Início » Vida » Meio Ambiente » O desperdício das embalagens
LIXO

O desperdício das embalagens

O que o ocidente chama de melhora de padrão de vida acaba sendo uma cultura insustentável de conveniência

O desperdício das embalagens
Uma garrafa plástica pode demorar 450 anos para se decompor (Foto: Pixabay)

Antigamente, pescadores de uma ilha tailandesa embrulhavam seu almoço em uma folha de bananeira e depois a descartavam no mar. As folhas se deterioravam e os peixes comiam o resto. Com o advento do plástico, os hábitos começaram a mudar, as folhas de bananeiras foram deixadas para trás, enquanto o lixo foi virando um problema.

Este não é um problema local, mas mundial. O que o ocidente chama de melhora de padrão de vida acaba sendo uma cultura insustentável de conveniência. Só o Reino Unido produz mais de 170 milhões de toneladas de resíduos por ano, grande parte disso é formada por embalagens de alimentos. Uma garrafa plástica pode demorar 450 anos para se decompor. A situação fica ainda pior quando apenas um terço do plástico de embalagem é reciclado.

Décadas atrás havia leiteiros e depósitos de garrafas, agora, um pacote de batatas fritas pode ter várias camadas de embalagem.

Por isso, é importante pensar sobre formas de driblar o acúmulo desnecessário de lixo, seja usando ecobags no supermercado ou levando uma garrafa para o trabalho.

Fontes:
The Guardian-The west’s throwaway culture has spread waste worldwide

1 Opinião

  1. Rogerio Faria disse:

    Parece que na Pindorama resolveu-se o problema: o papelão vai não só na embalagem mais, também, no alimento.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *