Início » Vida » Ciência » Nova espécie de sapo é descoberta nos Andes
Meio ambiente

Nova espécie de sapo é descoberta nos Andes

O sapo muda de textura de pele rapidamente de acordo com a superfície onde ele se encontra

Nova espécie de sapo é descoberta nos Andes
Mudanças de textura em segundos (Reprodução/Zoological Journal of the Linnean Society)

Acredita-se que o anfíbio é o primeiro animal conhecido a ter a capacidade de mudar de textura de pele. Ele foi originalmente descoberto por uma aluna de doutorado da Universidade de Case Western Reserve e por seu marido, um gerente de projetos da Divisão de Recursos Naturais do Metroparks de Cleveland.

“Os espinhos e a coloração os ajudam a se misturarem em habitats cobertos de musgo, tornando difícil para nós vê-los”, disse ela. “Mas ainda precisa ser testado se a textura realmente os ajuda a escapar de predadores.”

Mas a nova espécia, chamada Pristimantis mutabilis, pode ter companhia. Colegas da Universidade Indoamérica que trabalham com o casal encontraram recentemente um parente conhecido do sapo que tem a mesma capacidade de mudança de textura, mas que nunca tinha sido relatado antes. Os sapos foram encontrados na Reserva Las Gralarias, uma reserva natural criada originalmente para proteger aves ameaçadas de extinção no oeste equatoriano.

Os pesquisadores Katherine, Tim Krynak e seus colegas acreditam que sua decoberta pode implicar em como as espécias são e como elas são identificadas. O processo necessita agora de fotografias e observações longas em campo para garantir que uma espécie não esteja sendo erroneamente percebida como duas.

 

 

Fontes:
Phys Org-Shape-shifting frog discovered in Ecuadorian Andes

1 Opinião

  1. Carlos Furtado disse:

    Me contaram que o sapo lula esteve nos andes,e que ele esta treinando esse mimetismo para praticar até 2018.Agora ele esta estatua muda ,cega e surda.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *