Início » Vida » Meio Ambiente » Duas horas por semana ao ar livre garantem boa saúde
CONTATO COM A NATUREZA

Duas horas por semana ao ar livre garantem boa saúde

Conclusão de pesquisa feita na Inglaterra, com 20 mil pessoas, pode passar a integrar o rol de recomendações médicas

Duas horas por semana ao ar livre garantem boa saúde
Pesquisa teve como base o maior estudo do mundo sobre contato semanal de pessoas com a natureza (Foto: Pixabay)

Um estudo inédito descobriu que duas horas semanais em contato com a natureza melhora significativamente a saúde. A pesquisa foi publicada na última quinta-feira, 13, na revista Scientific Reports.

Os benefícios apontados pela pesquisa foram os mesmos para qualquer tipo de pessoa. Caso a constatação seja comprovada em outras pesquisas, pode integrar o rol de recomendações médicas, que sugere a ingestão de frutas, pelo menos, cinco dias por semana e 150 minutos semanais de exercício físico.

Apesar de pesquisas anteriores já terem avaliado o impacto da natureza na saúde das pessoas, essa foi a primeira vez que se levou em conta o tempo de duração desse tipo de contato, seja fazendo exercício ou sentado em um banco. Ao todo, foram entrevistadas 20 mil pessoas na Inglaterra, usando como base a Natural England, o maior estudo do mundo sobre o contato semanal de pessoas com a natureza.

Segundo os pesquisadores, quase metade dos entrevistados que afirmaram ter pouco ou nenhum contato com a natureza revelou não estar satisfeito com a vida. Um quarto desse mesmo grupo relatou problemas de saúde.

Por outro lado, apenas um sétimo dos entrevistados que passaram duas horas ou mais em contato com a natureza afirmaram ter a saúde ruim. Ademais, apenas um terço admitiu não estar satisfeito em relação à vida.

“Sair na natureza parecia ser bom para quase todo mundo. Não precisa ser exercício físico – pode ser apenas sentado em um banco”, explicou o pesquisador Mathew White, da University of Exeter Medical School, do Reino Unido. Apesar do estudo não ter tentado descobrir o porquê do contato ser tão benéfico, White sugeriu que pode ter relação com a sensação de tranquilidade.

White foi complementado pela professora Helen Stokes-Lampard, presidente da Royal College of General Practitioners, que classificou a ligação entre a natureza, o bem-estar e a saúde como “fascinante”.

De acordo com os pesquisadores, não há diferença entre ter as duas horas de contato em um dia ou ao longo da semana. Também não houve diferenciação se as horas são passadas em parques, florestas ou praia. Ademais, os pesquisadores não notaram um benefício significativo em ter contato com a natureza por mais de duas horas semanais.

“Mais amplamente, os pacientes geralmente se beneficiam de intervenções não médicas, como aulas de exercícios, aprendendo uma habilidade ou ingressando em um grupo comunitário”, destacou Stokes-Lampard.

Fontes:
The Guardian-Two-hour ‘dose’ of nature significantly boosts health – study

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *