre esse aquecimento global.

  256. Camila Marques Soares disse:

    Uma otima materia!Hoje faço um prova de vestibular e na minha redação pode ou não cair este tema!agradeço a vcs por mostrarem isso aos brasileiros, pq acham que a vida é dó farra enão estam nem um pouco interessados em saber noticias do mundo !essa reportagem vai me ajudar bastante!

  257. RENATA disse:

    eu achei areportagem muito legal è bom saber que tem gente que cuida e não estraga.

  258. RENATA disse:

    EU ACHO QUE EM VEZ DE ESTRAGAR NÒS DEVERIAMOS PLANTAR.

  259. willian disse:

    estamos fritos!

  260. Fábio disse:

    Se cada um de nós fechar-mos a torneira quando escovar-mos os dentes, se fechar-mos o chuveiro quando estiver-mos enxaguando os cabelos, se deixar-mos o carro em casa, quando se puder-mos ir de coletivo, enfim, coisas que julgamos pequenas e muitas vezes sem significado algum para um problema de tamanha grandesa, mas são coisas, que se cada um fizer sua parte, com certeza obteremos resultados satisfatórios para a solução desta problemática.

  261. DOUGLAS DE OLIVEIRA LIMA disse:

    ISSO E UMA FALTA DE RESPEITO COM O PLANETA TERRA…

  262. gabriella disse:

    adorei o trabolho de voces

  263. bruna disse:

    achei essa materia muito boa e alias e´ boa pra quem esta aprendendo sobre aquecimento global

  264. caio castro disse:

    As pessoa deviam ser mais caltelossas com a natureza e o meio am
    biente escolar e csas(vamos preservar anaterza e o meio ambiente.)

  265. gabriela disse:

    Bom, acho isso tudo um grande problema que está se evoluindo cada vez mais pois o homem não tem consiencia do que está fazendo,acha isso tudo uma grande bobagem .mais no futuro eles vão ver o que é bom para a tosse !!
    Eu acho que todos nós devemos tomar consiência e parar de poluir. sei que isso não vai solucionar p problema mais vai pelo menos amenizar a situação.

  266. carolina disse:

    e agora?

  267. daniel junqueira disse:

    Em áreas temperadas com quatro estações, a estação de plantio e germinação seria mais longa e com maior incidência de chuvas. Isto seria benéfico de muitas formas para estas áreas. No entanto, partes menos temperadas do mundo provavelmente veriam um aumento de temperatura e uma diminuição brutal no índice de chuvas, causando longos períodos de seca e o surgimento de desertos

  268. maria lucia de sousa disse:

    “sabemos que começar é de todos,e desistir é dos fracos”Então não fça como muitos medrosos que começam a ajudar e depois desistem no meio do caminho,é dever nosso cuidar do nosso País,pois as proximas geraçoes nçao tem culpa das irresponsabilidades desses fracos,é preciso concientizar-se e concientizar os outros a cuidar bem do lugar onde vc vive,e de onde vão viver nossos filhos,netos e bisnetos.Agora fica uma pergunta a vc que ainda não faz nada para amenizar a situação.
    Que futuro vc deseja para os seus descendentes?
    pense nisso!

  269. jasse allano mendes disse:

    adorei a materia,E é depois desses exemplos que todos nos devemos colocar um pouco a mão na consciencia e cada um tentar fazer a sua parte
    por que se nos não fizermos quem vai fazer?

  270. Ligia disse:

    É uma matéria boa, é estará enriquecendo o projeto que estou desenvolvendo com meu grupo de estudantes do 5ºano. Caso tenha mais matérias a respeito, estou interessada.
    Obrigada.

  271. Indiara disse:

    Eu achei a matéria muito boa,e acho que esse tipo de coisa tem que ser publicado seguidamente

  272. Karla disse:

    Sua materia é muito boa…
    Todos falam,falam,mas agir que é bom nada!!!!
    Talvez devessemos sofrer mais um pouco com todas as catastrofes que ainda estão por vir…

  273. Cristina Nolasco disse:

    O aquecimento global é um problema sério e que todos nós de uma certa maneira somos responsáveis. Se cada pessoa do planeta fizer a sua parte não vamos resolver o problema, mas amenizá-lo.

  274. kelhy disse:

    gostei da pesquisa,é incrivel como o homem possui inteligencia por demais,mas niguem pode impedir.o aquecimento global vem rapido e ligeiro.

  275. kelly disse:

    Eu acho q o aquecimento global nao tem jeito,assim como os furacões,os terremotos vem,e o homem não pode controlar,tambem o aquecimento global o homem não vai poder evitar,pois e a força da natureza.e a força de deus

  276. BRUNA disse:

    os homens estão poluindo o planeta com as fabricas e carros, onibus…
    presisamos parar, pois vamos morrer com esse calor insuportável.
    furacões, secas, enchentes…ainda vão destruir a terra.

  277. ANA CLAUDIA disse:

    graças as atividades humanas, o aquecimento global e suas consequências, hoje existem e ja não podemos reverter este quadro.
    muitas pessoas ficaram doentes, desabrigadas e muitas delas até mortas, devido ás enchentes, secas etc..
    sabemos que não tem como amenizar esses fatos que irão acontecer, embora, faça pouca diferença,todos temos que nos unir para não aumentar e tentar frear essas catástrofes.

  278. Natacha C. M. Fontana disse:

    Olá participo da corporação fundamental da antartica. fui muitas vezes lá e amei um lugar incrivel que o mundo não pode deixar acabar.
    o efeita estufa é algo prejudica o planeta !!!
    temos que ter conciencia do que fizemos e oque faremos.
    Obrigada
    Natacha C.M.Fontana

  279. LARISSA disse:

    esta otimo, mas faltava colovar no jornal para que todos vissem o quanto eles estao errados . mas alem de tudo isso esta otimo eu acharia otimo se todos soubesse o que nos estamos fazendo .

  280. Jorge B. Amado disse:

    Parabéns pela matéria neste momento delicado que se encontra o “Planeta Vida”, é como receber a noticia de que uma pessoa muito querida esta doente, mas existe cura depende nos.

  281. Inês disse:

    Acho que só os tolos poluem o ambiente

  282. Daiane disse:

    -Vc pode dizer por que isso acontesse com as pessoas,fala pra elas colaborarem com o aquecimento global e ajudar para o mundo nao virar de cabeça para baixo

  283. isabela miranda disse:

    SE A COLETA DE LIXO FOR DEVIDAMENTE SELECIONADA,E TIVER UM CAMINHÃO SÓ PARA COLHER MATERIAIS RECICLAVÉIS AJUDARÁ BASTANTE. PORÉM O NOSSO GOVERNO NÃO VAI QUERER DISPONIBILIZAR A QUANTIDADE DE CAMINHÕES DEVIDA,POIS ISSO EMPLICARÁ EM BILHÕES DE REAIS GASTO.

  284. Raquel disse:

    Àquele que escreveu esse reportagem e àqueles que a leram. Dêem uma olhada num filme sobre aqueciemnto global chamado Um verdade inconveniente. Depois, quem sabe, coloquem suas futuras opniões aqui! você vão se surpreender em como a situação já ultrapassou o nivel do normal e do próprio anormal! É um estado de alerta!

  285. andreiamarkus disse:

    ótima a matéria que pena que algumas pessoas não levam em consideração o que esta acontecendo com o mundo ou não os interessa muito mas um dia será tarde demais para conserta o erro. beijos a todos que se preocupam com meio ambiente .

  286. Cesar Bensabat disse:

    Acredito que um dia,os governantes adotarão uma medida de governo na qual,a população e as empresas poluidoras receberão abatimentos em empostos para aqueles que contribuírem efetivamente e comprovadamente na despoluição.Muito dinheiro é empregado e ao mesmo tempo roubado,nas campanhas despoluidoras.Havendo um emprego direto de concientização e obrigação nas escolas e empresas,poderá haver uma melhora rápida.

  287. Aparecida disse:

    achei muito preocupante os fatos relatados no texto, com estimativas alarmanes das concequencias do aquecimento global, pois se continuar almentando nessa proporçao, se não houver uma concientizaçao de todos será o nosso fim.
    bjos Cyda! É biu.

  288. edwin e sabrina disse:

    gostamos muito desse site,conseguimos fazer uma grande pesquisa em relação ao aquecimento global…

    espero que a equipe continue assim e o site fassa mais sucesso!

  289. Regis disse:

    E tudo bem preucupante, com certeza devemos nos consientizar e zelar por nossa terra, nosso mundo, pois somos nos que temos que cuidar dele.
    Acho que todas as opinioes sao validas, para mim o conteudo foi bem valido,estudarei mais a respeito pois e bom estarmos atualizado. Parabens pela abordagem.
    Vamos cuidar do nosso Planeta galera.

  290. Ludmilla Vieira disse:

    são reportagens como essa que enriquecem o nosso conhecimento e despertam o desejo de cuidar do nosso planeta!maravilha…

  291. renice s santos disse:

    o interessante de tudo isso é que sabemos,mascontinuamos sem fazer nada.pois é muito falar e debater sobre um problema e até encontrar a solução,o difícil é deixar a mordomia da vida moderna em melhoria do planeta .falar sempre é mais fácil do que fazer ,mesmo que o resultado do ter feito seja mais prazeroso.

  292. Perpetua. disse:

    Tudo isto é uma grande verdade. Porém devemos tomar pequenas atitudes ja nos nossos lares, como por exemplos deixarmos de usar desodorantes spray, de uso pessoal e domestico. Pode ser loucura, mas são pequenos habitos que faz a diferença.

  293. Perpetua. disse:

    Tudo isto é uma grande verdade. Porém devemos tomar pequenas atitudes ja nos nossos lares, como por exemplos deixarmos de usar desodorantes spray, de uso pessoal e domestico. Pode ser loucura, mas são pequenos habitos que faz a diferença.

  294. Carlos disse:

    Para que se comprir uma missão que e de contribuirpara que a sociedadeBrasileira conserve a naturesa cada cidadão deve ser o maior aliado da naturesa pois o que ela nos dá temos a obrigação de retribuir da melhor forma.

  295. Carlos disse:

    Para que se comprir uma missão que e de contribuirpara que a sociedadeBrasileira conserve a naturesa cada cidadão deve ser o maior aliado da naturesa pois o que ela nos dá temos a obrigação de retribuir da melhor forma.

  296. Isadora lima disse:

    gostei muito da sua reportagem………

    mas estamos fritos!!

  297. Isadora lima disse:

    gostei muito da sua reportagem………

    mas estamos fritos!!

  298. Juliana Matias disse:

    Adorei a matéria!Agora só basta cada um se concientizar e fazer por onde.

  299. Juliana Matias disse:

    Adorei a matéria!Agora só basta cada um se concientizar e fazer por onde.

  300. Tiago Bartolomeu Bida disse:

    na proxima encarnação solicitarei um planeta somente meu… e assim certificarei de usalo convenientemente… mas claro sem abuso!!!

    Gostei do seu trabalho e da “ingnorancia” do leitor anônimo

  301. Tiago Bartolomeu Bida disse:

    na proxima encarnação solicitarei um planeta somente meu… e assim certificarei de usalo convenientemente… mas claro sem abuso!!!

    Gostei do seu trabalho e da “ingnorancia” do leitor anônimo

  302. Tiago Bartolomeu Bida disse:

    penso que precisamos de um planeta novinho em folha

  303. Tiago Bartolomeu Bida disse:

    penso que precisamos de um planeta novinho em folha

  304. MIka disse:

    isso é mesmo coisa sé ria

  305. MIka disse:

    isso é mesmo coisa sé ria

  306. claudio pazotto disse:

    13.4.2007 A atividade terrestre geo bio fisica e quimica nunca parou e pelo que se observa o planeta e jovem e esta em processo de amadurecimento pois a atividAde vulcanica e constante sob o mar e sobre a terra.Andar de carroca e jegue ou camelo nao faz parte da inteligencia cerebral humana e sim do animal.O paradoxo esta em nopssa forma de existir fisicamente e nao no aquecimento global provocado ou nao.O homosapiens deveria ser autonomo da natureza e no entanto e imagem de sua realidade fisica.Para iniciar o que mata e polui sao 6 bilhoes de intestinos que liberam uma carga mortifera e estazriamos todos mortos se os esgotos nao fossem tratados pelas bacterias e doencas que se disseminariam.Repito ai esta o paradoxo da existencia humana sobre o solo terrestre e nao sua manipulacao inteligent6e e economica da naztureza.A reinvindicacao esta na nossa estrutura fisica que possui aparelho excretor e para existir depende 100`/. da natureza.Reinvindique um homosapiens tgeneticamente modificado pois alem disso nao ha condicoes de existir em tempoeraturas extremas de frio calor e humidade e gases de todo tipo componentes da natureza.Da galaxia donde viemos e para la que nos dcevemos dirigir pois ao longo dos milenis estamos driblando a morte que caracteriza a vida terrestre. O equivoco,m o paradoxo nao e o aquecimento global e sim nossa fisicidade para existir,Ate o robo enferruja na terra e morre.Separemos o qwue e devido e busquemos fazer o clone humano sem os dejetos pois esses e que inviabilizam a vida.A industria deve continuar, mas o corpo e a intelifgencia ser outra.  O equivoco esta toda vez que voce aproxima do seu banheiro….

  307. claudio pazotto disse:

    13.4.2007 A atividade terrestre geo bio fisica e quimica nunca parou e pelo que se observa o planeta e jovem e esta em processo de amadurecimento pois a atividAde vulcanica e constante sob o mar e sobre a terra.Andar de carroca e jegue ou camelo nao faz parte da inteligencia cerebral humana e sim do animal.O paradoxo esta em nopssa forma de existir fisicamente e nao no aquecimento global provocado ou nao.O homosapiens deveria ser autonomo da natureza e no entanto e imagem de sua realidade fisica.Para iniciar o que mata e polui sao 6 bilhoes de intestinos que liberam uma carga mortifera e estazriamos todos mortos se os esgotos nao fossem tratados pelas bacterias e doencas que se disseminariam.Repito ai esta o paradoxo da existencia humana sobre o solo terrestre e nao sua manipulacao inteligent6e e economica da naztureza.A reinvindicacao esta na nossa estrutura fisica que possui aparelho excretor e para existir depende 100`/. da natureza.Reinvindique um homosapiens tgeneticamente modificado pois alem disso nao ha condicoes de existir em tempoeraturas extremas de frio calor e humidade e gases de todo tipo componentes da natureza.Da galaxia donde viemos e para la que nos dcevemos dirigir pois ao longo dos milenis estamos driblando a morte que caracteriza a vida terrestre. O equivoco,m o paradoxo nao e o aquecimento global e sim nossa fisicidade para existir,Ate o robo enferruja na terra e morre.Separemos o qwue e devido e busquemos fazer o clone humano sem os dejetos pois esses e que inviabilizam a vida.A industria deve continuar, mas o corpo e a intelifgencia ser outra.  O equivoco esta toda vez que voce aproxima do seu banheiro….

  308. claudio pazotto disse:

    13/04/2007 07.10h E importante observar que quando todos andavam sobre animais o planeta tinha suas reacoes intestinas: vulcoes, terremotos, movimentos de ventos pois o volume de florestas eram maiores. O que se querr ? Andar tropecando em folhas ou num ambiente asfaltado ? E um exagero culpar a tecnologia por todas essas alteracoes. O planeta nao @pode ter sido criado para vivermos sob o teto de folhas verdes , isso @e para passaros que tem um cerebro aquem dos nossos.Na verdade o planeta esta em atividade de amadurecimento pois a atividade geologica @e intensa e estamos jogados sobre uma bomba geologica. A estrutura fisica do homem nao tem forca para vencer a pressao da fisicidade do planeta. Que tal pensarmos que deveriamos ter um corpo fisico totalmente diferente do que temos ? pois o maior poluidor nao e a tecnologia quimica e sim os 6 bilhoes de intestinos pois nao havendo sistema sanitario ja estariamos todos mortos de doenca portanto o equivoco esta na nossa forma de existir fisicamente totalmente dependentes deste ciclo ecologico onde a faixa de vida e morte praticamente tem a mesma intensidade de forca.O que devemos nos questionar e como aparecer um homos sapiens geneticamente modificado e autonomo dos ciclos naturais sem os intestinos que te matam ferozmente como a naja quando levanta a cabeca e seu venenno @e mortal.Nos nao temos ocontrole da gravidade, do cosmos e dos ciclos envolvidos no campo bioquiomico etc.O paradoxo esta no tipo fisico em como o homem `e a imagem dessa natureza absurda e mortifera seja alterando ou nao o seu `equilibrio` pelas maquinarias existentes.6 bilhoes de dejetos do homem fariam com que todos morressem imediatamente.A industria tem que continuar.Quem nos trouxe de outro lugar ate este planeta, que nos modifique fisicamente.Temos que ser autonomos da natureza essa e a reinvindicacao principal e nao outra.

  309. claudio pazotto disse:

    13/04/2007 07.10h E importante observar que quando todos andavam sobre animais o planeta tinha suas reacoes intestinas: vulcoes, terremotos, movimentos de ventos pois o volume de florestas eram maiores. O que se querr ? Andar tropecando em folhas ou num ambiente asfaltado ? E um exagero culpar a tecnologia por todas essas alteracoes. O planeta nao @pode ter sido criado para vivermos sob o teto de folhas verdes , isso @e para passaros que tem um cerebro aquem dos nossos.Na verdade o planeta esta em atividade de amadurecimento pois a atividade geologica @e intensa e estamos jogados sobre uma bomba geologica. A estrutura fisica do homem nao tem forca para vencer a pressao da fisicidade do planeta. Que tal pensarmos que deveriamos ter um corpo fisico totalmente diferente do que temos ? pois o maior poluidor nao e a tecnologia quimica e sim os 6 bilhoes de intestinos pois nao havendo sistema sanitario ja estariamos todos mortos de doenca portanto o equivoco esta na nossa forma de existir fisicamente totalmente dependentes deste ciclo ecologico onde a faixa de vida e morte praticamente tem a mesma intensidade de forca.O que devemos nos questionar e como aparecer um homos sapiens geneticamente modificado e autonomo dos ciclos naturais sem os intestinos que te matam ferozmente como a naja quando levanta a cabeca e seu venenno @e mortal.Nos nao temos ocontrole da gravidade, do cosmos e dos ciclos envolvidos no campo bioquiomico etc.O paradoxo esta no tipo fisico em como o homem `e a imagem dessa natureza absurda e mortifera seja alterando ou nao o seu `equilibrio` pelas maquinarias existentes.6 bilhoes de dejetos do homem fariam com que todos morressem imediatamente.A industria tem que continuar.Quem nos trouxe de outro lugar ate este planeta, que nos modifique fisicamente.Temos que ser autonomos da natureza essa e a reinvindicacao principal e nao outra.

  310. deyse patricia disse:

    adorei suas reportagem e acho que nos estamos numa fria com tudo que esta acontecendo. Para mim e minha familia achamos que e um documentario bastante importante!

  311. deyse patricia disse:

    adorei suas reportagem e acho que nos estamos numa fria com tudo que esta acontecendo. Para mim e minha familia achamos que e um documentario bastante importante!

  312. ROSANA BREDA disse:

    o grito da terra.2006 foi um ano de mas noticias na terra e até fora dela,o simpatico mas diametralmente limidado Plutão acabou rebaixado á categoria de planeta anão,por decisão da união astronômica internacional.No oriente médio,aumentaram a chamas de três confritos que,alem das complicações externas,podem descambar para guerras civis,no Iraque,na Palestina e no Libano.O homem quem competiria administrar essas crises,George W.Bush,levou um chacoalhão,mas não parece ter caido na real.

  313. ROSANA BREDA disse:

    o grito da terra.2006 foi um ano de mas noticias na terra e até fora dela,o simpatico mas diametralmente limidado Plutão acabou rebaixado á categoria de planeta anão,por decisão da união astronômica internacional.No oriente médio,aumentaram a chamas de três confritos que,alem das complicações externas,podem descambar para guerras civis,no Iraque,na Palestina e no Libano.O homem quem competiria administrar essas crises,George W.Bush,levou um chacoalhão,mas não parece ter caido na real.

  314. CARLOS ALBERTO da SILVA disse:

    LOGO LOGO TUDO EXPLODE,SE AS GRANDES FABRICAS,E OS SERES HUMANOS NÃO SE CUIDAREM,DO RESTINHO QUE AINDA TEMOS.

  315. CARLOS ALBERTO da SILVA disse:

    LOGO LOGO TUDO EXPLODE,SE AS GRANDES FABRICAS,E OS SERES HUMANOS NÃO SE CUIDAREM,DO RESTINHO QUE AINDA TEMOS.

  316. luisa disse:

    amei essa matéria queria saber + sobre essa querida matérria conte +

  317. luisa disse:

    amei essa matéria queria saber + sobre essa querida matérria conte +

  318. Keith disse:

    Gostaria de saber mais sob
    AS reportagens sob o aquecimento Global!

  319. Keith disse:

    Gostaria de saber mais sob
    AS reportagens sob o aquecimento Global!

  320. Daniel Angelo disse:

    E quanto à notícia de que as coisas estão ocorrendo mais rápido do que se previa, de acordo com os cientistas? Onde isso vai parar?

  321. Daniel Angelo disse:

    E quanto à notícia de que as coisas estão ocorrendo mais rápido do que se previa, de acordo com os cientistas? Onde isso vai parar?

  322. PRISCILA disse:

    Adorei a materia!
    me ajudou e muito no trabalho de fisica!
    VALEU!!!!!!!!!!

  323. PRISCILA disse:

    Adorei a materia!
    me ajudou e muito no trabalho de fisica!
    VALEU!!!!!!!!!!

  324. Isac Alves Pereira disse:

    na minha opinião, o processo de aquecimento só se agrava cada vez mais,por falta de capacidade administrativa dos governantes que na maioria das vezes se beneficiam com os meios de degradação do hambiente.E é com muito receio que digo que se não houver uma reaprendizagem e uma grande divugação de como nossos destinos estão lançados ao abismo do big bang, aí sim estaremos perdidos.se 10% da população se conscientizar ainda resta à cura!!!!!

  325. Isac Alves Pereira disse:

    na minha opinião, o processo de aquecimento só se agrava cada vez mais,por falta de capacidade administrativa dos governantes que na maioria das vezes se beneficiam com os meios de degradação do hambiente.E é com muito receio que digo que se não houver uma reaprendizagem e uma grande divugação de como nossos destinos estão lançados ao abismo do big bang, aí sim estaremos perdidos.se 10% da população se conscientizar ainda resta à cura!!!!!

  326. MARÍLIA DE OLIVEIRA disse:

    ÓTIMO! MARAVILHOSO, É MUITO LEGAL E INTERESSANT E.

  327. MARÍLIA DE OLIVEIRA disse:

    ÓTIMO! MARAVILHOSO, É MUITO LEGAL E INTERESSANT E.

  328. T. Vilmar Assaricci disse:

    Temos agir e não só escrever, já estou mobilizando a escola onde trabalho e a comunidade local. Em paceria com a Polícia Florestal e outros colaboradores plataremos a mata ciliar com árvores flutíferas,agindo tanto na capitação de CO2, como também na preservação de manaciais. Quem quiser colaborar com essa luta entrar em contato com nossa escola – Fone (019)34341363 Piracicaba. S.P.
    Agradecemos!!!!!

  329. T. Vilmar Assaricci disse:

    Temos agir e não só escrever, já estou mobilizando a escola onde trabalho e a comunidade local. Em paceria com a Polícia Florestal e outros colaboradores plataremos a mata ciliar com árvores flutíferas,agindo tanto na capitação de CO2, como também na preservação de manaciais. Quem quiser colaborar com essa luta entrar em contato com nossa escola – Fone (019)34341363 Piracicaba. S.P.
    Agradecemos!!!!!

  330. yallen disse:

    olha eu acho isso muito serio, acho tambem q o homem deveria parar de falar e realmente agir porque falar e não fazer nada eu tambem sei fazer.
    nos, todos, não importando a raça , crença, odade, etnia, nacionalidade, devemos tentar ,pelo menos, “salvar” a nossa casa e parar de pensar que produzir m massa , fazer dinheiro vai nos levar para um mundo melhor, mas o que adinta ser rico se não teremos um planeta e nem estaremos vivos para gastar esse dinheiro?

    yallen

  331. yallen disse:

    olha eu acho isso muito serio, acho tambem q o homem deveria parar de falar e realmente agir porque falar e não fazer nada eu tambem sei fazer.
    nos, todos, não importando a raça , crença, odade, etnia, nacionalidade, devemos tentar ,pelo menos, “salvar” a nossa casa e parar de pensar que produzir m massa , fazer dinheiro vai nos levar para um mundo melhor, mas o que adinta ser rico se não teremos um planeta e nem estaremos vivos para gastar esse dinheiro?

    yallen

  332. Neila Maria/Manaus-Am disse:

    Muita boa a materia, mas quando será q/ a humanidade vai cair na real? Precisamos pensar no futuro das nossas crianças.

  333. Neila Maria/Manaus-Am disse:

    Muita boa a materia, mas quando será q/ a humanidade vai cair na real? Precisamos pensar no futuro das nossas crianças.

  334. david disse:

    e muito interessante
    o assunto sobre o aquecimento do nosso p´laneta!!!!…..

  335. david disse:

    e muito interessante
    o assunto sobre o aquecimento do nosso p´laneta!!!!…..

  336. Pedro disse:

    vamos acabar com isto,voçes estaõ comigo?

  337. Pedro disse:

    vamos acabar com isto,voçes estaõ comigo?

  338. Walkyria Rocha disse:

    Se todos nao fizessem o que fazem o Brasil ñ iria estar com esse problema que esta agora…

  339. Walkyria Rocha disse:

    Se todos nao fizessem o que fazem o Brasil ñ iria estar com esse problema que esta agora…

  340. andra disse:

    adorei! um trabalho magnifico.

  341. andra disse:

    adorei! um trabalho magnifico.

  342. Leo de Abreu disse:

    Estive fora por mais de quarenta dias e mal tive tempo de ler o Opinião, apesar da imensa facilidade de ter esse excelente informativo ao nosso alcance em qualquer parte do mundo.

    No entanto, por força de meu trabalho, rodei por muitos lugares no exterior e, um dia, apesar da absurda falta de tempo e do lugar inóspito em que me encontrava, finalmente consegui acessar, pelo notebook, a nossa querida página. Li esta matéria e, pela primeira vez, percebi lucidez e objetividade na análise desse imenso problema que nos aponta para um futuro dramático.

    Mais uma vez meus parabéns à equipe de primeiríssimo mundo do Opinião, que tantas matérias relevantes tem nos oferecido, de conteúdo de efetiva utilidade.

    Abraços,

    Leo

  343. Leo de Abreu disse:

    Estive fora por mais de quarenta dias e mal tive tempo de ler o Opinião, apesar da imensa facilidade de ter esse excelente informativo ao nosso alcance em qualquer parte do mundo.

    No entanto, por força de meu trabalho, rodei por muitos lugares no exterior e, um dia, apesar da absurda falta de tempo e do lugar inóspito em que me encontrava, finalmente consegui acessar, pelo notebook, a nossa querida página. Li esta matéria e, pela primeira vez, percebi lucidez e objetividade na análise desse imenso problema que nos aponta para um futuro dramático.

    Mais uma vez meus parabéns à equipe de primeiríssimo mundo do Opinião, que tantas matérias relevantes tem nos oferecido, de conteúdo de efetiva utilidade.

    Abraços,

    Leo

  344. sarynna disse:

    eu concordo com isto sim!!

  345. sarynna disse:

    eu concordo com isto sim!!

  346. jaqueline disse:

    queria estudar em realaçao a isso pois me preocupo muito com esses fenomenos que estao acontecendo no mundo e que estao por vir,seu trabalho é escepcional pois assim pode acordar as pessoas que ainda dormem e ver a realidade que esta cada vez mais profunda,isso tem soluçao mas com ajuda da humanidade e até mesmo esta numa pequena e simples resposta basta os cientistas,e os inventores ver o que eles criaram pois tudo isso na minha opiniao foi acontecendo quando tecnologia e outros mais foram aparecendo entao se eles criaram o monstro eles mesmo podem destruir!parabens pelo seu trabalho digno de todos outros que ja tenho visto pois isso pode alertar as pessoas!!!!!!!

  347. jaqueline disse:

    queria estudar em realaçao a isso pois me preocupo muito com esses fenomenos que estao acontecendo no mundo e que estao por vir,seu trabalho é escepcional pois assim pode acordar as pessoas que ainda dormem e ver a realidade que esta cada vez mais profunda,isso tem soluçao mas com ajuda da humanidade e até mesmo esta numa pequena e simples resposta basta os cientistas,e os inventores ver o que eles criaram pois tudo isso na minha opiniao foi acontecendo quando tecnologia e outros mais foram aparecendo entao se eles criaram o monstro eles mesmo podem destruir!parabens pelo seu trabalho digno de todos outros que ja tenho visto pois isso pode alertar as pessoas!!!!!!!

  348. crislaine Fernandes disse:

    sinceramente devemos tomar uma iniciativa para podermos melhorar essa situação nada comum.

  349. crislaine Fernandes disse:

    sinceramente devemos tomar uma iniciativa para podermos melhorar essa situação nada comum.

  350. Jéssica Bonfá disse:

    Parabéns ao site “Opnião e noticia” e pela matéria.

    Mas afinal, o que acontecerá?

    Só fala fala não adiantaa nada!Vamos fazer algo pelo unico planeta que podemos sobreviver: TERRA.

  351. Jéssica Bonfá disse:

    Parabéns ao site “Opnião e noticia” e pela matéria.

    Mas afinal, o que acontecerá?

    Só fala fala não adiantaa nada!Vamos fazer algo pelo unico planeta que podemos sobreviver: TERRA.

  352. mauro disse:

    Assim como falamos sempre do combate a corrupcao, do sida, da fome.. deveriamos criar campanhas serias para a capacitacao das pessoas em como evitar as queimadas,ou/e outras formas de lancamentos desses gases nocivos a atmosfera. Porque o bem estar do nosso meio e de geracoes proximas depende de nos mesmos..usemos a inteligencia para progredir, nao para destruir.Juntos, pensado jamais morrerremos assados..

  353. mauro disse:

    Assim como falamos sempre do combate a corrupcao, do sida, da fome.. deveriamos criar campanhas serias para a capacitacao das pessoas em como evitar as queimadas,ou/e outras formas de lancamentos desses gases nocivos a atmosfera. Porque o bem estar do nosso meio e de geracoes proximas depende de nos mesmos..usemos a inteligencia para progredir, nao para destruir.Juntos, pensado jamais morrerremos assados..

  354. anonimo disse:

    de que adianta a midia fala tanto do efeito estufa se niguem toma iniciativa para melhora!!!!!!!!!!!!!! sao todo mentirosos

  355. anonimo disse:

    de que adianta a midia fala tanto do efeito estufa se niguem toma iniciativa para melhora!!!!!!!!!!!!!! sao todo mentirosos

  356. ricardo disse:

    o ser humano deve cuidar mais do meio ambiente senão não sobrara minguem no plameta devemos se umir para proteger nosso plameta

  357. ricardo disse:

    o ser humano deve cuidar mais do meio ambiente senão não sobrara minguem no plameta devemos se umir para proteger nosso plameta

  358. ingrid lais disse:

    Eu acho que somos é muito dependentes dos E.U.A.Se queremos acabar com aquecimento global, temos que primeiramente fazer nossa parte, para que assim sirvamos de exemplo para os outros. eu adorei a pesquisa

  359. Valdi Martins Ferreira disse:

    Hoje o grande objetivo dos países é o crescimento, mas, se os governantes não tiverem noções de como crescer, dificilmente conterá a poluição. O Brasil por exemplo, enquanto não der um basta na corrupção, não haverá crescimento.

  360. alex sandro disse:

    Paises industrializados como os EUA deviam se conscientizar. sao eles causadores e por isso sofrem mais com tempestades, nao assinaram o protocolo de kioto

  361. jessica ferreira da vitoria disse:

    MUITOO BOM !!! ESTA MATÉRIA POIS TEM MUITAS PESSOAS QUE PRECISAM SE CONCIÊNTIZAR QUE O AQUECIMENTO GLOBAL NÃO E BRINCADEIRA!! NOS MESMO E GERAMOS TUDO ISSO…TUDO FOI FEITO PELAS NOSSAS PRÓPRIAS MÃOS…PARABÉNS PARA TODOS QUE TIVERAM O TRABALHO DE FAZER ESSA MATÉRIA PORQUE SEMPRE E MUITO BOM FALARMOS DE QUE O HOMEM VEM CONSTRUINDO PARA O SEU PRÓPRIO FUTURO!!!!VAMOS MEDITAR EM TUDO QUE FOI DITO ESCREVIDO POIS NÃO SABEMOS O QUE MAS PODERÁ ACONTECER…….VAMOS PENSAR MUITO MAS ALÉM…

  362. carlos augusto barroso d. rocha disse:

    isso mesmo

  363. ana disse:

    o planeta está pedindo ajuda

  364. murilo jose da silv a disse:

    a ONU deveria criar o ANO INTERNACIONAL DE RELORESTAMENTO DA TERRA, os paises ricos EUA, UNIÃO EUROPIA, G8, PAISES PETROLIFEROS,em vez de gastarem em armamentos, guerras, gastando bilhoes de dolares, deveriam investir agora, já no replantio de arvores no mundo inteiro. Porque as industrias automobilisticas, cientista, não ciram um tipo de FILTRO DE AR, para colocar no escpamento dos carros, nas chamines das industrias, para que a fumaça quw sai dali, sia limpo, será possivel isto, não é possivel que o homem que criou tudo isto seja incapaz de criar algo que reverta tal problema que o aquecimento global.

  365. Francine disse:

    É uma lástima entender que a mãe Natureza está a beira de um caos suplicando por socorro, e homens (ainda chamados por muitos assim) continuam se alienando em pró de seus prazeres presentes excluindo-se da realidade para não entrar em questionamento desastroso de como será o “DIA SEGUINTE”.

  366. Karla Blaudt disse:

    Gostei muito da reportagem,tudo q eu estava procurando sobre o aquecimento global encontrei aqui.Espero que todos que leram essa reportagem tenham consiencia de que o mundo depende de nois,temos que aprender a cuidar mais dele.Divulguem mais vezes sobre esse assunto,é bom estar por dentro do que esta acontecendo.Parabéns para a UERJ!

  367. Karla Blaudt disse:

    Gostei muito da reportagem,tudo q eu estava procurando sobre o aquecimento global encontrei aqui.Espero que todos que leram essa reportagem tenham consiencia de que o mundo depende de nois,temos que aprender a cuidar mais dele.Divulguem mais vezes sobre esse assunto,é bom estar por dentro do que esta acontecendo.Parabéns para a UERJ!

  368. nonata disse:

    Aminha sugestao e: de que todos os prefeitos deveriam fazer um projeto de arborizacao em todas as cidades. quem tem casa com quintal deveria plantar algumas arvores.Ja iria ajudar um pouco. um abraco . Nonata

  369. aryane carvalho disse:

    eu concordo com aquela figuras se nao fosse tamta poluiçao talvez isso nao tivesse acontecendo.

  370. jhennifer barros disse:

    esse problema assusta a todos mais nem assim param de poluir.
    e isso vai prejudicar a todos, o que todos os presidentes do mundo deviam fazer era combrar
    multa dessas pessoas que poluam, ja elas se preocupam mais com o dinheiro do que com nosso propri planeta…
    pois pesquisas revelam que em 2030 mais de 300mil pessoas iram morrer devido ao calor.
    ja penso eu não nem chegar nos meus quarenta anos de idade pois tenha apenas 13anos.
    e agora?

  371. samira disse:

    esta otimo mesmmmo mmmmuito bom…?

  372. Alehanda disse:

    Oh my God..

  373. Anônimo disse:

    Eu gostaria de “parambenizar a inguinorancia” das pessoas que escrevem cartas para este site.

  374. elaine disse:

    isso é interessante d+,gostei de ver vcs aí se interessando pelo aquecimento global.parabéns!

  375. josino francisco disse:

    gostaria de parambenizar voçes pela a materia e uma preocupação de nos todos,pena que os lideres gorvenamentais fala muito eo agir e pouco.

  376. joaquim de souza oliveira disse:

    Estamos caminhando rumo a uma catátrofe devido a inguinorancia humana. Eu e todos os inocentes da humanidade estamos aflitos e fritos!

  377. brick disse:

    temos q parar com isso!

  378. Deusinete s. c disse:

    Deus deixou a inteligêcia para o homem mais ele não sobre aproveita.
    Veja o que esta acontecendo com o nosso planeta……….

  379. Ana Carolina disse:

    Olha só gente em primeiro lugar, as pessoas tem que se concientizar que ela é o futuro do mundo e se ela não parar de provocar esses efeitos ela esta construindo um futuro ruin e se caso contrario o futuro da nossa geração e da geração futura tera um bom futuro garantido, mas se os humanos pensarem que não adianta nada eles fazerem a sua parte se os outros não fazem deixe eles de lado você esta ajudando e pelo menos vocÊ esta tentando fazer o bem para nossa geração beijos ve se cuindem mais desse planeta que esta para ser extinto.

  380. NANDINHA(12 ANOS) disse:

    OLÁ,HOJE,O MEU MAIOR MEDO É DE NO FUTURO TER UM FILHO E DIZER PARA ELE O QUE ACONTECEU PARA A TERRA FICAR DO JEITO QUE ESTÁ,TEREI VERGONHA DE DIZER QUE PARTICIPEI DISSO,E QUE AS PESSOAS MAI VELHAS TAMBÉM,MESMO QUE INDIRETAMENTE,POR ISSO,PEÇO A TODOS QUE FAÇAM A SU PARTE…

  381. Bruna Nascimento disse:

    Muito interessante, gostaria de ver mais matérias como essa, pois ajuda muito está entre os primeiros temas de redação de vestibulares.Tendo fontes como estas conseguiremos entender mais facilmente este problema que está afetando gradativamente o mundo, acabando com o nosso clima, com a nossa terra, com o nosso mundo…Temos que cuidar melhor do espaço em que estamos, se cada cada um de nós fizermos a nossa parte com certeza algum resultado obteremos.

  382. sabrina disse:

    oi gostei d+ deste trabalho continui assim

  383. monique disse:

    eu achei muito importante pra nós fazermos trabalhos e acho que esse trabalho esta exelente só que esta faltando + fotos,das queimadas das matas e a poluição das fumaças das fabricas e do gás carbonico dos automoveis, ,mais mesmo assim esse trabalho esta muito bem !!!!!!

  384. Carlos Vicente disse:

    Infelizmente, o problema do aquecimento global está relacionado ao ser humano, que há décadas vem de forma indiscriminada acabando com o meio ambiesnte, isto faz com que a falta de cultura e a má informaçao sejam os pontos que mais têm contribuidos para tal acontecimento.
    Com o aumenbto desordenado da população e como consequencia a falta de conhecimento cientifico e conciencia de oreservação o nosso meio ambiente se degrada a cada vez mais.

  385. Gabriel Arantes Cleto disse:

    Voce salvou minha pesquisa de escola …
    Mas tirando isso eu achei bem interessante saber que mesmo se o mundo parasse de poluir a atmosfera agora …
    Não chegaríamos a ver os resultados dessa mobilização.

  386. Adrieli disse:

    O mundo corre perigo,atrvés de minimas atitudes podemos ajudar um pouco a amenizar essa situação.

  387. GABRIELA disse:

    O HOMEM QUERIA MUDAR O O MUNDO E CONSEGUIU!!!
    MAS MUDOU PRA PIOR!!!!
    SE QUISERMOS MUDAR DEVEMOS COMEÇAR ISSO HOJE E AGORA,NAO PODEMOS ESPERAR NEM MAIS UM SEGUNDO, O MEIO AMBIENTE PRECISA DE NÓS!!

    (SOU UMA MENINA DE 11 ANOS E PENSO ASSIM,E VC QUE JAH É ADULTO, COMO PENSA?)

  388. luciano jose dos santos disse:

    A minha opinião e muito clara para acabar a poluição e voltar os tempo antingo,pore exemplo un cem anos atras.obrigado

  389. Fernanda disse:

    Realmente…O aquecimento global é muito perigoso!!!
    Mesmo se parássemos agora de utilizar coisas que contribuem para o fenômeno…Haverá o aquecimento dentre 50 anos…

  390. keilla disse:

    O fenômeno é necessário para a Terra, até certo ponto. Se não fosse por ele, o planeta apresentaria uma temperatura média global 15 graus abaixo da que temos hoje. De uma certa forma, o efeito estufa e o aquecimento global servem, então, para viabilizar a vida na Terra. O que muda, destaca o físico, é a relação humana com esse processo. Ele aponta dois marcos dessa

  391. Camila(12anos) disse:

    Eu acho que o homem não esta pensando no futuro dos seus filhos e netos que irão sofrer as conseqüências que estamos cometendo agora.Como Vai acontecer com a água também que o homem esta gastando sem pensar no futuro.É também o caso do desmatamento que é uma coisa absurda.essa é a minha opinião

  392. flavia disse:

    nossa!!!

  393. Juliana Borges disse:

    O que mais me espanta, não é a consequência globaL da explosão demográfica e o mau uso tecnologico dos recursos, mas o ceticismo politico sobre a questão, alimentando um amorfismo globalizado…é Jomar Filho vc está certo, se dependermos do protocolo de Kyoto… Estamos fritos!

  394. Patrícia Alvarenga disse:

    Boa a matéria, pra mim é um assunto bem interessante, pois vai ser minha monografia, me formo esse ano em biologia,e me interesso muito pelo assunto, vcs estão de parabéns pela matéria ok!!! Qualquer novidade sobre o assunto pode me mandar um e-mail.

  395. carol disse:

    adorei essa materia,e por isso temos que nos concientizar. vamos ajudar a nos mesmos…

  396. Alessandra Oliveira Do Nascimento disse:

    eu adorei a pesquisa

  397. Dora Beltrão disse:

    Bela reportagem e parabéns para os nossos cientistas.
    Mas…(tem sempre um “mas”!) apesar de todos os que postaram mensagens aqui, terem razão… urge também que seja feita consideração sobre uma das grandes causas de poluição provocada exatamente pelo quarto país mais poluidor do mundo: o Brasil(!!!).
    Trata-se do brutal aumento do plantio de cana de açúcar. Sabe-se que o Presidente norte-americano, ao encontrar-se com o Presidente Lula, irá tratar do aumento da necessidade norte-americana sobre o etanol…do qual o Brasil é o campeão em custo menor e em produtividade, visto que tem larga experiência na produção deste insumo, a partir da cana de açúcar.
    Como sabemos, na maior parte do País, a colheita da cana é feita por processo braçal. Não usamos muitas máquinas para colher a cana, até porque isto causaria um grande problema social de desemprego no campo. Porém, para que se faça a colheita manual, a cana precisa antes ser QUEIMADA. Aí está o “busilis”…a queima das já enormes plantações de cana brasileira, gera uma gigantesca poluição atmosférica. Assim, o problema crescerá em progressão geométrica, cuja razão variará conforme a necessidade do nosso fornecimento de etanol aos EE.UU que, o desfrutará em seus cada vez mais potentes carrões, com menor custo por km rodado, visto que pagará pelo combustível aos produtores tupiniquins (leia-se: brasileiros) uma ninharia, se comparado aos preços sempre crescentes dos derivados de petróleo num cenário internacional de aumento de preços do barril, pois a produção já mostra sinais de alerta sobre as reservas no horizonte dos próximos 35 anos.
    Por outro lado, se o “Tio San” nos subvencionar a produção e posterior compra de colheitadeiras pelos agricultores, ficaremos a braços com um brutal problema social no campo, como falamos acima.
    Então, vamos perguntar ao Presidente Lula, o que será melhor fazer: produzir etanol para os norte-americanos consumirem à farta, mantendo as queimadas da cana e, em paralelo, aumentando a poluição da atmosfera ou…usar as colheitadeiras, mandando os nossos “boias-frias”, literalmente “plantar batatas”…que polui muito menos!!!
    Uma outra consideração diz respeito à Amazônia. Sabe-se (o governo também sabe!) que muitas empresas de outras regiões do País, migram para a Amazônia, compram terras dos fazendeiros que lá já possuem pastos para gado, e nelas plantam soja. Muito bem, parece certo. Viva! Menos gado para poluir a Amazônia!!!
    Errado!!! Com o dinheiro das terras vendidas, os fazendeiros deslocam-se para outros locais amazônicos, novamente derrubam (E QUEIMAM!!!) a floresta PARA FAZER NOVOS PASTOS PARA O SEU GADO (lembrar que eles venderam apenas a terra, não o gado!).
    É assim que 10% da Amazônia já virou pasto!! E aumentará, pois as plantações de soja aumentam muito mais do que a quantidade de cabeças de gado… e em tempo muitíssimo menor!
    Novo problema que deixo para os amigos perguntarem ao nosso querido Presidente, como se poderá resolver.
    Um abraço a todos que me honraram com a leitura deste meu verdadeiro (e chato) “jornal” (digo “chato” porque a verdade sempre nos aborrece!)

  398. Reovaldo Lourenço Filho disse:

    Para diminuirmos a poluição das industrias e para nós contribuirmos com o aquecimento global, na minha opinião teriamos que diminuir a natalidade. Diminuindo a natalidade diminui a industrialização. Não adianta nós queremos plantar arvores se todo dia tá nascendo crianças e mais crianças. Não que eu seja contra ter filhos eu por exemplo tenho apenas 1 filho de 15 anos e fiz vasectomia eu já estou contribuindo com o nosso planeta. Por exemplo o grande problema nosso está na classe pobre, pois tem mulheres de 20 anos já com 03 ou quatro filhos. Hoje é muito fácil ter filhos o SUS paga tudo. Minha opinão é essa se fizermos isso já é o primeiro passo. Quanto mais nascer, mais industrialização vai gerar e mais problemas teremos com o nosso planeta. Opinião é Opinião

  399. dawesley da costa mota disse:

    o mundo hoje em dia esta na mao de todo mundo, pois foi o mundo que começo com a catastrofe e é o mundo que pode acabar com isso, fazendo o que: diminuido as quimadas , diminuindo a poluição do ar, acabando com a poluição da agua,
    e diminuindo a instinção dos animais.
    essa é minha opnião e
    tomara que o mundo melhore.

  400. Bruna disse:

    o culpado de tudo é o homem por que ele não colabora com o meio ambiente e não ta nem aí para as futuras gerações. Como os nossos filhos irão sobreviver no futuro se a gente não ta cuidando do meio ambiente no presente.
    Gente vamos melhorar o meio ambiente vamos colaborar com a natureza. Aceitam o meu convite?
    Parabéns para o autor que escreveu esta matéria.

  401. Sonia Araujo disse:

    Parabéns a todos os estudiosos do assunto, se cada um de nós fizermos nossa parte com seriedade e pensando no todo, teremos com certeza a solução de 99% do problema, o restante é com Deus.

  402. José Daniel da Silva disse:

    Parabens pela reportagem. Porém fico triste ao ver tantas informações sendo divulgadas pelos diversos meios de comunicação, e uma boa parte da sociedade parece não atentar para o abismo que estamos caminhando. A nossa cidade de Colinas do Tocantins esta fazendo a sua parte.

    JOSE DANIEL DA SILVA – CONTADOR E PROFESSOR UNIVERSITARIO – COLINAS DO TOCANTINS/TO.

  403. Fábio Henrique de Oliveira Lambert disse:

    Eu acho que se o homem acabar se conscientizando do mau que está fazendo para o planeta, e fizer a sua parte na luta contra o aquecimento global, Nós poderemos salvar a vida da terra e das gerações futuras.

  404. EDVALDO TAVARES disse:

    ATLÂNDIDA FOI DESTRUÍDA DEVIDO A PERVERSIDADE E A GANÂNCIA DE SEUS HABITANTES – Há mais de 9 mil anos antes de Platão (427 – 343 a.C.) uma próspera nação, desenvolvida e igualitária, foi aniquilada por culpa do orgulho e arrogância de seus cidadãos. Os reis ao desrespeitarem o código central gravado numa coluna de oricalcio despertaram a ira do deus Posseidon. Diante dos cidadãos perversos e gananciosos primeiramente enviou um maremoto que logo foi seguido por um terremoto e o continente sucumbiu sob uma onda gigante de lama. O aquecimento global resultante da displicência do homem quanto a preservação do planeta demonstra que a ira da natureza está prestes a despencar sobre a sua cabeça. A omissão, ressaltando que cabe as autoridades e aos órgãos governamentais a responsabilidade e a iniciativa quanto a solução do problema, não contribuirá para evitar a catástrofe. É hora de cada cidadão fazer a parte que lhe cabe. A história da ilha de grandes dimensões que existia no oceano Atlântico, chamada Posseidonis ou Atlantis, pode se repetir, porém, com o planeta Terra. “BRASIL ACIMA DE TUDO”. EDVALDO TAVARES. MÉDICO. BRASÍLIA/DF.

  405. Miriam disse:

    AÍ GALERA!! VAMOS CUIDAR MELHOR DO NOSSO PLANETA OK?
    VAMOS CONTRIBUIR PARA UMA VIDA MELHOR NO FUTURO, CERTO?
    O AUTOR DESTA MATÉRIA ESTÁ DE PARABENS POR ABORDAR TAL ASSUNTO.

  406. Wagner Villalba disse:

    Precisamos trocar o sentimento de EGOISMO para o de AUTRUISMO da Humanidade. Só assim poderemos mudar o destino cruel que desponta.

    Eu já comecei e voce?

  407. Edison Stofel disse:

    Excelente matéria, espero que a mídia seja também um veículo de sugestões para solução também desses problemas. Tenho uma proposta que iniciou em Fevereiro de 2007, chamada SOS World Alliance – http://www.sosworldalliance.com – e-mail patrocinador edisonstofel@hotmail.com – A missão desse Projeto é de incentivar milhões, quiçá bilhoes de pessoas em todo o mundo a plantar sementes e a fim de reflorestar todo o planeta. Essa causa é incentivada através de formas de remuneração para que pessoas comuns possam contribuir com seus gestos e ações nesse ideal.

    Façamos dessa empresa ou dessa idéia, um grande passo para ajudarmos a salvar o planeta para nossos filhos e netos poderem viver.

  408. sandra de paoli disse:

    Maravilhosa a colocacão de Gilberto Figueiredo. Os “nossos” cientistas precisam estar mais perto de todos nós através da mídia, para que possamos ter a oportunidade de aprender e colocar em prática, no nosso dia a dia, os reultados de suas pesquisas. Muito bom poder acompanhar esses estudos através do Opinião e Notícia. Quero aprender mais!

  409. Gilberto Figueiredo disse:

    Fico muito feliz em ver a preocupação de vocês em divulgar o trabalho dos cientistas brasileiros. Na verdade penso que a Ciência não tem pátria, é “cidadã do mundo”, mas ao mesmo tempo me incomodo com a super-valorização da produção estrangeira, especialmente a americana, em detrimento do trabalho dos cientistas basileiros, que não são poucos e que produzem muito.

    A matéria está muito boa, e a conjunção com o que disse acima a torna mais valiosa ainda. Parabéns ao Opinião e Notícia e a Camila Leporace.

  410. Luciana Mares disse:

    O homem precisa acordar para esse fenômeno, que como tudo na natureza é “natural” mas só até certo ponto!! Incrível como algumas pesoas não se tocam de que o homem está usando o meio ambiente de forma abusiva…

  411. carlos Gabaglia Penna disse:

    Muito boa a reportagem com o físico Antonio Carlos de Freitas. É impressionante saber que eles mediram uma temperatura de + 12ºC em plena Antártica! Uma pequena correção: se não houvesse o fenômeno do efeito estufa (natural), a temperatura média global não seria “15 graus abaixo da que temos hoje”, mas sim 33 graus abaixo, ou em torno de 19ºC negativos!
    O pesquisador da UERJ está correto: apesar da irreversibilidade do aquecimento global (devido à enorme inércia do clima), não significa que não há nada a fazer. Há muitíssimo a fazer para que o problema não se torne muitíssimo mais grave.

  412. Vinicius Gon disse:

    Muitoo boa a materiaa… Acho q conteudos como esse devem ser divulgados com mais frequenci visando uma rapida aprendizagem da população no q se dis respeito a meio ambiente.

    Considero valida a sua ideia Marco A. mass acho q seria de maior resultado um investimento pesado no transporte coletivo, reduzino drasticamento o numero de automoveis nas estradas e consequentimente a emição de co2

  413. Marco Aurelio Araujo disse:

    renovar frota automobilistica
    as montadoras comprariam os veìculos velhos em troca por novos e reciclariam a matèria prima. Hoje uma brasìlia 80 polui de 50 a 60 vezes mais doque um zero, chegando assim no futuro a utilizacão no maximo de 15 a 10 anos, com isso motivaria a industria /comercio + empregos e saùde respiratòria nas grandes cidades

  414. Jomar D Filho disse:

    Estamos fritos!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *