Início » Vida » Meio Ambiente » Derretimento de calotas pode não ser culpa de aquecimento
Clima

Derretimento de calotas pode não ser culpa de aquecimento

Derretimento de calotas pode não ser culpa de aquecimento
A quebra e o derretimento de calotas polares podem não ser consequência do aquecimento global

A quebra e o derretimento de calotas polares podem não ser consequência do aquecimento global. De acordo com Peter Bromirski, do Scripps Institution of Oceanography, em São Diego, a razão pode ser um fenômeno pouco estudado: as ondas infragravitacionais.

Estas ondas são o resultado de ondas gravitacionais, as ondas normais que atingem praias. As ondas gravitacionais geram as infragravitacionais, que são, na verdade, vibrações.

As vibrações seriam capazes de causar fissuras nas calotas polares, deixando entrar água e levando ao rompimento em blocos de gelo menores que se desprendem e derretem mais facilmente.

Fontes:
The Economist - Breaking waves

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

12 Opiniões

  1. Evandro Correia disse:

    A explicação parece plausível. Talvez o aquecimento global nao seja esse vilao perigoso que está sendo pintado por aí.

  2. REGINALDO GOMES disse:

    Concordo, a pesquisa fas sentido, é preciso que seja feito mais estudo sobre o assunto para termos mais consistencia da veracidade dos fatos. Sempre achei um pouco de ironia por parte geral da sociedade em afirmarem que o derretimento das calotas de gelo é somemente culpa do aquecimento global. Tem que haver mais causa que não foram descobertas.

  3. luiz antonio vieira barbi disse:

    UMA DOCE OPINIÃO!!SEM O PÃNICO HABITUAL QUE O MUNDO ESTÁ ACABANDO!! QUE SEJA ASSIM MESMO, UMA VIBRAÇÃO NORMAL…QUE TUDO NESTE PLANETA ESTEJA NORMAL..ETC…ETC…

  4. Marcos Paulo Blasques Bueno disse:

    Acredito que necessitamos de mais informações a respeito dessa investigação antes de nos precipitarmos em acreditar nela…

    Apesar disso, considero que as causas doS atuaiS desastres naturais exagerados, aquecimento global e derretimento dos pólos são complexos interligados. As causas conjugadas podem ir além do que imaginamos ou provamos acadêmicamente até hoje.

    Entretanto, é evidente que a intervenção do ser humano no planeta Terra contribui com esse complexo de emaranhados incerto e afeta profundamente os padrões ou ciclos naturais dos sistemas ambientais, de maneira que é fundamental mantermos as políticas, ações e pesquisas pela preservação natural e reversão dos processos que fogem radicalmente dos padrões comprovados.

    Grande “infrabraçogravitacional”!
    Bem… “vibrante” e “derretedor” a todos!!!

    http://marcospauloblasquesbueno.blogspot.com

  5. CARLOS ALBERTO PEREIRA DE SOUSA disse:

    A verdade é que a inserção do desenvolvimento sustentável,em escala global, já está constituindo um grande desafio a comunidade internacional.Na verdade, a comunidade internacional sempre alcançou o crescimento econômico,agredindo o meio ambiente.
    O efeito estufa global e suas consequências têm sido muito debatido,vamos ver se na prática vão acontecer para que possa evitar o derretimeno das calotas polares.

  6. Mauricio disse:

    Eu conversei com 3 cientistas que trabalham na área de climatologia no Brasil. Os três juram de pé junto que o aquecimento global é pura invenção.

    O problema deste “debate” é que tem muita gente ganhando grana com esta mentira.

  7. Markut disse:

    Reiterando meu pensamento, a premissa da humanidade predadora do meio ambiente permanece válida.
    Antes de discutir em que porcentagem isso acontece,precisaríamos nos convencer que sendo essa porcentagem diferente de zero, já é o suficiente para mudarmos os nossos paradigmas.
    Afora isso, o que é chocante é tomar conhecimento que houve manipulação de informações, falseadas intencionalmente, a fim de conduzir a conclusões encomendadas, justamente de quem menos se poderia esperar essa atitude.
    Nietzsche tinha razão quanto à natureza humana.

  8. Raphael Lompreta disse:

    O homem quer voltar à Lua, aventurar-se numa viagem a Marte, mas continua sem conhecer o seu próprio planeta.

  9. Marly Winnie disse:

    “A mentira tem pernas curtas” já diziam nossos avós! A propaganda enganosa sobre existir efeito estufa não poderia enganar a todos o tempo todo! Felizmente sempre existiram os que sabiam , mas não tinham voz ma midia, que o aquecimento do globo terrestre só tem uma ÚNICA razão: o movimento de translação do planeta ao redor do Sol! Apenas isto e somente isto é capaz de causar as variações climáticas e as diversas temperaturas em nosso planeta!Os fatos estão nos jornais: -30º na europa e +30º no Brasil! Enquanto a Terra fizer este movimento será sempre assim! Os interesses econômicos por trás da ideia de que CO2 é prejudicial ao planeta são gigantescos! CO2 é o único alimento dos vegetais e por isso NÃO PODE ser nocivo à atmosfera da Terra. Precisamos combater esse MITO PERNICIOSO, pois tem muita gente querendo ganhar dinheiro fácil com os créditos de carbono e insistem nessa falsa ideia sobre o CO2! Vejam no endereço http://www.petroleoeecologia.com.br/ciclo.html a mais nova descoberta geológica: o Ciclo da Energia, que esclarece a importância do CO2 para a vida na Terra. Será o 1º Nobel de Geologia para o Brasil, tenho certeza.

  10. Francisco J.B.Sá disse:

    Muitos cientistas estão preocupados em que o fenômeno do aquecimento global não seja explorado por políticos.Muitos já decidiram negar os seus efeitos.É como querer obstruir o sol com uma peneira!Os efeitos estão aí.Que tem causas externas,cósmicas junto a~ção do homem,também.Mas é real e está aí!Um conjunto de fatores físicos,geológicos e cósmicos além da ação descontrolada do homem e sua ação predatória sobre a natureza determinam o fenômeno.Se não atentarmos para esta mudança de paradigma físico e correr para bloquear e corrigir os seus efeitos possíveis – muitos vão morrer,como já estão morrendo!

    Francisco J.B.Sá
    Pesquisador em Antropologia
    Aluno Especial da UFBA,2010.

  11. MARIA NEUSA DOS SANTOS disse:

    Eu ja li ou ja ouvi não sei que o aquecimento global é obra das mudanças que ocorrem na terra. A terra ja passou por outros fenômenos que modificaram muita coisa desde que ela é terra.
    Talves sejamos uma mutação genética (nós humanos) e que vamos desaparecer nessa nova mudança da terra, dizem os especialistas.

  12. Germano Souza Cruz disse:

    Na verdade, tudo o que acontece em relação ao clima mundial é “consequencia natural do passar do anos”. O Mundo não é estático ele se transforma. Só que existem alguns “espertinhos”, como algumas “Ongs”, que se beneficiam propagando notícias improvadas e improváveis, que é a ação humana a única culpada pelas transformações que ocorrem no Planeta. Ora, se fosse verdade o que dizem as tais “Ongs”, hoje era pro Mundo estar como na Idade da Pedra Lascada, pois qual a tecnologia que eles tinham para “destruir” o Meio Ambiente? Quem bem pensa não vai na conversa e muito menos contribui financeiramente para com Ongs deste tipo.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *