Início » Vida » Meio Ambiente » Elefantes sob ameaça
Congo

Elefantes sob ameaça

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O alto preço do marfim está estimulando a caça de elefantes em toda a África, especialmente em lugares onde praticamente não há leis a respeito. Os elefantes africanos são os maiores mamíferos terrestres do planeta.

Relatórios recentes indicam que a população de elefantes que vivem em seu habitat natural está diminuindo devido à maior demanda da China por marfim. Alguns ambientalistas dizem que uma recente decisão da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas, a de leiloar 108 toneladas de estoques de marfim do sul da África, pode estar incentivando a caça clandestina.

Mas alguns economistas afirmam que a venda legal de marfim reduz os preços, diminuindo assim o estímulo à caça ilegal. Seja como for, a situação é dramática: em 1964, quando o Congo se tornou independente, havia 2.900 elefantes no Parque Nacional de Virunga, que fica no leste do país. Em 2006, o número caiu para 400. Hoje, são menos de 200.

Fontes:
Economist - Elephants in Congo -- Big and helpless

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Lucia Moore disse:

    Há alguns anos atrás, precisamente em 1998, estive num apartamento de alto luxo em Copacabana, no Rio de Janeiro. Ao ser convidada para ir no apartamento do casal vizinho… um casal orgulhoso… vi um enorme "dente de marfim", com uma base me couro!!! Eu, na mesma, hora falei que era um absurdo aquele tipo de decoração, que ali estava um elefante morto!!!!!! O dono da casa, ficou bastante chateado, mas eu não fiz caso e continuei, perguntando: – O senhor não se importa???
    Para minha surpresa ele disse que os elefantes eram uma ameaça… que não via mal nenhum em ter uma "peça" daquela e que custava muito dinheiro…
    Eu falei para ele que o homem era bem pior que uma elefante, que fazia estragos maiores… que ele deveria fzr uma coleção de dentes da família dele!!!!!!!!!!! É… não falaram mais comigo… aliás, eu saí logo da casa do tal anfitrião…!!!!!!!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *