Início » Vida » Meio Ambiente » Pode ser que o apocalipse seja um pouco adiado
Aquecimento global

Pode ser que o apocalipse seja um pouco adiado

A mudança climática pode estar acontecendo mais lentamente do que avaliam os cientistas, mas o mundo ainda precisa enfrentar a questão

Pode ser que o apocalipse seja um pouco adiado
Não está claro porque a mudança climática se estabilizou, mas isso quer dizer que o mundo não precisa se preocupar mais? (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Uma morsa que circule pelo Ártico no verão pode se perguntar para onde foi todo o gelo marinho da região, mas alguns cientistas argumentam que a mudança climática causada pelo homem não é uma ameaça tão grave quanto a que era anunciada há alguns anos. Eles apontam para diversas razões que fundamentam a opinião de que a “sensitividade climática” do planeta – a quantidade de aquecimento que se espera ser consequências de um aumento de 100% do nível de dióxido de carbono – pode não ser tão alta quanto se pensava anteriormente. A razão mais óbvia é que, apesar de um aquecimento pronunciado ao longo do século XX, as temperaturas não aumentaram de fato nos últimos dez anos.

Não está claro por que a mudança climática se estabilizou. Isso pode se dever a uma maior variabilidade natural do clima, porque as nuvens amenizam o aquecimento ou por causa de algum outro mecanismo pouco compreendido do sistema climático. Mas, seja lá qual for a razão, alguns dos cenários realmente aterradores – em que a temperatura do planeta sobe 4° C ou mais neste século – estão ficando cada vez menos prováveis. Isso quer dizer que o mundo não precisa se preocupar mais?

Não, por duas razões. A primeira é a incerteza. O conhecimento científico que aponta para uma sensitividade mais baixa que os modelos anteriores haviam previsto ainda não é definitivo. O risco de aquecimento severo – um aquecimento de 3° C, por exemplo – embora menor, ainda é uma ameaça real.

A segunda razão é mais prática. Se o mundo houvesse baseado suas políticas climáticas em predições anteriores de uma sensitividade alta, então seria o caso de afrouxar essas políticas agora que as mudanças mais catastróficas parecem menos prováveis. Mas embora a retórica do clima tenha sido baseada em temores de uma sensitividade alta, a política climática não o foi. As emissões de dióxido de carbono industriais aumentaram em 50% desde 1997.

 

*Adaptado e traduzido da Economist por Eduardo Sá

Fontes:
The Economist-Apocalypse perhaps a little later

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Rudy Lang disse:

    VERDE, A NOVA COR DO COMUNISMO. Felizmente parece que a máscara começa a cair.

  2. Élio J. B. Camargo disse:

    Para adiar o apocalipse definitivamente, basta diminuir o nascimento de mais predadores. Não precisa ser como na China, basta criar incentivos e ajudar as mulheres, neste sentido.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *