Início » Vida » Ciência » Observatórios permanentes irão monitorar os oceanos
Pesquisa

Observatórios permanentes irão monitorar os oceanos

Projeto americano de exploração dos oceanos com sete observatórios será lançado em junho

Observatórios permanentes irão monitorar os oceanos
Observatórios irão medir os fenômenos físicos, químicos, geológicos e biológicos do fundo do mar e da superfície (Reprodução/Internet)

O planeta arrogantemente chamado “Terra” por sua predominância de espécies terrestres deveria ser chamado de “Mar”. Sete décimos de sua superfície são cobertos por oceanos, mas a humanidade precisa respirar ar e sua incapacidade de resistir à pressão da água significa que essa parte do mundo é pouco conhecida.

Em junho terá início um projeto de exploração dos oceanos, com a instalação de sete observatórios do Ocean Observatories Initiative (OOI), um programa de pesquisa dos Estados Unidos, nos oceanos Atlântico, Pacífico, Índico, Ártico e Antártico, que irão medir os fenômenos físicos, químicos, geológicos e biológicos do fundo do mar e da superfície.

Esses observatórios trabalharão em conjunto com três instalações canadenses, Vênus e Netuno, em funcionamento no oceano Pacífico desde 2006 e 2009, respectivamente, e com o observatório inaugurado em 2012 em Cambridge Bay, uma baía no oceano Ártico.

 

Fontes:
The Economist - Wiring the World Below

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *