Início » Vida » Meio Ambiente » Energia nuclear é limpa mas tem imagem negativa
Abastecimento

Energia nuclear é limpa mas tem imagem negativa

Durante muito tempo a energia nuclear foi o maior pesadelo do movimento "verde". Ela representava a ameaça da destruição em massa, resíduos perigosos que ficariam durante milênios espalhados pela Terra e a derradeira vitória da tecnologia sobre a humanidade.

Hoje, a energia nuclear ganhou adeptos como Patrick Moore, um dos fundadores do Greenpeace, e James Lovelock, o criador da teoria de Gaia — segundo a qual a Terra tem algumas características de um organismo vivo. Para Lovelock, a energia nuclear — que fornece 15% da eletricidade de todo o mundo — é a única saída para o aquecimento global.

Segundo ele, pode ser que o planeta não precise "expelir" os seres humanos que o danificam se a energia nuclear for adotada em larga escala. Para isto, seus defensores contam com a mudança de preocupações que vem com a mudança de geração: para a juventude de hoje, as alterações climáticas representam o que a guerra nuclear representou para os baby-boomers — os norte-americanos que nasceram entre 1946 e 1964.

Fontes:
Economist - THE FUTURE OF ENERGY -- Life after death

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. Cézar Henrique disse:

    Prezada Fernanda Sumar,
    agradeço teu convite sobre comentar matéria “questão de energia na Rússia”.
    Achei excelente o tema e o conteúdo, só que por ser um assunto complexo exige bastante pesquisa para emitir um comentário preciso.
    E, nos últimos dez dias, tenho andado bastante enrolado. Só agora é que o começo a dispor de mais tempo.
    Desculpe por estar te respondendo por comentário, mas não conseguie enviar mensagem via “fale conosco” do site OeN.
    Aproveito para agradecer tua visita ao Blog da UNR =
    http://www.blogdaunr.blogspot.com

    serás sempre bem-vinda.
    Em outra ocasião espero ser útil.
    abraços,
    Cézar Henrique

  2. renato de souza e silva disse:

    A mídia verde distorce a imagem da energia nuclear porque o resultado da queima dos combustíveis fósseis deve fazer menos mal ao mundo.A EN é um grande risco? Sim, senão houver pesquisa e projeto adequado. Tem resultados maiores com estrutura menor. Adequação da área é bem menor do que as ocupadas por plantações de cana-de-açucar ou pelas plataformas de petróleo que são grande ameaças ao ecossistema marinho

  3. Fredson disse:

    Como assim limpa? E os resíduos, quem abrir a boca para dizer que a EN é uma fonte limpa, não conhece o assunto, quer energia limpa? Solar e a eólica limpas de verdade!!!

  4. raquel conceição rodrigues de castro disse:

    eu não acho a energia limpa pq ela produz um lixo atomico(radiativo)que pode ficar por milhares anos na atmosfera e que pode ocasionar danos ao meio ambiente e poluir a água e o ar.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *