Início » Vida » Meio Ambiente » Cientistas manipulam dados para provar aquecimento
'Climategate'

Cientistas manipulam dados para provar aquecimento

Cientistas manipulam dados para provar aquecimento
Fonte: Getty Images

Documentos vazados revelaram fraudes no cálculo do aquecimento global. Já conhecido no mundo como “Climategate”, em referência ao caso Watergate, o vazamento mostra que cientistas diretamente ligados à Organização das Nações Unidas (ONU) estavam manipulando índices para provar que o planeta passa por um processo de aquecimento sem precedentes.

O cientista Philip Jones, um dos apontados durante o Climategate, é responsável por criar o mais importante de quatro índices que orientam políticas climáticas de nações e da ONU. Os emails vazados mostram como os cientistas que trabalham com Jones não liberavam dados importantes de suas pesquisas, feitas na e fabricavam motivos para mantê-los em segredo. Jones decidiu nesta terça, 1°, se afastar da Unidade de Pesquisa de Clima da University of East Anglia até que a universidade conclua as investigações sobre o incidente.

Os cientistas ligados a Jones também tentavam abalar a credibilidade de qualquer pesquisador que fosse contra os resultados apresentados. Entre os pesquisadores envolvidos no Climategate, estão responsáveis por outros índices que orientam a ONU e o braço-direito do ex-vice-presidente norte-americano Al Gore.

Leia também:

Aquecimento global – Professor nega falsificação de dados

Onde foi parar o aquecimento global?

Céticos acham que frio em 2007 reforçou seus argumentos

Céticos que abalam a fé

Fontes:
Telegraph - Climate change: this is the worst scientific scandal of our generation

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

5 Opiniões

  1. João Julio Lopes Neto disse:

    Esse terrorismo aquecimentista que querem ver instalado entre a nossa população tem que ter um fim. A manchete do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, já informava no dia 4 último: ONU investiga suposta manipulação de dados sobre mudança climática.
    Diretor da CRU decidiu renunciar temporariamente ao cargo até que a investigação esclareça o ocorrido.
    Leia toda matéria na integra acessando a página:
    http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Mundo&newsID=a2738522.xml

    Acesse e leia também:

    http://resistir.info/climatologia/falsificacao_da_historia_climatica.html

  2. João Julio Lopes Neto disse:

    Cientistas sem escrúpulos também existem. A necessidade de querer ser reconhecido, a vaidade no meio cientifico é tamanha que não há medida para ser alcançada. Fama resulta em mais dinheiro para pesquisas, que resulta em mais dinheiro no bolso do pesquisador. E mais resultados fabricados, mais fama, e assim vai. Assistimos recentemente o caso do cientista sul coreano e a manipulação do resultado das suas pesquisas. É raro acontecer de um deles ser pego coma a mão no tacho. Mas aconteceu, pelo menos com esse. Mas ao longo da história humana esse não foi o primeiro e também não será o ultimo. Foi mais um. E os cientistas que estão fabricando os modelos matemáticos e informando como verdade o que um computador cospe, estão somente inferindo não comprovando nada. Apenas inferindo. Mas estão divulgando como verdade um resultado somente especulativo. Esse é o problema maior.
    Leia mais sobre isso na página http://resistir.info/climatologia/falsificacao_da_historia_climatica.html

  3. Katia Medeiros disse:

    é a ” demo cracia ” …

  4. Markut disse:

    Positivamente,a estupidez humana pode chegar a niveis insustentaveis.
    Repugna e preocupa imaginar que indivíduos esclarecidos e diferenciados ousem ser tão levianos, num assunto da magnitude deste.

  5. Dorival Silva disse:

    Acho engraçado esse apelido, “climategate”. Mas fico na dúvida se existe um escândalo ou se é onda da imprensa.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *