Meio ambiente

Escassez de água ameaça o planeta

fonte | A A A

A escassez de água na Terra é um assunto que vem ganhando cada vez mais destaque em pesquisas, grupos de debate e na mídia. O último relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) colocou o tema em foco e desviou um pouco as atenções que estavam todas voltadas para as emissões de carbono na atmosfera responsáveis pelo agravamento do efeito estufa e do aquecimento global.

Apesar de agora estar em evidência, a questão da falta de recursos hídricos não é uma ameaça futura. "Já enfrentamos o problema da escassez e do mau uso, com doenças e sérios comprometimentos sócio-econômicos", afirma o biólogo e pesquisador da UFF Marcelo Bernardes. "Até mesmo em países com grande disponibilidade de recursos hídricos há sérios problemas de escassez", alerta a engenheira Heloisa Firmo, professora adjunta do DRHIMA (Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente) da Escola Politécnica da UFRJ. Ela complementa que, com a falta dos recursos superficiais, pode haver aumento da exploração e da poluição dos aqüíferos subterrâneos.

A maior parte da água no planeta é salgada: 97,5%. Os 2,5% do total que são constituídos água doce podem parecer pouco, mas seriam suficientes para a população humana, se bem utilizados. No entanto, algumas regiões que um dia já tiveram água em abundância e de qualidade hoje vivem a baixa oferta do recurso, comprometido por um crescimento populacional elevado no último século e uma demanda exponencial desprovida de uso racional – conforme explica Bernardes, acrescentando que se pode relacionar as causas de uma escassez não apenas à intensificação da demanda gerada pelo intenso crescimento mas principalmente ao mau uso, que inclui consumo em excesso e o descarte impróprio da água não tratada.

"O problema da oferta de água é que ela é muito mal distribuída no planeta, ou seja, onde há muita disponibilidade, há poucos habitantes, e nas grandes cidades, onde há maior concentração populacional, a água está tão poluída que é caro demais recuperá-la. Há regiões onde a escassez se dá por razões de clima e morfologia do solo, que não retém a umidade", explica Heloisa, que aponta outra dificuldade particularmente associada aos recursos hídricos. Ao contrário do que acontece com a energia, que graças às linhas de transmissão pode ser gerada num determinado local – Tocantins, por exemplo – e distribuída para outros, as bacias hidrográficas não se comunicam, a não ser que haja transposição de águas em bacias vizinhas. "Os problemas também são quase independentes. Por exemplo, se economizarmos água na bacia do Tocantins, não vai sobrar água na bacia do Paraná".

www.eird.org

Também não se pode, segundo Bernardes, desvincular a questão da escassez de água de outros problemas ambientais. "O mau uso da água está diretamente relacionado ao mau uso da terra. Hoje podemos ver regiões em processo de desertificação relacionada ao desmatamento excessivo; elevados índices de mortalidade vinculados ao lançamento de efluentes domésticos; escassez devido ao excesso na captação ou desvio de água entre bacias, entre outros", afirma o biólogo.

É preciso atenção ainda ao fato de que a humanidade já vem lançando mão da água presente nos lençóis subterrâneos – que representa 29,9% do total de água doce do planeta, sendo que 68,9% estão nas calotas e geleiras, 0,3% nos rios e lagos e 0,9% em outros reservatórios – e essa utilização traz alguns riscos. "Os aqüíferos subterrâneos são mais protegidos, portanto, é mais difícil serem contaminados. Por outro lado, uma vez contaminados, é muito mais difícil tratar suas águas. Eles são reservas estratégicas de água para um futuro não muito distante", diz Heloisa, lembrando que iniciativas já estão sendo tomadas em direção à resolução de problemas relacionados a essa questão. "Há um esforço conjunto feito pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina para o estudo, coleta de informações e adoção de medidas de preservação e uso sustentável do aqüífero Guarani, maior reserva de água doce da América do Sul e cujas águas cobrem mais de 1 milhão de km2, sendo 80% dele no Brasil".

O que fazer

Bernardes acredita que para evitar que os recursos hídricos se acabem é preciso que todos se envolvam. "Devemos absorver este problema como nosso e não dos outros, local e regionalmente. Somente assim iremos ver alguma resposta global. Sugiro que individualmente façamos o uso devido da água, que socialmente sejamos representados nos comitês de bacias hidrográficas e que valorizemos os projetos de uso sustentável, recuperação e monitoramento das águas". Esses comitês seriam formados por representantes legais de toda a esfera da sociedade e sem tendências políticas. O pesquisador acredita que o modelo é eficiente porque garante idoneidade, considerando toda a unidade de uma bacia hidrográfica.

Segundo Heloisa, os fatores que poderiam levar à escassez de água no planeta são o desperdício, a contaminação dos aqüíferos, a não-realização de obras para a coleta de esgoto e a falta de medidas de gestão dos recursos hídricos, como a implementação de políticas sérias – que incluem não só a participação da sociedade civil organizada por intermédio dos comitês de bacias hidrográficas, opinião que ela compartilha com Bernardes, como o fortalecimento das instituições atuantes na política, tais como as agências nacional (ANA) e estaduais; o cumprimento das medidas definidas nos planos estratégicos de bacias hidrográficas; a adoção dos instrumentos para a gestão, como, por exemplo, a cobrança e a outorga dos recursos hídricos; a construção de obras necessárias para a adução da água.

Para a água ser utilizada da melhor maneira, seu aproveitamento deve ser projetado de forma integrada, atendendo ao maior número e tipo de usuários possível – explica Heloisa, lembrando que a prioridade no Brasil é melhorar as condições de saneamento, já que dados do IBGE mostram que em torno de 75% dos municípios brasileiros despejam o esgoto in natura em seus rios. De acordo com relatório recente da ANA, a perda de água na captação e distribuição encontra-se na faixa dos 30%, valor que sobre para 50% se forem contabilizados os prejuízos por cadastros desatualizados e ligações clandestinas.

Foto de Antonio Carlos de Freitas/UERJ

Paralelamente à necessidade de medidas mais difíceis como a implementação efetiva da Política Nacional dos Recursos Hídricos e a realização das obras para instalação de redes de coleta de esgotos e de abastecimento de água, a pesquisadora aponta iniciativas mais fáceis e práticas, que todos podem tomar: a diminuição do desperdício, a não-utilização de mangueiras como "vassouras hidráulicas" para a lavagem de calçadas; evitar banhos demorados, lavagem excessiva de roupas, fechar a torneira enquanto se escova os dentes. "É importante também a educação quanto ao respeito ao meio ambiente no sentido de não se jogar detritos nem lixo nos nossos rios, já tão deteriorados".

De volta ao topo comentários: (86)

Sua Opinião

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Estado

Cidade

  1. Maria Ivonice S de Almeida disse:

    A minha opinião, nessa hora é todos nós que habitamos esse planeta tão maravilhoso, darmos as mãos para nos colocarmos diante de uma situação tão grave que vem acontecendo em São Paulo, e começarmos a pensar em uma solução urgentíssima para que seja realmente sanado todo o problema de água.E que sejam criadas leis controladoras de águas,pelo fato de cada tempo que passa, é um riacho que desapareceu, um rio que abastecia toda São Paulo quase em extinção.Vamos apelar para os engenheiros de águas, para darem uma resposta para o caso.

  2. DANILO DA SILVA MOTA disse:

    gaz cola tradicional faz chover

  3. daniel sebastian lustosa disse:

    devemos tomar conçiencia agora pois si não a agua não ira durar para sempre e agente vai morer toda a humanidade.

  4. laryssa vitória disse:

    Temos de tomar consiência pois a água potável do do mundo é pouca e se não cuidarmos um dia ela vai acabar e a gente vai morrer de sede .

  5. patrick de souza disse:

    e muito ruim viver sem agua entao preserve a agua

  6. Tiago disse:

    Algumas PESSOAS dizem que a água é um bem essencial, mas não parece.
    DESPERDIÇAM ÁGUA POR MÍNIMA QUE SEJA A COISA!
    PESSOAL não se esqueçam que a água é um bem isencial para a nossa vida!
    UM abraço pessoal!!!

  7. Rebeca disse:

    Agradeço muito ao altor da reportagem
    me ajudou bastante e também serve de exemplo
    pra população!!!!

  8. erica disse:

    e muito muito muito ruin viver sem agua!!!

  9. felipe disse:

    é ruim sem agua!!!

  10. gorge disse:

    cuidem da agua por favor

  11. gorge disse:

    vamos cuidar da agua nós presisamos dela

  12. mateus disse:

    nossa cidade esta em disispero si nao acaba para nos

  13. gorge disse:

    nos temos que tomar alguma providencia se não ja era

  14. gorge disse:

    porque existe escaseez

  15. caroliny disse:

    vamos cuidar da agua para as futuras geraçoes

  16. carlos disse:

    O que está se vendo é que vai reflita uma terceira guerra mundial por conta dessa escassez e só sobrvevira os mãos fortes e o brasil bem já sabemos

  17. karine disse:

    eu gostei dmz ‘esse sait esta de parabens’

  18. julia disse:

    o que eu acho pior é AS PESSOAS FALAM QUE IRAM AJUDAR O PLANETA , FALAM QUE NAO PODE USAR MUITA AGUA… MAIS O PIOR É QUE NÃO FAZEM NADA DISSO!!!!! não tem como ajudar o planeta com isso ninguem se liga que o mundo pode acabar entaose todo mundo ajudar: UM MUNDO MELHOR VAI SER POSSIVEL!!!!
    escassez de agua assuta muita gente!!!

  19. nada disse:

    o site esta de parabens

  20. GABI disse:

    COPIEI E ME AJUDOU MUITO +

  21. henrique disse:

    Acho que não irá adiantar as pessoas falarem ” Vamos economizar água” sendo que ninguém toma atitude de reconhecer que está errado. Todos querem ter a razão e acham que a água não vai acabar pq dizem ” ainda existi muita água no mundo” mas o idiotas não sabem que daqui a pouco tempo só teremos água salgada.
    Por exemplo, moro aqui na região da seca, todos aqui já estão sentindo a loucura que será o mundo sem água. Passou essa semana a reportagem da Barragem de Mirorós no JN e veja a situação. Acho que o melhor é quando você senti isso na pele.
    Só teremos solução se todos tiverem a coragem de seguir juntos com a realidade.Acho que não irá adiantar as pessoas falarem ” Vamos economizar água” sendo que ninguém toma atitude de reconhecer que está errado. Todos querem ter a razão e acham que a água não vai acabar pq dizem ” ainda existi muita água no mundo” mas o idiotas não sabem que daqui a pouco tempo só teremos água salgada.
    Por exemplo, moro aqui na região da seca, todos aqui já estão sentindo a loucura que será o mundo sem água. Passou essa semana a reportagem da Barragem de Mirorós no JN e veja a situação. Acho que o melhor é quando você senti isso na pele.
    Só teremos solução se todos tiverem a coragem de seguir juntos com a realidade.eu adoreiiiiii essa reportagem me ajudou muitissimo no meu trabalho sobre a escassez da agua muito obrigado o autor desta reportagem!!!!!!eu acho que devemos ter mais cuidados com a escassez de agua podemos conservar mais sem acabar prejudicando ninguem essa é a minha opinião sobre a escassez de agua no planetaÁgua,o nosso bem mais precioso,mas esta em escassez.Devemos agir e inverter esse problema,para que a nova geração viva mto….Água,o nosso bem mais precioso,mas esta em escassez.Devemos agir e inverter esse problema,para que a nova geração viva mto….O Brasil é um pais abençoado
    80% da água doce da america do sul esta no Brasil.ACHEI INTERESSANTE O NUMERO DE MULHRRES QUE POSTARÃO SEUS COMENTARIOS, MOSTRANDO QUE ESTÃO MUITO MAIS PREOCUPADAS COM ESSE ASSUNTO DO QUE OS HOMENS,ONDE A SOLUÇAO DESSE PROBLEMA É DE TODOS NÓS.É PRECISO UMA AÇAO CONJUNTA PARA QUE TODOS GANHEM.
    LEMBRECEM. O PROBLEMA NÃO SÃO OS MAUS ,MAS SIM OS QUE PODERIAM FAZER ALGO PELO O BEM ;ABRÇSS A TODOSO alerta que a matéria traz é algo que estamos vivendo atualmente aqui no sertão nordestino da Bahia. Precisamos mudar a nossa relação com a água, ter + amor.O site e mt bom parabens!

  22. Quesia disse:

    O site e mt bom parabens!

  23. afonso disse:

    escassez de agua assuta muita gente

  24. ribeiro disse:

    ACHEI INTERESSANTE O NUMERO DE MULHRRES QUE POSTARÃO SEUS COMENTARIOS, MOSTRANDO QUE ESTÃO MUITO MAIS PREOCUPADAS COM ESSE ASSUNTO DO QUE OS HOMENS,ONDE A SOLUÇAO DESSE PROBLEMA É DE TODOS NÓS.É PRECISO UMA AÇAO CONJUNTA PARA QUE TODOS GANHEM.
    LEMBRECEM. O PROBLEMA NÃO SÃO OS MAUS ,MAS SIM OS QUE PODERIAM FAZER ALGO PELO O BEM ;ABRÇSS A TODOS

  25. Domingos Máximo da Cruz disse:

    O alerta que a matéria traz é algo que estamos vivendo atualmente aqui no sertão nordestino da Bahia. Precisamos mudar a nossa relação com a água, ter + amor.

  26. william disse:

    Importante divulgar

  27. Gabriela disse:

    Acho que não irá adiantar as pessoas falarem ” Vamos economizar água” sendo que ninguém toma atitude de reconhecer que está errado. Todos querem ter a razão e acham que a água não vai acabar pq dizem ” ainda existi muita água no mundo” mas o idiotas não sabem que daqui a pouco tempo só teremos água salgada.
    Por exemplo, moro aqui na região da seca, todos aqui já estão sentindo a loucura que será o mundo sem água. Passou essa semana a reportagem da Barragem de Mirorós no JN e veja a situação. Acho que o melhor é quando você senti isso na pele.
    Só teremos solução se todos tiverem a coragem de seguir juntos com a realidade.

  28. jardel disse:

    O Brasil é um pais abençoado
    80% da água doce da america do sul esta no Brasil.

  29. giovanna disse:

    Muito obrigado pela sugestão foi muito bom saber disso e que continue assim…Eu achei muito interessante essa noticia Obrigado.

  30. aline disse:

    muito bom,concordo com BERNADES o mau uso da água hoje è muito grande.

  31. Milennah disse:

    Água,o nosso bem mais precioso,mas esta em escassez.Devemos agir e inverter esse problema,para que a nova geração viva mto….

  32. joyce disse:

    amei adorei vcs sao di****

  33. lana disse:

    agua e a coisa mas lindas da terra nao e atoa q foi uma das primeiras coisas q deus criou bjs

  34. juliana disse:

    eu acho que devemos ter mais cuidados com a escassez de agua podemos conservar mais sem acabar prejudicando ninguem essa é a minha opinião sobre a escassez de agua no planeta

  35. adele disse:

    eu adoreiiiiii essa reportagem me ajudou muitissimo no meu trabalho sobre a escassez da agua muito obrigado o autor desta reportagem!!!!!!

  36. Gabriel disse:

    Acho que temos que tomar uma providencia em relação a escassez da água, ou logo as nações entrarão em conflito por causa de recursos hídricos>O QUE NINGUÉM QUER!!