Início » Economia » Internacional » Os incêndios florestais nos Estados Unidos
Clima nos EUA

Os incêndios florestais nos Estados Unidos

A temporada média de incêndios dura 78 dias a mais do que há 40 anos, de acordo com um recente relatório do Serviço Florestal dos EUA

Os incêndios florestais nos Estados Unidos
O combate assíduo contra incêndios também tem culpa (Foto: US Forest Service)

Incêndios florestais, iniciados por raios, são parte do ciclo natural em florestas de clima temperado. Eles afinam árvores e removem detritos, abrindo espaço para uma diversidade de novas mudas, muitas vezes de espécies adaptadas para sobreviver a queimadas superficiais. No entanto, as alterações climáticas e décadas de supressão do fogo têm interrompido esse padrão, transformando o que poderia ter sido um incêndio pequeno e de baixa intensidade em um incêndio grave.

Os verões têm sido quentes e secos, incluindo uma seca que já dura quatro anos na Califórnia, um indicador provável do aquecimento global. Julho foi o mês mais quente dos Estados Unidos desde 1880. A temporada média de incêndios dura 78 dias a mais do que há 40 anos, de acordo com um recente relatório do Serviço Florestal dos EUA (USFS, na sigla em inglês).

Mas, o combate assíduo contra incêndios também tem culpa. Entre 1998 e 2007 cerca de 80 mil incêndios por ano foram suprimidos e apenas cerca de 300 por ano puderam queimar. Isto levou a uma vasta acumulação de mata seca que, uma vez inflamada, pode agir como uma “escada de incêndio”, levantando as chamas nos galhos da floresta onde, nas condições áridas atuais, podem se tornar incontroláveis “mega-incêndios”.

Ao longo da última década, os Estados Unidos têm visto, em média, dez mega-incêndios por ano.  A perspectiva é sombria. O National Research Council estima que a quantidade de terra queimada no oeste dos Estados Unidos pode quadruplicar com cada grau de aquecimento, sendo que é esperado um aumento de pelo menos 2°C até o final deste século.

 

Fontes:
The Economist-America in flames

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *