Início » Brasil » Bolsonaro diz que ONGs podem estar por trás de queimadas
REGIÃO AMAZÔNICA

Bolsonaro diz que ONGs podem estar por trás de queimadas

Ricardo Salles, por sua vez, culpou a estiagem pelo aumento de queimadas na Amazônia, mas Ipam desmentiu o ministro do Meio Ambiente

Bolsonaro diz que ONGs podem estar por trás de queimadas
Número de queimadas em todo o Brasil aumentou 82% em 2019 (Foto: Marcos Corrêa/PR)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que ONGs podem estar por trás do aumento de queimadas na Floresta Amazônica. Segundo o chefe de Estado, que destacou que é uma possibilidade e não uma afirmação, o motivo seria para “chamar a atenção contra a minha pessoa”.

“Pode estar havendo, sim, pode, não estou afirmando, ação criminosa desses ‘ongueiros’ para chamar a atenção contra a minha pessoa, contra o governo do Brasil. Essa é a guerra que nós enfrentamos”, disse Bolsonaro nesta quarta-feira, 21.

O aumento da destruição da Floresta Amazônica está sendo noticiado por alguns dos principais jornais do mundo. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de queimadas em todo o Brasil, em 2019, aumentou 82% em comparação com o mesmo período do ano passado. A região amazônica conta com 52,5% dos focos de incêndios deste ano em todo o país.

“O crime existe, e isso aí nós temos que fazer o possível para que esse crime não aumente, mas nós tiramos dinheiros de ONGs. Dos repasses de fora, 40% ia para ONGs. Não tem mais. Acabamos também com o repasse de dinheiro público. De forma que esse pessoal está sentindo a falta do dinheiro”, disse Bolsonaro ao ser questionado sobre as queimadas na Amazônia.

O presidente reforçou que o envolvimento de ONGs é apenas uma possibilidade, e não uma afirmação. Ele disse que seu governo não está ignorando as queimadas e destacou que o objetivo é combater o crime, investigando quem seriam os responsáveis pelos incêndios. Ademais, garantiu que o Estado já estuda medidas para combater o dano ambiental.

“O fogo foi tocado, pareceu, em lugares estratégicos, imagens da Amazônia toda. Como é que pode? Nem vocês teriam condições de todos os locais estar tocando fogo para filmar e mandar para fora. Pelo o que tudo indica, foi para lá o pessoal para filmar e tocaram fogo. Esse que é o meu sentimento”, disse Bolsonaro.

Apesar de garantir que o governo federal está trabalhando para lidar com os incêndios, Bolsonaro fez críticas aos governos estaduais. Sem citar nomes, o presidente afirmou que tem governador “que está conivente com o que está acontecendo e bota a culpa no governo federal”.

Pelas redes sociais, milhares de pessoas se organizam há dias para pedir maior atenção do governo brasileiro à região amazônica. Nesta quarta-feira, os internautas levantam a hashtag “#PrayForAmazonas” (“reze pela Amazônia”) para pedir uma solução para o aumento das queimadas. O deputado federal Marcelo Freixo (Psol-RJ) não poupou críticas a Bolsonaro por levantar suspeitas sobre ações de ONGs nos incêndios na região.

“Bolsonaro é um cínico. Mas não dá pra atribuir apenas ao cinismo a declaração de que ONGs estão incendiando a Amazônia. O objetivo do presidente é desqualificar e criminalizar órgãos e movimentos de preservação ambiental. Queimadas abrindo caminho à barbárie”, escreveu o parlamentar.

Salles culpa estiagem

Enquanto Bolsonaro alegou que os incêndios podem ser criminosos e provocados por ONGs, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, culpou a estiagem pelo aumento de queimadas. Salles afirmou, pelas redes sociais, que o “tempo seco, vento e calor fizeram com que os incêndios aumentassem muito em todo o país”.

No entanto, em uma nota divulgada na última terça-feira, 20, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) destacou que a estiagem não tem relação direta com o aumento das queimadas. Isso porque, segundo o comunicado, apesar da seca, há mais umidade na Amazônia atualmente do que nos últimos três anos.

“Não há fogo natural na Amazônia. O que há são pessoas que praticam queimadas, que podem piorar e virar incêndios na temporada de seca. […] Mesmo em uma estiagem menos intensa do que em 2016, quando sofremos com um El Niño muito forte, o risco do fogo escapar é alto”, explicou a diretora de Ciência do Ipam, Ane Alencar, atribuindo o aumento das queimadas à derrubada de árvores.

São Paulo na escuridão

No início desta semana, imagens da cidade de São Paulo sob uma intensa escuridão às 15h circularam nas redes sociais e chamaram a atenção. Em entrevista ao jornal Globo, o climatologista Carlos Nobre, especialista na Amazônia, afirmou que a escuridão, quando “o dia virou noite”, é um fenômeno ótico que acontece no encontro entre partículas de queimadas e uma frente fria.

Foto: Angelo Pilla/Twitter

“Excepcional foi a combinação com a frente fria. Ela gerou um fenômeno ótico, que escureceu o céu. Mas a fuligem dos particulados das queimadas do Cerrado e de certas partes da Amazônia passa com frequência pela capital e praticamente o mês todo pelo oeste do estado nesta época do ano. O entardecer particularmente avermelhado, comum nesta época, é criado pelos particulados na atmosfera”, explicou.

A Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa), por sua vez, destacou que as queimadas na região amazônica – não apenas no Brasil – são comuns entre os meses de julho, agosto e setembro, quando muitos usam o fogo para limpar as terras e mantê-las cultiváveis. A explicação da Nasa veio depois que imagens de vários incêndios foram registradas pelo espectrorradiômetro de resolução moderada (MODIS) do satélite Aqua.

Leia também: Bolsonaro é ‘vilão’ e ‘ameaça à Amazônia’ na imprensa internacional

Fontes:
G1-Bolsonaro diz que ONGs podem estar por trás de queimadas na Amazônia para 'chamar atenção' contra o governo
Terra-Bolsonaro diz que ONGs podem estar por trás de queimadas na Amazônia

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Roberto Henry Ebelt disse:

    O desespero da esquerdalha onguista é notável. Vão fazer o que for possível para desacreditar o Brasil na politicamente correta, aquecimentista e poluída Europa. Até o outrora equilibrado e confiável site O & N já está sendo cooptado por esses deploráveis elementos da esquerda internacional.

  2. Almanakut Brasil disse:

    Tem que aumentar a vigilância, 24 horas ao dia, em toda a região, porque as ações de sabotadores é certeza.

    E lá para cima, nos outros países, eles deveriam se preocupar mais com as ações de prevenção e combate aos grandes incêndios que acontecem todos os anos.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *