Início » Vida » Meio Ambiente » Iluminação pública nas mãos da população
Inovação

Iluminação pública nas mãos da população

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Uma empresa de energia da Alemanha adotou uma tecnologia que permite aos moradores utilizarem o celular para acender as luzes das ruas.O sistema, denominado “dial4light”, funciona da seguinte forma: um morador liga para um número que fica exposto em um poste. A chamada é direcionada para um computador da empresa de energia. Em seguida, é preciso discar um código, que também fica a mostra no poste. Feito isso, o computador envia um sinal para um modem sem fio que acende as luzes da área solicitada. O processo leva apenas poucos segundos.

Por meio deste sistema, as cidades podem poupar dinheiro e energia. A tecnologia, no entanto, funciona melhor em áreas onda há pouca atividade noturna, pois se as luzes forem acessas mais de três vezes por noite, as lâmpadas gastam mais energia do que se fossem deixadas ligadas direto

Fontes:
BusinessWeek - In Germany, Switch On the Street Lamps Yourself

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Eleutério Gomes disse:

    Interessante. Quer dizer que acender a luz mais de 3 vezes gasta mais que deixar acesa? Mas imaginem esse sistema no Brasil. No tempo que leva para digitar esses números todos, o assaltante já chegou e levou o celular.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *