Início » Vida » Meio Ambiente » Como seria a Terra se todo o gelo do planeta derretesse?
elevando o nível do mar

Como seria a Terra se todo o gelo do planeta derretesse?

Veja como ficariam os continentes se todo o gelo do planeta derretesse, elevando o nível do mar em 65 metros de altura

Como seria a Terra se todo o gelo do planeta derretesse?
Terra tem mais de mais de 30 milhões de quilômetros cúbicos de gelo em sua superfície (Reprodução/Expresso)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Existe de mais de 30 milhões de quilômetros cúbicos de gelo cobrindo a superfície da Terra. Segundo cientistas, levaria, em média, 5 mil anos para que todo esse gelo fosse derretido, fazendo o nível do mar aumentar cerca de 65 metros de altura.

Porém, a crescente capacidade humana de aquecer o planeta, pode fazer com que isso aconteça bem antes do tempo estimado. Veja abaixo como seria o mapa terrestre dos continentes se todo o gelo do planeta se derretesse.

América do Norte

O mar varreria toda a Costa Atlântica, o Golfo do México e Flórida. Na Califórnia, as montanhas de São Francisco se tornariam um arquipélago e o Vale do São Francisco se transformaria em uma enorme baía. O Golfo da Califórnia se estreitaria e a cidade de San Diego seria extinta.

América do Sul

O oceano Atlântico faria a Bacia amazônica se unir à Bacia do rio Paraguai e varreria do mapa Buenos Aires, a costa do Uruguai e grande parte do Paraguai. As cadeias montanhosas da região resistiriam na costa caribenha e na América Central.

África

Comparada aos outros continentes, a África seria a menos atingida por essa catástrofe climática. Mas o aumento da temperatura tornaria o continente quase inabitável. No Egito, Alexandria e Cairo seriam totalmente submersos com o avanço do Mediterrâneo.

Europa

Londres e Veneza deixariam de existir. A Holanda e grande parte da Dinamarca seriam extintas muito antes do derretimento total chegar ao fim. Enquanto isso, a expansão do Mediterrâneo engoliria o Mar Negro e o Mar Cáspio.

Ásia

A inundação na China deixaria mais de 600 milhões de chineses desabrigados, bem como toda a população de 160 milhões do Bangladesh. Grande parte da costa da Índia também seria invadida pela a água. Com a inundação do delta Mekong, no Camboja, as montanhas Cardamo do país se tornariam um arquipélago.

Austrália

O país ganharia um imenso lago interior, mas perderia grande parte de sua região costeira, onde quatro entre cinco australianos moram.

Antártida

Assim como a Groelândia, a Antártida tem uma camada de terra sob o gelo, porém muito menor do que o tamanho atual.

Fontes:
National Geographic-RISING SEAS

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *