Início » Vida » Meio Ambiente » O aumento do nível do mar está se acelerando
Oceanos e clima

O aumento do nível do mar está se acelerando

Um novo estudo de Carling Hay da Universidade de Harvard mencionou que o aumento do nível do mar entre 1901 e 1990 foi de 1,2 milímetros por ano, mais ou menos 0,2 milímetros. Mas de 1993 a 2010, o aumento foi de 3 milímetros por ano

O aumento do nível do mar está se acelerando
Se o aumento continuar nesse ritmo, o problema poderá se agravar (Reprodução/Getty Images)

Os fluxos das marés e os níveis do mar são fenômenos constantes estudados pela ciência climática. Apesar da diminuição recente das temperaturas médias da superfície ser um fenômeno intrigante, os cientistas indicam que o aumento elevado do nível do mar é uma evidência clara da mudança do clima. O aumento é causado pela expansão térmica (expansão da água quente) e pelo derretimento das calotas polares. E os fatos podem ser observados: milhares de medidores, como os da imagem acima, medem as marés no mundo inteiro, com alguns registros que remontam ao século XVIII.

Um novo estudo de Carling Hay da Universidade de Harvard mencionou que o aumento do nível do mar entre 1901 e 1990 foi de 1,2 milímetros por ano, mais ou menos 0,2 milímetros. Mas de 1993 a 2010, o aumento foi de 3 milímetros por ano.

Se o aumento continuar nesse ritmo, o problema poderá se agravar. Um estudo realizado no ano passado, a pedido do ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, e de três ex-secretários do Tesouro dos EUA, avaliou, de acordo com estimativas anteriores, que o aumento do nível do mar poderia submergir imóveis no valor de US$66 bilhões a 106 bilhões em 2050. Se as novas estimativas estiverem corretas, o prejuízo será ainda maior.

Fontes:
The Economist-Higher water mark

1 Opinião

  1. Omar Rodrigues Alves disse:

    O “aquecimentismo” nos vende medo do futuro! – Afirmam com certeza do que não entendem! – (E eles tem a petulância de chamarem de “ciência climática” os “achismos” que tentam nos vender!) – (O que nos apresentam são resultados de modelos “rodados em computador”, e acreditam nos modelos!). De fato as temperaturas superficiais estão recuando perto de 0,15 Kelvin (em média) a cada dois anos desde o final de 2012; a causa é o ciclo de atividade solar; estamos num ciclo solar fraco. – Por causa da atividade solar fraca deveremos ter esfriamento até – ao menos 2020 ou 2022 depois disso ninguém sabe como vai ser! – Espero que esse “ciclo fraco” não perdure após 2020-2022, pois se assim for teremos muito problema com faltas de chuvas (a primeira coisa que acontece quando o sol se torna menos ativo é chover menos! – o que ocorre desde o início de 2013).
    De fato estamos bem no início de um período de esfriamento global que poderá superar todo o aquecimento que antes observamos (por conta da taxa de esfriamento atual). – Observar o nível dos mares é como observar um grande termômetro que integra as temperaturas médias do planeta de muitos anos, por isso espera-se que os oceanos ainda aumentem um pouco de nível por expansão térmica por anos e anos, so que cada vez com menos velocidade e, se o esfriamento perdurar por tempo longo (uma década ou mais) os oceanos começarão a baixar de nível por contração térmica.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *