Início » Vida » Ciência » Larva capaz de digerir plástico pode ter papel crucial na reciclagem
ESTUDO

Larva capaz de digerir plástico pode ter papel crucial na reciclagem

Larva conhecida como bicho-da-farinha consegue se alimentar de isopor e plástico

Larva capaz de digerir plástico pode ter papel crucial na reciclagem
Digestão ocorre graças a determinadas bactérias presentes no estômago da larva (Foto: Yu Yang/stanford.edu)

Uma equipe de cientistas americanos da Universidade de Stanford, Califórnia, apresentou um estudo sobre uma larva conhecida como bicho-da-farinha (tenebrio molitor), afirmando que ela consegue se alimentar de isopor e poliestireno, um tipo plástico não biodegradável. Os pesquisadores descobriram que esses insetos transformam metade do isopor que consomem em dióxido de carbono, e a outra metade em excremento com fragmentos decompostos.

De acordo com o estudo, as larvas são capazes de realizar essa decomposição devido a bactérias que estão presentes em seus sistemas digestivos. Segundo os autores do estudo – cujos resultados foram publicados na revista Environmental Science and Technology – esta é a primeira vez que se obtém provas detalhadas da digestão de plástico no intestino de um animal.

Além disso, foi comprovado que a ingestão de plástico não afeta a saúde das larvas, o que para os cientistas pode ser uma potencial arma para a reciclagem de resíduos plásticos. “É um enfoque muito inovador para enfrentar o enorme problema que representa a poluição do plástico”, explica Anja Malawi Brandon, doutoranda da Universidade de Stanford que participou da pesquisa.

Brandon acredita que há outros insetos na natureza com habilidade similar ao bicho-da-farinha. Ela afirma que o grupo agora pesquisa outros tipos de plástico que podem ser decompostos pelas larvas. “As bactérias em seus estômagos tornam possível essa digestão e poderiam ser capazes de digerir outros plásticos. Estamos estudando uma maneira de extrair essas bactérias e utilizá-las diretamente para tratar o plástico.”

Fontes:
BBC-A larva que come plástico e pode ter papel-chave em reciclagem

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Blanca Moreno disse:

    Desejo saber se no Brasil tem alguma empresa que esteja fezendo uso do bicho-da- farinha, em que cidade, poderia me dar a informacao. Muito obrigado .

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *