Início » Vida » Meio Ambiente » Maior projeto britânico de energia limpa gera polêmica
Fontes alternativas

Maior projeto britânico de energia limpa gera polêmica

Ativistas britânicos criticam a decisão do governo de aceitar a realização de obras de uma imensa barragem no estuário do Rio Severn. Eles argumentam que a construção de lagoas rasas equipadas com turbinas pode gerar quantidades de eletricidade iguais às do grandioso projeto, porém a um custo menor.

O governo britânico pretende aproveitar as marés do Rio Severn para gerar até 7% da eletricidade consumida na Inglaterra e no País de Gales. Isso é fundamental para que a Grã-Bretanha consiga atingir a meta de gerar 35% de toda sua eletricidade a partir de fontes renováveis até 2020.

A empresa de engenharia contratada pelo governo para dar um parecer sobre a melhor forma de aproveitar a energia das marés do Severn recomendará a construção de uma represa de 16 quilômetros que atravessaria todo o estuário e custaria £ 14 bilhões (cerca de US$ 20,5 bilhões). O projeto dificultaria a navegação e provocaria a inundação permanente de mais de 160 quilômetros ao longo da costa. Mas ministros britânicos já estão chamando o projeto de "visionário" e "pioneiro".

 

Fontes:
Guardian - Severn barrage: Row breaks out over UK's biggest renewables project

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *