Início » Internacional » As mudanças climáticas são responsáveis pelos incêndios florestais na Austrália?
MEIO AMBIENTE

As mudanças climáticas são responsáveis pelos incêndios florestais na Austrália?

Governo nega relação, mas cientistas apontam que temporada de incêndios florestais está começando cada vez mais cedo

As mudanças climáticas são responsáveis pelos incêndios florestais na Austrália?
Austrália não está no caminho certo para cumprir o Acordo de Paris (Foto: Queensland Fire and Emergency Services – QFES/Facebook)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A Austrália está enfrentando uma crise de incêndios florestais que deixou pelo menos três pessoas mortas, destruiu mais de 150 casas e provocou alertas de perigo “catastrófico”.

Os incêndios florestais são uma característica regular no calendário australiano, mas as chamas em New South Wales e Queensland não ocorreram anteriormente em tal escala e tão cedo na temporada de incêndios, dizem as autoridades.

Isso levou muitos australianos a perguntar até que ponto os incêndios podem estar ligados às mudanças climáticas. A ciência em torno da mudança climática é complexa – não é a causa dos incêndios florestais, mas os cientistas há muito alertam que um clima mais quente e seco contribuiria para que os incêndios na Austrália se tornassem mais frequentes e intensos. Mas os líderes políticos do país estão tentando afastar perguntas sobre o assunto.

No domingo, o primeiro-ministro Scott Morrison se recusou a responder a uma pergunta sobre a mudança climática, dizendo: “Meus únicos pensamentos hoje são com aqueles que perderam suas vidas e suas famílias”. Ao receber a mesma pergunta, o primeiro-ministro de Nova Gales do Sul, Gladys Berejiklian, disse a repórteres: “Honestamente, não hoje”.

Alguns australianos concordaram, mas outros ficaram furiosos porque a pergunta estava sendo ignorada. Mais tarde, Morrison twittou para oferecer “pensamentos e orações” às pessoas afetadas, mas os críticos compararam isso à retórica usada pelos legisladores americanos que se opuseram às reformas de armas após tiroteios em massa. 

O vice-primeiro-ministro, Michael McCormack, na segunda-feira, descartou a mudança climática, classificando-a como uma preocupação dos “esquerdistas do centro da cidade” que estavam ignorando as necessidades dos australianos rurais. “Tivemos incêndios na Austrália desde que o tempo começou”, disse ele. 

Qual é o compromisso da Austrália em relação às mudanças climáticas?

A meta da nação sob o Acordo de Paris – o acordo global para combater o aumento da temperatura global – é uma redução de 26 a 28% nas emissões até 2030. Alguns criticaram isso como inadequado para um país do G20. No ano passado, a ONU informou que a Austrália – o maior exportador de carvão do mundo – não estava no caminho certo para cumprir seu compromisso.

Morrison disse à ONU no ano passado que a Austrália estava fazendo o possível para lidar com as mudanças climáticas e “equilibrando nossas responsabilidades globais com políticas práticas e sensatas para garantir nosso futuro ambiental e econômico”.

Então, esses incêndios são causados por mudanças climáticas?

“Em geral, é muito difícil atribuir os impactos das mudanças climáticas a um evento específico, principalmente enquanto o evento está em andamento”, disse Richard Thornton, executivo-chefe do Centro de Pesquisa Cooperativa Bushfires & Natural Hazards. “Mas o que sabemos é que a temperatura média na Austrália agora está cerca de 1°C acima da média de longo prazo”.

Ele acrescentou que as estações de incêndio estão começando mais cedo e “o perigo cumulativo de incêndio” em muitas áreas está crescendo.

Agricultores – ativistas climáticos “improváveis” da Austrália

Glenda Wardle, ecologista da Universidade de Sydney, concordou: “Nem todos os eventos climáticos são o resultado direto da mudança climática. Mas quando você vê as tendências […] ela se torna inegavelmente ligada à mudança climática global”. Ela disse que houve uma “mudança coletiva” no tempo e na intensidade dos eventos climáticos.

O cientista climático da Universidade Nacional Australiana, Imran Ahmed, chamou isso de um link direto: “Porque o que a mudança climática faz é exacerbar as condições nas quais os incêndios acontecem”.

Os incêndios florestais da Austrália piorarão?

“Vamos começar a ver o extremo da escala de comportamento do fogo ocorrer com mais frequência por causa do aumento das temperaturas”, disse Thornton. “Tudo o que normalmente vemos como variabilidade entre uma boa temporada de incêndios e uma temporada ruim está em cima desse 1ºC extra – e isso significa que os eventos graves ocorrerão com mais frequência”.

Os cientistas acreditam que a Austrália está fazendo o suficiente?

Mas Wardle disse que o governo estava “passando a bola” na mudança climática e não fazendo o suficiente para ajudar a conter o aumento das temperaturas globais.

“Não foram apenas incêndios, houve inundações, houve a seca”, disse ela. “Toda vez que o governo teve a chance de enfrentar a grande questão da mudança climática e fazer alguma coisa, eles optaram por não culpar outras coisas, como o gerenciamento da terra”.

Ahmed disse que as respostas dos líderes nesta semana foram uma reação “muito infeliz” aos alertas de revisão por pares dos principais cientistas. “Com esse tipo de evidência no terreno, é difícil ver que você ainda tem a política em torno de duvidar das mudanças climáticas”, disse ele.

O relatório State of the Climate 2018 do Bureau of Meteorology disse que as mudanças climáticas levaram a um aumento de eventos extremos de calor e aumentaram a gravidade de outros desastres naturais, como a seca. 

Em abril, 23 ex-chefes de bombeiros e líderes de emergência emitiram uma carta alertando o governo sobre “eventos climáticos extremos cada vez mais catastróficos”. Solicitaram uma reunião, que foi recusada pelo governo.

Fontes:
BBC-Is climate change to blame for Australia's bushfires?

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Rene Luiz Hirschmann disse:

    Na Austrália são mudanças CLIMÁTICAS NO BRASIL É IRRESPONSABILIDADE.
    Vamos para com isso.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *