Início » Internacional » Erupção desloca mais 1,5 mil pessoas no Havaí
ATIVIDADE VULCÂNICA

Erupção desloca mais 1,5 mil pessoas no Havaí

O vulcão Kilauea entrou em erupção na última quinta-feira, 3, e suas atividades ainda podem afetar até 10 mil pessoas

Erupção desloca mais 1,5 mil pessoas no Havaí
Desde o início da semana cerca de 600 tremores já foram registrados (Foto: U.S. Geological Survey)

Mais de 1.500 pessoas foram obrigadas a deixar suas casas no Havaí, EUA, nesta sexta-feira, 4, por conta do vulcão Kilauea, que entrou em erupção na última quinta-feira, 3.

Os moradores deslocados são residentes da região Leilani Estates, na Big Island (Ilha Grande) – a principal do Havaí. No entanto, as atividades do Kilauea ainda podem afetar até 10 mil pessoas.

Desde a última segunda-feira, 30, cerca de 600 pequenos tremores – a maioria de 2,0 de magnitude na escala Richter – foram registrados na região. Acredita-se que o último tremor, o mais forte, de 5,0 de magnitude, teria sido o estopim para que o vulcão entrasse em erupção, segundo a geóloga Janet Babb, do Observatório de Vulcões do Havaí.

Segundo Janet Babb, a erupção estava sendo esperada devido à quantidade de pequenos tremores sentidos na ilha. De acordo com a geóloga, os tremores mostravam que o magma poderia escorrer pela superfície a qualquer momento. “O magma chegou à superfície e a erupção começou”, explica Babb.

As autoridades se anteciparam à erupção, alertando preventivamente que as atividades sísmicas registradas poderiam provocar atividades no vulcão. Dessa forma, nenhum incidente grave envolvendo pessoas foi relatado até o momento. Segundo especialistas, não é possível estimar quanto tempo as atividades do vulcão vão durar.

“A Defesa Civil tinha dito que eles não podiam prever isso [a erupção], mas que havia uma boa possibilidade, então eles fizeram todos saberem que isso poderia acontecer. Você sabe, faça uma mala e esteja pronto para sair”, afirmou a moradora da região Maija Stenback, em entrevista ao Washington Post.

Segundo a Defesa Civil, as atividades vulcânicas continuam ocorrendo na manhã desta sexta-feira, com altos níveis de dióxido de enxofre sendo registrados, o que coloca em risco a vida da população próxima ao local. Dessa forma, os moradores continuam sendo orientados a deixar suas casas, não tendo certeza ainda quando poderão retornar.

O governador do Havaí, David Ige, acionou a Guarda Nacional para ajudar no deslocamento e segurança dos moradores. Através das redes sociais, o prefeito do condado do Havaí, Harry Kim, informou que a Defesa Civil está “em alerta máximo” por possibilidades de novas erupções ocorrerem.

O senador Brian Schatz compartilhou, através das redes sociais, vídeos feitos com um drone pelo morador Jeremiah Osuna, que mostram um rio de lava cortando uma floresta. Além disso, Schatz afirmou que entrou em contato com a Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema). Segundo o senador, o órgão está “mobilizando recursos” e “monitorando incêndios florestais, falta de energia e interrupção do fornecimento de água” no Havaí.

Major crack opens and lava comes out in leilani estates big island Hawai'i. Drone video

Posted by Jeremiah Osuna on Thursday, May 3, 2018

“Soava como se você colocasse um monte de pedras numa secadora e a ligasse na potência máxima. Dava para sentir o cheiro de enxofre e de árvores, vegetação rasteira e outras coisas queimadas”, afirmou o autor dos vídeos, Jeremiah Osuna, segundo noticiou a rede Deutsche Welle.

Um outro vídeo compartilhado no Twitter mostra o magma saindo do chão de uma estrada e motoristas fazendo rapidamente o retorno para se afastarem do local. “Minha ilha está pegando fogo”, descrevia a postagem.

O Kilauea é um dos vulcões mais ativos do mundo. A maior parte de suas atividades não é explosiva, mas alguns grandes incidentes já foram registrados anteriormente. Em 1924, uma erupção lançou cinzas e toneladas de pedras, causando a morte de uma pessoa. Em 1955, uma erupção cobriu quase 4 mil acres de terra e durou cerca de três meses.

Em 1983, uma erupção causou a destruição de casas na subdivisão de Royal Gardens. Já em 1990, mais de 100 casas foram devastadas devido à força e temperatura da lava na comunidade de Kalapana. Em 2014, uma residência ficou destruída em Pahoa devido a uma nova erupção.

Fontes:
The New York Times-Eruption of Kilauea Volcano Forces Hawaii Evacuations
The Guardian- Hawaii orders evacuations as Kilauea volcano erupts

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *