Início » Vida » Ciência » Na Nova Zelândia, 36 baleias morrem ao ficarem encalhadas
Ciência

Na Nova Zelândia, 36 baleias morrem ao ficarem encalhadas

Estudiosos acreditam que o comportamento das baleias, chamadas piloto justamente por seguir um líder, é propenso ao encalhe

Na Nova Zelândia, 36 baleias morrem ao ficarem encalhadas
Especialistas desconhecem as razões pelas quais a espécie encalhe em bandos (Reprodução / O Globo)

Na madrugada desta quinta-feira, 5, 36 baleias-piloto morreram na baía de Plenty, na Nova Zelândia, ao ficarem encalhadas. Outros 22 animais que também estavam encalhados conseguiram voltar para o mar.

Especialistas desconhecem as razões pelas quais a espécie encalhe em bandos. No entanto os estudiosos acreditam que o comportamento das baleias, chamadas piloto justamente por seguir um líder, é propenso ao encalhe.

Voluntários e biólogos do Projeto Jonah conseguiram levar de volta ao mar 22 animais. A operação utilizou boias de flutuação e baldes para manter as baleias devidamente molhadas. Mas 25 baleias morreram ainda na praia e outras onze tiveram que ser sacrificadas.

Os cientistas acreditam que as baleias se encalhem intencionalmente ou por estarem doentes e desejarem tirar a própria vida, ou considerando o seu comportamento sociável, para auxiliar alguma baleia que tenha ficado encalhada primeiro.

Fontes:
O Globo - Trinta e seis baleias morrem ao encalharem na Nova Zelândia

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *