Início » Vida » Meio Ambiente » Escassez de água ameaça o planeta
Meio ambiente

Escassez de água ameaça o planeta

Algumas regiões que um dia já tiveram água em abundância e de qualidade hoje vivem a baixa oferta do recurso

A escassez de água na Terra é um assunto que vem ganhando cada vez mais destaque em pesquisas, grupos de debate e na mídia. O último relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) colocou o tema em foco e desviou um pouco as atenções que estavam todas voltadas para as emissões de carbono na atmosfera responsáveis pelo agravamento do efeito estufa e do aquecimento global.

Apesar de agora estar em evidência, a questão da falta de recursos hídricos não é uma ameaça futura. “Já enfrentamos o problema da escassez e do mau uso, com doenças e sérios comprometimentos sócio-econômicos”, afirma o biólogo e pesquisador da UFF Marcelo Bernardes. “Até mesmo em países com grande disponibilidade de recursos hídricos há sérios problemas de escassez”, alerta a engenheira Heloisa Firmo, professora adjunta do DRHIMA (Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente) da Escola Politécnica da UFRJ. Ela complementa que, com a falta dos recursos superficiais, pode haver aumento da exploração e da poluição dos aqüíferos subterrâneos.

A maior parte da água no planeta é salgada: 97,5%. Os 2,5% do total que são constituídos água doce podem parecer pouco, mas seriam suficientes para a população humana, se bem utilizados. No entanto, algumas regiões que um dia já tiveram água em abundância e de qualidade hoje vivem a baixa oferta do recurso, comprometido por um crescimento populacional elevado no último século e uma demanda exponencial desprovida de uso racional – conforme explica Bernardes, acrescentando que se pode relacionar as causas de uma escassez não apenas à intensificação da demanda gerada pelo intenso crescimento mas principalmente ao mau uso, que inclui consumo em excesso e o descarte impróprio da água não tratada.

“O problema da oferta de água é que ela é muito mal distribuída no planeta, ou seja, onde há muita disponibilidade, há poucos habitantes, e nas grandes cidades, onde há maior concentração populacional, a água está tão poluída que é caro demais recuperá-la. Há regiões onde a escassez se dá por razões de clima e morfologia do solo, que não retém a umidade”, explica Heloisa, que aponta outra dificuldade particularmente associada aos recursos hídricos. Ao contrário do que acontece com a energia, que graças às linhas de transmissão pode ser gerada num determinado local – Tocantins, por exemplo – e distribuída para outros, as bacias hidrográficas não se comunicam, a não ser que haja transposição de águas em bacias vizinhas. “Os problemas também são quase independentes. Por exemplo, se economizarmos água na bacia do Tocantins, não vai sobrar água na bacia do Paraná”.

Também não se pode, segundo Bernardes, desvincular a questão da escassez de água de outros problemas ambientais. “O mau uso da água está diretamente relacionado ao mau uso da terra. Hoje podemos ver regiões em processo de desertificação relacionada ao desmatamento excessivo; elevados índices de mortalidade vinculados ao lançamento de efluentes domésticos; escassez devido ao excesso na captação ou desvio de água entre bacias, entre outros”, afirma o biólogo.

É preciso atenção ainda ao fato de que a humanidade já vem lançando mão da água presente nos lençóis subterrâneos – que representa 29,9% do total de água doce do planeta, sendo que 68,9% estão nas calotas e geleiras, 0,3% nos rios e lagos e 0,9% em outros reservatórios – e essa utilização traz alguns riscos. “Os aqüíferos subterrâneos são mais protegidos, portanto, é mais difícil serem contaminados. Por outro lado, uma vez contaminados, é muito mais difícil tratar suas águas. Eles são reservas estratégicas de água para um futuro não muito distante”, diz Heloisa, lembrando que iniciativas já estão sendo tomadas em direção à resolução de problemas relacionados a essa questão. “Há um esforço conjunto feito pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina para o estudo, coleta de informações e adoção de medidas de preservação e uso sustentável do aqüífero Guarani, maior reserva de água doce da América do Sul e cujas águas cobrem mais de 1 milhão de km2, sendo 80% dele no Brasil”.

O que fazer

Bernardes acredita que para evitar que os recursos hídricos se acabem é preciso que todos se envolvam. “Devemos absorver este problema como nosso e não dos outros, local e regionalmente. Somente assim iremos ver alguma resposta global. Sugiro que individualmente façamos o uso devido da água, que socialmente sejamos representados nos comitês de bacias hidrográficas e que valorizemos os projetos de uso sustentável, recuperação e monitoramento das águas”. Esses comitês seriam formados por representantes legais de toda a esfera da sociedade e sem tendências políticas. O pesquisador acredita que o modelo é eficiente porque garante idoneidade, considerando toda a unidade de uma bacia hidrográfica.

Segundo Heloisa, os fatores que poderiam levar à escassez de água no planeta são o desperdício, a contaminação dos aqüíferos, a não-realização de obras para a coleta de esgoto e a falta de medidas de gestão dos recursos hídricos, como a implementação de políticas sérias – que incluem não só a participação da sociedade civil organizada por intermédio dos comitês de bacias hidrográficas, opinião que ela compartilha com Bernardes, como o fortalecimento das instituições atuantes na política, tais como as agências nacional (ANA) e estaduais; o cumprimento das medidas definidas nos planos estratégicos de bacias hidrográficas; a adoção dos instrumentos para a gestão, como, por exemplo, a cobrança e a outorga dos recursos hídricos; a construção de obras necessárias para a adução da água.

Para a água ser utilizada da melhor maneira, seu aproveitamento deve ser projetado de forma integrada, atendendo ao maior número e tipo de usuários possível – explica Heloisa, lembrando que a prioridade no Brasil é melhorar as condições de saneamento, já que dados do IBGE mostram que em torno de 75% dos municípios brasileiros despejam o esgoto in natura em seus rios. De acordo com relatório recente da ANA, a perda de água na captação e distribuição encontra-se na faixa dos 30%, valor que sobre para 50% se forem contabilizados os prejuízos por cadastros desatualizados e ligações clandestinas.

Paralelamente à necessidade de medidas mais difíceis como a implementação efetiva da Política Nacional dos Recursos Hídricos e a realização das obras para instalação de redes de coleta de esgotos e de abastecimento de água, a pesquisadora aponta iniciativas mais fáceis e práticas, que todos podem tomar: a diminuição do desperdício, a não-utilização de mangueiras como “vassouras hidráulicas” para a lavagem de calçadas; evitar banhos demorados, lavagem excessiva de roupas, fechar a torneira enquanto se escova os dentes. “É importante também a educação quanto ao respeito ao meio ambiente no sentido de não se jogar detritos nem lixo nos nossos rios, já tão deteriorados”.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

99 Opiniões

  1. fabricio disse:

    parem de fazeer filhos

  2. Silvan Silva disse:

    Que tal começar a ajudar o planeta fazendo menos filhos?

  3. Lucilene disse:

    Devemos ter consciência que a água é essencial para nossas vidas,é um bem precioso, devemos nos reeducar e usar somente o necessário, nosso dever é preservar a vida na terra e o meio ambiente.
    “Mas não adianta só falar, temos que agir”.

  4. Eder Antonio Leivas dos Santos disse:

    Acho que devíamos cobrar menos dos outros e faze nossa parte, dessa forma o problema da água seria resolvido!

  5. Simone Janete da Rosa dos Santos disse:

    Mesmo com todos estes problemas que viemos tendo com a falta de água, nem todos tem a consciência de mudar e economizar a água, o que já todos nós deveríamos estar fazendo, só vamos realmente mudar quando acabar, quando acontecer isto todos vão rever os seus conceitos e pensar que poderia ter mudado para que não chegasse neste ponto.

  6. Andrew Gabriel Rocha Carvalho disse:

    o problema da água só ira mudar quando assumirmos nossa culpa na sua destruição e começarmos a poupar em vez de acreditarmos que ela é um bem infinito.

  7. Claudia Querino Prezzi disse:

    Todos somos responsáveis pelos nossos atos , então mudar o uso incorreto , desnecessário e abusivo da água, é nosso dever para a preservação da vida na terra.

  8. Claudia Querino Prezzi disse:

    Acredito que devemos ter uma conscientização da população, para que tenhamos mais cuidado com a economia e melhor aproveitamento e reaproveitamento de nossas águas. E que também devemos deixar o egoismo de lado e lembrar de que nossos filhos, netos e bisnetos , precisaram de água para viver assim como nós.

  9. Carla Brandt de Freitas Norato disse:

    Para mim ficou claro que devemos economizar água,e também devemos ensinar nossos filhos sobre o que esta acontecendo no mundo pois a nossa geração esta sofrendo o impacto mas a geração futura vai ser bem pior pois a comodidade de todos esta abalando nossas vida pois muitos lavam seus carros sem nenhum problema fazem gatos nos relógios da corsan e rge como vamos economizar se tem um batalão agindo errado eu faço minha parte .foi bom ler e entender melhor a importancia da economia que faço mas vou procurar economizar mais

  10. Elisangela silva amaral disse:

    Para mim o texto fala que a água é uma joia rara mas mesmo assim as pessoas continuim colocando fora. Mas o que eles não perceben é que mais tarde vai fazer falta para seu filhos netos. a população tem que dar mais valor para um liquido que esta tão raro para todos nós porque nós não cuidamos deste liquido.eu acho um abisurdo quando eu vejo uma pessoa lavando carro, calçadas.

  11. ANA LUIZA LARA PUPO disse:

    O estado de Sp, estamos sofrendo muita seca, apenas 3% nós temos, 2% das aguas doces estão poluídas e so nos resta apenas 1% COMO PODEMOS DEIXAR Q NOSSA ÁGUA DOCE, QUE VC USA PARA TOMAR BANHO, FAZER COMIDA, ESCOVA OS DENTES, SE HIDRATAR ECONOMIZE? SIMPLES:

    Atividades: Tomar Banho, Escova dente, Lavar carro, etc…

    Quantos elas gastam: Tomar banho: 15 minutos 280 litros. Escovar dente 15 litros em um minuto. Lavar carro 378 em 20 minutos.

    Oque podemos fazer para maneirar: Tomar Banho abaixando para 10 minutos 200 litros, Escovar dente em com a torneira fechada em quanto escova apenas 10 ou 12 litros, Lavar carro use um balde com agua e use torneira bloqueada (y)

    Diga NAO á CRISE da água

  12. muito oportuno o texto disse:

    Água é vida, pensando nisso faço um apelo, para que todos tenham consciência da importância da água nas nossas vidas.

  13. Marceni dias santana de carvalho disse:

    Devemos fazer a nossa parte para ter um futuro próximo ambundante com muita água no nosso planeta.
    Sem esperar so pelos governantes.

  14. Maria Ivonice S de Almeida disse:

    A minha opinião, nessa hora é todos nós que habitamos esse planeta tão maravilhoso, darmos as mãos para nos colocarmos diante de uma situação tão grave que vem acontecendo em São Paulo, e começarmos a pensar em uma solução urgentíssima para que seja realmente sanado todo o problema de água.E que sejam criadas leis controladoras de águas,pelo fato de cada tempo que passa, é um riacho que desapareceu, um rio que abastecia toda São Paulo quase em extinção.Vamos apelar para os engenheiros de águas, para darem uma resposta para o caso.

  15. DANILO DA SILVA MOTA disse:

    gaz cola tradicional faz chover

  16. daniel sebastian lustosa disse:

    devemos tomar conçiencia agora pois si não a agua não ira durar para sempre e agente vai morer toda a humanidade.

  17. laryssa vitória disse:

    Temos de tomar consiência pois a água potável do do mundo é pouca e se não cuidarmos um dia ela vai acabar e a gente vai morrer de sede .

  18. patrick de souza disse:

    e muito ruim viver sem agua entao preserve a agua

  19. Tiago disse:

    Algumas PESSOAS dizem que a água é um bem essencial, mas não parece.
    DESPERDIÇAM ÁGUA POR MÍNIMA QUE SEJA A COISA!
    PESSOAL não se esqueçam que a água é um bem isencial para a nossa vida!
    UM abraço pessoal!!!

  20. Rebeca disse:

    Agradeço muito ao altor da reportagem
    me ajudou bastante e também serve de exemplo
    pra população!!!!

  21. erica disse:

    e muito muito muito ruin viver sem agua!!!

  22. felipe disse:

    é ruim sem agua!!!

  23. gorge disse:

    cuidem da agua por favor

  24. gorge disse:

    vamos cuidar da agua nós presisamos dela

  25. mateus disse:

    nossa cidade esta em disispero si nao acaba para nos

  26. gorge disse:

    nos temos que tomar alguma providencia se não ja era

  27. gorge disse:

    porque existe escaseez

  28. caroliny disse:

    vamos cuidar da agua para as futuras geraçoes

  29. carlos disse:

    O que está se vendo é que vai reflita uma terceira guerra mundial por conta dessa escassez e só sobrvevira os mãos fortes e o brasil bem já sabemos

  30. karine disse:

    eu gostei dmz ‘esse sait esta de parabens’

  31. julia disse:

    o que eu acho pior é AS PESSOAS FALAM QUE IRAM AJUDAR O PLANETA , FALAM QUE NAO PODE USAR MUITA AGUA… MAIS O PIOR É QUE NÃO FAZEM NADA DISSO!!!!! não tem como ajudar o planeta com isso ninguem se liga que o mundo pode acabar entaose todo mundo ajudar: UM MUNDO MELHOR VAI SER POSSIVEL!!!!
    escassez de agua assuta muita gente!!!

  32. nada disse:

    o site esta de parabens

  33. GABI disse:

    COPIEI E ME AJUDOU MUITO +

  34. henrique disse:

    Acho que não irá adiantar as pessoas falarem ” Vamos economizar água” sendo que ninguém toma atitude de reconhecer que está errado. Todos querem ter a razão e acham que a água não vai acabar pq dizem ” ainda existi muita água no mundo” mas o idiotas não sabem que daqui a pouco tempo só teremos água salgada.
    Por exemplo, moro aqui na região da seca, todos aqui já estão sentindo a loucura que será o mundo sem água. Passou essa semana a reportagem da Barragem de Mirorós no JN e veja a situação. Acho que o melhor é quando você senti isso na pele.
    Só teremos solução se todos tiverem a coragem de seguir juntos com a realidade.Acho que não irá adiantar as pessoas falarem ” Vamos economizar água” sendo que ninguém toma atitude de reconhecer que está errado. Todos querem ter a razão e acham que a água não vai acabar pq dizem ” ainda existi muita água no mundo” mas o idiotas não sabem que daqui a pouco tempo só teremos água salgada.
    Por exemplo, moro aqui na região da seca, todos aqui já estão sentindo a loucura que será o mundo sem água. Passou essa semana a reportagem da Barragem de Mirorós no JN e veja a situação. Acho que o melhor é quando você senti isso na pele.
    Só teremos solução se todos tiverem a coragem de seguir juntos com a realidade.eu adoreiiiiii essa reportagem me ajudou muitissimo no meu trabalho sobre a escassez da agua muito obrigado o autor desta reportagem!!!!!!eu acho que devemos ter mais cuidados com a escassez de agua podemos conservar mais sem acabar prejudicando ninguem essa é a minha opinião sobre a escassez de agua no planetaÁgua,o nosso bem mais precioso,mas esta em escassez.Devemos agir e inverter esse problema,para que a nova geração viva mto….Água,o nosso bem mais precioso,mas esta em escassez.Devemos agir e inverter esse problema,para que a nova geração viva mto….O Brasil é um pais abençoado
    80% da água doce da america do sul esta no Brasil.ACHEI INTERESSANTE O NUMERO DE MULHRRES QUE POSTARÃO SEUS COMENTARIOS, MOSTRANDO QUE ESTÃO MUITO MAIS PREOCUPADAS COM ESSE ASSUNTO DO QUE OS HOMENS,ONDE A SOLUÇAO DESSE PROBLEMA É DE TODOS NÓS.É PRECISO UMA AÇAO CONJUNTA PARA QUE TODOS GANHEM.
    LEMBRECEM. O PROBLEMA NÃO SÃO OS MAUS ,MAS SIM OS QUE PODERIAM FAZER ALGO PELO O BEM ;ABRÇSS A TODOSO alerta que a matéria traz é algo que estamos vivendo atualmente aqui no sertão nordestino da Bahia. Precisamos mudar a nossa relação com a água, ter + amor.O site e mt bom parabens!

  35. Quesia disse:

    O site e mt bom parabens!

  36. afonso disse:

    escassez de agua assuta muita gente

  37. ribeiro disse:

    ACHEI INTERESSANTE O NUMERO DE MULHRRES QUE POSTARÃO SEUS COMENTARIOS, MOSTRANDO QUE ESTÃO MUITO MAIS PREOCUPADAS COM ESSE ASSUNTO DO QUE OS HOMENS,ONDE A SOLUÇAO DESSE PROBLEMA É DE TODOS NÓS.É PRECISO UMA AÇAO CONJUNTA PARA QUE TODOS GANHEM.
    LEMBRECEM. O PROBLEMA NÃO SÃO OS MAUS ,MAS SIM OS QUE PODERIAM FAZER ALGO PELO O BEM ;ABRÇSS A TODOS

  38. Domingos Máximo da Cruz disse:

    O alerta que a matéria traz é algo que estamos vivendo atualmente aqui no sertão nordestino da Bahia. Precisamos mudar a nossa relação com a água, ter + amor.

  39. william disse:

    Importante divulgar

  40. Gabriela disse:

    Acho que não irá adiantar as pessoas falarem ” Vamos economizar água” sendo que ninguém toma atitude de reconhecer que está errado. Todos querem ter a razão e acham que a água não vai acabar pq dizem ” ainda existi muita água no mundo” mas o idiotas não sabem que daqui a pouco tempo só teremos água salgada.
    Por exemplo, moro aqui na região da seca, todos aqui já estão sentindo a loucura que será o mundo sem água. Passou essa semana a reportagem da Barragem de Mirorós no JN e veja a situação. Acho que o melhor é quando você senti isso na pele.
    Só teremos solução se todos tiverem a coragem de seguir juntos com a realidade.

  41. jardel disse:

    O Brasil é um pais abençoado
    80% da água doce da america do sul esta no Brasil.

  42. giovanna disse:

    Muito obrigado pela sugestão foi muito bom saber disso e que continue assim…Eu achei muito interessante essa noticia Obrigado.

  43. aline disse:

    muito bom,concordo com BERNADES o mau uso da água hoje è muito grande.

  44. Milennah disse:

    Água,o nosso bem mais precioso,mas esta em escassez.Devemos agir e inverter esse problema,para que a nova geração viva mto….

  45. joyce disse:

    amei adorei vcs sao di****

  46. lana disse:

    agua e a coisa mas lindas da terra nao e atoa q foi uma das primeiras coisas q deus criou bjs

  47. juliana disse:

    eu acho que devemos ter mais cuidados com a escassez de agua podemos conservar mais sem acabar prejudicando ninguem essa é a minha opinião sobre a escassez de agua no planeta

  48. adele disse:

    eu adoreiiiiii essa reportagem me ajudou muitissimo no meu trabalho sobre a escassez da agua muito obrigado o autor desta reportagem!!!!!!

  49. Gabriel disse:

    Acho que temos que tomar uma providencia em relação a escassez da água, ou logo as nações entrarão em conflito por causa de recursos hídricos>O QUE NINGUÉM QUER!!

  50. robson disse:

    agua e vida

  51. Letícia ;D disse:

    Noossaa!!!!

  52. liz nauanhy disse:

    A agua e um problema mundial e acho que todos deviam se envolver nesse problema tão sério que é a escassez de água.
    TEMOS QUE TOMAR UMA PROVIDÊNCIA
    E RÁPIDO!!!!!!!!!!

  53. André Vinícius Vieites disse:

    A água, negócio da China?

    A água constitui a maior parte do protoplasma, que é a substância fundamental dos tecidos vivos. O sangue dos animais e a seiva das plantas são constituídos fundamentalmente de água. O homem e muitos animais precisam beber uma grande quantidade de água; um ser humano morre se ficar privado de água durante aproximados oito ou dez dias. Na realidade, mais de dois terços do corpo humano são constituídos de água. A água pura tem a fórmula H2O – A água é encontrada na natureza em estado líquido, mas, por ser um excelente solvente, nunca é encontrada pura. Mesmo a água da chuva contém partículas microscópicas de poeira. A água do mar contém grande variedade de sais minerais, o principal deles é o cloreto de sódio, que perfaz 77% dos sais. Os demais incluem cloreto de magnésio, sulfato de magnésio, de cálcio, de potássio, e outros em menor quantidade, como os sais de iodo, bromo, ferro, alumínio etc. Ocorre ainda ouro, em quantidades mínimas. O ouro se encontra no fundo do mar em quantidades de 0,00035 milímetros. Uma das principais funções desses serviços de purificação de água, são para abastecer a água dos domicílios domésticos. Em grandes instalações domésticas a cloração é feita para matar os germes nocivos, geralmente encontrados na água. A baía da Guanabara localizada no Rio de Janeiro era para ter sido o maior pólo condutor de protoplasma do Brasil, infelizmente com a poluição que existe naquele local atualmente isso virou uma ilustre forma de ilustração de um passado remoto. Provavelmente a água não é negócio da China, mas sim do Brasil.

    André Vinícius Vieites

  54. joakim kkk disse:

    Água doce e limpa: de “dádiva” à raridade*
    Estudiosos prevêem que em breve a água será causa principal de conflitos entre nações. Há sinais dessa tensão em áreas do planeta como Oriente Médio e África. Mas também os brasileiros, que sempre se consideraram dotados de fontes inesgotáveis, vêem algumas de suas cidades sofrerem falta de água. A distribuição desigual é causa maior de problemas. Entre os países, o Brasil é privilegiado com 12% da água doce superficial no mundo.

    Outro foco de dificuldades é a distância entre fontes e centros consumidores. É o caso da Califórnia (EUA), que depende para abastecimento até de neve derretida no distante Colorado. E também é o caso da cidade de São Paulo, que, embora nascida na confluência de vários rios, viu a poluição tornar imprestáveis para consumo as fontes próximas e tem de captar água de bacias distantes, alterando cursos de rios e a distribuição natural da água na região. Na última década, a quantidade de água distribuída aos brasileiros cresceu 30%, mas quase dobrou a proporção de água sem tratamento (de 3,9% para 7,2%) e o desperdício ainda assusta: 45% de toda a água ofertada pelos sistemas públicos.

    Disponibilidade e distribuição

    Embora o Brasil seja o primeiro país em disponibilidade hídrica em rios do mundo, a poluição e o uso inadequado comprometem esse recurso em várias regiões do País.

    O Brasil concentra em torno de 12% da água doce do mundo disponível em rios e abriga o maior rio em extensão e volume do Planeta, o Amazonas. Além disso, mais de 90% do território brasileiro recebe chuvas abundantes durante o ano e as condições climáticas e geológicas propiciam a formação de uma extensa e densa rede de rios, com exceção do Semi-Árido, onde os rios são pobres e temporários. Essa água, no entanto, é distribuída de forma irregular, apesar da abundância em termos gerais. A Amazônia, onde estão as mais baixas concentrações populacionais, possui 78% da água superficial. Enquanto isso, no Sudeste, essa relação se inverte: a maior concentração populacional do País tem disponível 6% do total da água.

    Mesmo na área de incidência do Semi-Árido (10% do território brasileiro; quase metade dos estados do Nordeste), não existe uma região homogênea. Há diversos pontos onde a água é permanente, indicando que existem opções para solucionar problemas socioambientais atribuídos à seca.

    Qualidade comprometida

    A água limpa está cada vez mais rara na Zona Costeira e a água de beber cada vez mais cara. Essa situação resulta da forma como a água disponível vem sendo usada: com desperdício – que chega entre 50% e 70% nas cidades -, e sem muitos cuidados com a qualidade. Assim, parte da água no Brasil já perdeu a característica de recurso natural renovável (principalmente nas áreas densamente povoadas), em razão de processos de urbanização, industrialização e produção agrícola, que são incentivados, mas pouco estruturados em termos de preservação ambiental e da água.

    Nas cidades, os problemas de abastecimento estão diretamente relacionados ao crescimento da demanda, ao desperdício e à urbanização descontrolada – que atinge regiões de mananciais. Na zona rural, os recursos hídricos também são explorados de forma irregular, além de parte da vegetação protetora da bacia (mata ciliar) ser destruída para a realização de atividades como agricultura e pecuária. Não raramente, os agrotóxicos e dejetos utilizados nessas atividades também acabam por poluir a água. A baixa eficiência das empresas de abastecimento se associa ao quadro de poluição: as perdas na rede de distribuição por roubos e vazamentos atingem entre 40% e 60%, além de 64% das empresas não coletarem o esgoto gerado. O saneamento básico não é implementado de forma adequada, já que 90% dos esgotos domésticos e 70% dos afluentes industriais são jogados sem tratamento nos rios, açudes e águas litorâneas, o que tem gerado um nível de degradação nunca imaginado.

    Alternativas

    A água disponível no território brasileiro é suficiente para as necessidades do País, apesar da degradação. Seria necessário, então, mais consciência por parte da população no uso da água e, por parte do governo, um maior cuidado com a questão do saneamento e abastecimento. Por exemplo, 90% das atividades modernas poderiam ser realizadas com água de reuso. Além de diminuir a pressão sobre a demanda, o custo dessa água é pelo menos 50% menor do que o preço da água fornecida pelas companhias de saneamento, porque não precisa passar por tratamento. Apesar de não ser própria para consumo humano, poderia ser usada, entre outras atividades, nas indústrias, na lavagem de áreas públicas e nas descargas sanitárias de condomínios. Além disso, as novas construções – casas, prédios, complexos industriais – poderiam incorporar sistemas de aproveitamento da água da chuva, para os usos gerais que não o consumo humano.

    Após a Rio-92, especialistas observaram que as diretrizes e propostas para a preservação da água não avançaram muito e redigiram a Carta das águas doces no Brasil. Entre os tópicos abordados, ressaltam a importância de reverter o quadro de poluição, planejar o uso de forma sustentável com base na Agenda 21 e investir na capacitação técnica em recursos hídricos, saneamento e meio ambiente, além de viabilizar tecnologias apropriadas para as particularidades de cada região.

    A água no mundo

    A quantidade de água doce no mundo estocada em rios e lagos, pronta para o consumo, é suficiente para atender de 6 a 7 vezes o mínimo anual que cada habitante do Planeta precisa. Apesar de parecer abundante, esse recurso é escasso: representa apenas 0,3% do total de água no Planeta. O restante dos 2,5% de água doce está nos lençóis freáticos e aqüíferos, nas calotas polares, geleiras, neve permanente e outros reservatórios, como pântanos, por exemplo.

    Se em termos globais a água doce é suficiente para todos, sua distribução é irregular no território. Os fluxos estão concentrados nas regiões intertropicais, que possuem 50% do escoamento das águas. Nas zonas temperadas, estão 48%, e nas zonas áridas e semi-áridas, apenas 2%. Além disso, as demandas de uso também são diferentes, sendo maiores nos países desenvolvidos.

    O cenário de escassez se deve não apenas à irregularidade na distribuição da água e ao aumento das demandas – o que muitas vezes pode gerar conflitos de uso – mas também ao fato de que, nos últimos 50 anos, a degradação da qualidade da água aumentou em níveis alarmantes. Atualmente, grandes centros urbanos, industriais e áreas de desenvolvimento agrícola com grande uso de adubos químicos e agrotóxicos já enfrentam a falta de qualidade da água, o que pode gerar graves problemas de saúde pública.

    *Os textos compilados nesta seção foram originalmente publicados no Almanaque Brasil Socioambiental, cuja primeira edição está esgotada. Uma nova edição está prevista para 2007.

  55. anonimo disse:

    TODOSNOS COMO CIDADOAS DE UM PAIS DEVEMOS NOSS CONSCIETIZAR DE QUE A AQUA E UM BEM QUE VALE OURO E QUE DEVEMOS PRESERVAR

  56. lafert disse:

    olha eu acho que se cada um pensase no que fasem e preservasem agua seria bem melhor mas ai viria um e diria uma amdurinha so nao fas verao.
    mas se um faser sua parte em comservar a agua talvez aja possibilidade de muitos segirem sue exelpo.

  57. thalys gerlan disse:

    EU ACHO QUE A ÁQUA E NOSSO MAIOR BEM E DEVEMOS CUIDAR DELA DEVEMOS PARAR DE JOGAR LIXO NAS RUAS POR QUE QANDO CHOVE VAI TUDO PARA OS RIOS ENTRE OUTRAS COISAS

  58. thalys gerlan disse:

    isso e uma coisa que nao pode ficar assim todos devemops nos devemos cuidar pois ela pode acabar e todo moreremos

  59. leticia disse:

    temos que cuidar do nosso planeta não importa como e onde;digo e repito preservem as aguas no planeta pois um dia elas poderam acabar,e como todo mundo sabe o ser humano não vive sem agua.
    então galera vamos por a mão na conciencia e não disperdisar mais agua.pois um dia todos nos vamos se arrepender dos varios dias qe deixamos a torneira da pia aberta:pensem nisso e fassa com qe nosso planeta este vivo daqui uns 10 anos.para o nossos filhos viverem em PAZ.Isso é uma coisa seria então pensem nisso muito bem.Pois é para o nosso proprio futuro

  60. Jonair disse:

    minha opinião e que são muitos cometarios sobre esse serio problema , mas niguem fez nada ate agora!!!

  61. THAISA PEREIRA SILVA disse:

    oi tenho 12 e acho esta atitude e Bernardes e Heloisa muito certa todos aqui no brasil e todo planeta despertiçamos agua.Nao pensamos nas geraçoes futuras que ha de vim entao temos concerteza de ajudar o planeta o planeta pede ajuda ele grita para a gente “AJUDA POR FAVOR” entao ta com a gente ajudar o planeta

  62. JHENIFFER DUARTE DA SILVA disse:

    E MUITO IMPOTANTE NOS SERES HUMANOS PRESERVAR A ÁGUA EM NOSSO PLANETA,A ÁGUA É UMA DADIVA DE DEUS MAS NOS DEVEMOS RECONHESER Q A ÁGUA É FUNDAMENTAL PARA NÓS, SO QUE NOS NÃO SABEMOS APROVEITAR TUDO Q É BOM,O QUE DISEM POR AI: Q TUDO Q É BOM DURA POUCO, A ÁGUA É UMA COISA BOA,E NOS DARMOS A MÃO A ÁGUA VAI SER UMA COISA BOA E LONGA. EU AMO ESSE PLANETA E EU QUERO AJUDAR MAS EU NÃO POSSO SOSINHA PRESISAMOS DE AMIGOS COM VCS, PARA CONSEGUIRMOS VENCE A ESCASEZ DE ÁGUA EM NOSSO PLANETA. OBRIGADO!

  63. Rosemarry disse:

    hj em dia não vivemos sem a água por isso devemos cuidar muito bem dela pois no futuro não só como os nossos filhos mas como muitas outras criança vão precizar assim como as plantas animais etc..
    Há água é uma coisa valioza vamos evitar de um dia faltar comece por vc a preservar

  64. mariana disse:

    temos q cuida bem dela pois para o futuro ela vai se tao valiosa como o petroleo

  65. juliane disse:

    Prender aqualas pessos que disperdiçam ÀGUA ou ter uma longa conversar em uma mesa redonda
    ISSO È O QUE EU PENSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  66. danielle disse:

    preciso de frase de polemicas sobre a agua,hoje,alguem pode me falar?

  67. sergio reis barros disse:

    preciso saber o nome do autor deste artigo de opinião, para poder citá-lo na bibliografia

  68. Sérgio disse:

    Gostei muito da Matéria,e atracés dela irei desenvolver minha Monografia.
    Forte abroção a galera do site.

  69. Gilzan disse:

    A matéria é excelente e será usada para a confecção de um trabalho de alunos do Curso Técnico de Segurança Pública CTSP – 2010, não área de Legislação Ambiental. O Assunto foi profundamente explorado. A linguagem simples possibilita o acesso de qualquer pessoa ao entendimento pleno do texto.

  70. isac alves disse:

    Minha opinião é de que somente com uma transvalorização dos valores tradicionais sobre o meio ambiente e de fato com o modelo de consumismo será possível alterar o futuro que nos espera. Para isso é preciso que os governos adotem posturas de impostos pesados para o uso da água , além de uma incorporação de Educação Ambiental de qualidade nas Escolas brasileiras

  71. josé disse:

    O Aparelho Dosador de Cloro marca DOSACLORO tem tudo a ver com este assunto, quando se trata da saúde das pessoas através da alimentação e da água. A água de poços artesianos, em 99% das vezes é poluída, contendo varios tipos de bactérias e coliformes fecais. Surgem doenças através de bactérias tipo PSEUDOMONAS AERUGINOSA entre outras que causam pneumonia, infecção do ouvido (pele e olhos), meningite, diarréia, infecção dos rins e pulmão, infecção do sangue, tuberculose e muitas outras doenças. O dosador DOSACLORO foi especificamente projetado para fazer a desinfecção do lençol freático de poços artesianos contaminados, além de cisternas, cacimbas e reservatórios em geral, pelo sistema de gotejamento. Se alguém se interessar, pode me solicitar uma entrevista grátis. Não estou dando mais nada de brinde, porque os interessados, quando a gente dá a mão, querem também o pé, o braço, o antebraço e resto também. Xô cobra! E-mail: reis_dosacloro@yahoo.com.br – Fone 3292.3144 e 8748.0575 – Fortaleza – Ceará.

  72. Ana karoline disse:

    As empresas absorvem a maior parte da água,para seu próprio proveito.Podem perguntar sem empresa não existem produtos, exportações,enfim não existe globalização,e sem água existe vida???????????

  73. Bruno disse:

    Na minha opinião acho que se deve haver um reciclagem na educação em relação a relevância da água em nosso planeta para com as crianças já que elas são o futuro do nosso planeta. Do caso contrário pode haver uma estagnação dos valores e relevância da água.
    Sou da Chapada Diamnatina cidade de grande potencial turistico Sou amigo de Uéverson Mendes aluno seu do colégio Bartolomeu em Salvador. Fala com ele por favor que entrei.
    Brigado

  74. maria aparecida disse:

    Na minha opinião a escassez é provocada pela ignorancia do ser humano que acha que não irá sofrer com o despedício que ele proprío está fazendo.

  75. janaine e natalia. disse:

    na minha opiniao o problema da escassez de agua e muito grave porque no futuro nao teremos acesso a ela como temos agora.

  76. thais disse:

    “O problema da oferta de água é que ela é muito mal distribuída no planeta, ou seja, onde há muita disponibilidade, há poucos habitantes, e nas grandes cidades, onde há maior concentração populacional, a água está tão poluída que é caro demais recuperá-la. Há regiões onde a escassez se dá por razões de clima e morfologia do solo, que não retém a umidade”, explica Heloisa, que aponta outra dificuldade particularmente associada aos recursos hídricos

  77. erick disse:

    A matéria é boa, mas só está precisando de alguns ajustes como: colocar alguns tópicos ou enumerando os verdadeiros fatores que causam a escassez da água no mundo para facilitar a pesquisa dos visitantes.

  78. mayara disse:

    vamos cuidar desse mundo p q ele está nas nossas
    mãos e tbm se nois não cuida dele que vai cuda eu não sou prof e sim uma aluna que quer ver o seu mundo bom pra viver

  79. antonio luis disse:

    vamos cuidar desse mundo p q ele está nas nossas
    mãos viver e cuidar!

  80. Fabìí Sporck disse:

    Oii Suelem!!! Boa noite!!
    Sou uma aluna de primeiro ano do colegial,e nunca vi uma professora tão ridícula quanto você.Me desculpe…Mais eu tenho uma opinião… Quando vc quer falar de alguém você tem que ter moral.Ou seja,seus textos nao tem sentido algum,erros de português horrorosos.
    Posso nao ser a melhor pessoa para te falar isso,pois ainda nao sou formada em letras e nem em pedagogia.Tenho muito o que aprender ainda para chegar aonde você está,mais se for para mim ser uma professora igual a você,prefiro nao ser. É por esse e outros motivos que o Brasil está do jeito que está!
    Muito obrigada pela sua atenção e por ouvir a minha crítica sem reclamar.

  81. Benedito Lacerda disse:

    Suelem, você é professora? Como uma pessoa pode ser semianalfabeta como você e dar aulas? Seus erros são uma vergonha.

  82. suelem disse:

    bom vcs não saben escrever porque até agora eu li as opiniões dos outros e só li as coisas que estavam erradas.Sou professora e nunca vi tanto erro de português nos cadernos e livros dos meus aluno ,também trabalho de manha na escola publica arcoires e os meus alunos não erram quase nada . Mas sobre a escassez de água acho que devemos fazer de tudo pra ajudar,e consertesa temos que ser perssimistas e realista,devemos lutar para que tudo seja como antes o país que nossos antepaçados viveram.

  83. artur e. b.. disse:

    O Brasil é o país mais rico nesse aspecto, por ter o rio mais caudaloso do mundo: O rio Amzonas. Daquia alguns anos, as disputas entre paise do globo será água e alimentos tambem. Será que o Brasil terá condições de proteger seus interesses??? Há quemdiga que um grande homem afirmava que um país se faz com homens e livros, EU afirmo que um país se faz com HOMENS, LIVROS e ARMAS. Um país sem defesa se torna vulnerável ao ataque eminente de outras nações. O venezuelano HC está reequipando suasforças armadas até os dentes com material bélico de primeira mão de fabricação russa, ficaremos para atraz do uso de equipamentos de alta tecnologia como os SU-37 SUKOY de fabricação russa e os demais equipamentos de defesa. Quando acordaremos para essa realidade dura e tão próxima…

  84. Markut disse:

    Sou pessimista-realista.
    Até agora, historicamente, o "sofrimento da escassez", conforme a feliz expressão de Glória,tem sido resolvido pelo homem, atraves da conquista, da posse violenta.
    Pela primeira vez, a água poderá ser o motivo.
    Com a crise global atual, duas possibilidades:
    Ou o homem toma ciência que é preciso uma mudança radical de paradigmas , nas complexas relações entre as sociedades humanas, ou , então, teremos mais um imperativo motivo de radicalizações, nas relações internacionais.

  85. Gloria Drummond disse:

    Tenho uma luta particular pela economia de eneria elétrica, água e reciclagem do lixo junto aos condomínios num jornal que vai para todos os síndicos e condôminos da minha cidade.

    Mas, não suporto mais lidar com mais esta paranóia, a do aquecimentoi global, o desmatamento, quando somos tão impotentes para resolver questões menores, cobrando de nossos representantes uma atitude à altura dos seus postos.

    Acredito que, pressionado pelo sofrimento da escassês o homem vencerá mais este desafio. E, água do mar dessaliizada, se não estou falando abobrinhas. é uma solução. O reaproveitamento da água usada, das chuvas, preservação dos mananciais, matas ciliares são outras medidas cabíveis-

    Tanto barulho deve ser porque o capitalismo selvagem quer taxar ainda mais a água, vendê-la para beber, como já faz, ao invés de tomar os cuidados necessários à sua preservação,qualidade e potabilidade.

    Mas, onde tempo para nós cidadãos, com jornadas duplas e triplas de trabalho , para uma maior participação?

  86. maria josé dos santos disse:

    toda matéria que nos ajude a conscientizar a população sobre a importância da preservação da água no planeta é de fundamental importância para diminuir o uso abusivo desse líquido precioso para a vida de cada ser vivo.

  87. DALILA, DARLENE disse:

    ACHAMOS MUITO LEGAL ESSA MATERIA. ESPERAMOS QUE VOCES CONSIGAM CONSCIENTIZAR AS PESSOAS A ECONOMIZAR A ÁGUA DO PLANETA.

  88. Carolina disse:

    ADOREEEEEI

  89. leticia disse:

    achei legal esse materia sobre a escssez de agua no mundo essa materia é otima para oas pessoas

  90. Gabriela disse:

    Olá, achei muito legal essa matéria sobre a escassez da água e quero muito que isso concientizem as pessoas, para que possam economizar água, e não a desperdiçar, como muita gente faz, pois a água é um bem muito valioso e que sem ela não sobreviveria-mos !

  91. Nathalia disse:

    A agua é um mineral Hidrico muito valioso, que ironicamente nos foi dado de graça; E que hoje é vendido com alto valor comercial voltado apenas para fins lucrativos e de poder, tambem é motivo de disputa,e de guerra. O Brasil ainda disfruta de grandes reservas de agua-doce, mas que corre o risco de sofrer um colapso.A escassez poderá fazer com que muitas formas de vida
    desapareça; a água é essencial e necessária à condição de sobrevivência
    dos seres vivos. Sendo a água fonte de vida e pelo fato da saúde humana
    depender fundamentalmente dela, a relação mais adequada para com ela é
    exatamente a do cuidado. Sem o cuidado não preserva-se o patrimônio natural
    comum, impossibilitando a vida de irradiar e se reproduzir e de se preservar.
    termino usando a fraseque li, quando vim em busca de pesquisa para realizar meu trabalho escolar do 2° ano.
    “ É facílimo aniquilar com a água de qualidade, basta poluí-la, ela
    continua ali, dá a impressão de estar disponível, mas está envenenada.”
    (MILANEZ, 1998, p.5.)

  92. Nathalia disse:

    “ É facílimo aniquilar com a água de qualidade, basta poluí-la, ela
    continua ali, dá a impressão de estar disponível, mas está envenenada.”
    (MILANEZ, 1998, p.5.)

  93. Benedito Lacerda disse:

    Aprovo a idéia da Carla — make love, not war!

  94. carla de abreu disse:

    brasil e um otimo pais a agua nao esta em falta ok? nao se preocupem .
    se preocupem em fazer sexo

  95. EDVALDOTAVARES disse:

    O BRASIL TEM QUE EXORCIZAR O OLHO GORDO SOBRE A AMAZÔNIA. O Sr. Ademir tem razão quando alerta sobre a possibilidade de intervenção externa na Amazônia, sob a alegação de incompetência brasileira para a preservação do bem hídrico da humanidade que gradativamente escasseia. A minha abordagem, de forma mais ampla, complementou o pensamento do Sr. Ademir que soube resumí-la e circunscrevê-la para a chamada de atenção sobre o que pode ocorrer com a Amazônia. Nessa região, repousa uma bacia hidrográfica inigualável que os brasileiros devem permanecer atentos. Aproveito a oportunidade para acusar o recebimento da mensagem enviada pelo missivista Ademir e declarar tê-la respondido hoje, imediatamente após a tomada de conhecimento. "BRASIL ACIMA DE TUDO". SELVA!. MÉDICO. BRASÍLIA/DF.

  96. Ademir disse:

    Gostei da bonita explanação do Dr. Edvaldo Tavares! Sei que todos precisamos economizar para não faltar. Porém, desculpe-me, Dr. Edvaldo Tavares, mas não renuncio do meu posicionamento, e insisto: "ATENÇÃOOO BRASIIIILLLL: "Tão" de "olho gordo" na AMAZÔNIA!!!…Logo, logo vão dizer (outra vez!) que "a Amazônia é patrimônio da humanidade"… e vão provar por "a + b" que não pode ser nossa porque "não sabemos cuidar dela!!!…ou da água que aqui tem!!! ACOOORDAAA BRAAASIIILLL!!!

  97. EDVALDOTAVARES disse:

    FALHA A SER CORRIGIDA. Solicito levar em consideração a seguinte correção: "Naqueles idos dos 1940 e 1950, tal suposição seria inverossímel". EDVALDO TAVARES.

  98. EDVALDOTAVARES disse:

    H2O, ÁGUA, O MINERAL MAIS PRECIOSO. Quem acreditaria, na época em que eu era garoto, em alguém que dissesse que um dia a água acabaria? Naqueles idos dos 1940 e 1960, tal suposição seria inverossímel. O desperdício, no Rio de Janeiro, rolava solto para todos os lados, não incomodando ninguém. Hoje, 2007, século XXI, é uma das notícias mais assustadoras – a espada de Dâmocles sobre a cabeça da humanidade. Aos atuais, 6,3 bilhões de viventes – os estudiosos dizem que esta capacidade em almas já esgota os recursos terrestres -, as previsões ameaçam com catástrofes. O que acontecerá quando a população dobrar – 12,6 bilhões? Lembro ainda, a cifra do dobro populacional não está longe, talvez, trinta anos a separe da atual. As guerras, os massacres, as revoltas dos pobres famintos e sedentos, no mundo todo, será de desmedida intensídade que a defesa dos territórios dos mais ricos e fortes não terá importância. Entre a opção de morrer de sede e fome e a por bala, a melhor será tentando sobreviver mesmo que seja metralhado. Para mim, o bom disso tudo é, não estarei para ver este possível acontecimento e o ruim é que os meus descendentes poderão estar no olho dos acontecimentos. Na dominância do presente momento, o BRASIL, tem tomar medidas emergenciais para reversão da destruição ambiental visando a recuperação e preservação dos recursos hídricos. A posse de 20% da água potável mundial, não nos autoriza ser desmazelados com esse bem natural. É preciso educar o povo, hoje, a ter carinho com a água, para que no amanhã quase recente não haja arrependimento prematuro. "BRASIL ACIMA DE TUDO". SELVA! MÉDICO. BRASÍLIA/DF.

  99. Ademir disse:

    Olha o golpe aí, gente!!! ATENÇÃO BRASIIIILLLL: "Tão" de "olho gordo" na AMAZÔNIA!!! Lá vem "bronca aí, gente!!!" Logo, logo vão dizer (outra vez!) que "a Amazônia é patrimônio da humanidade"… e vão provar por "a + b" que não pode ser nossa porque "não sabemos cuidar dela"!!! ACOOORDAAA BRAAASIIILLL!!!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *