Início » Internacional » População de minhocas também está em declínio
ASSIM COMO AS ABELHAS

População de minhocas também está em declínio

Estudo científico divulgado este ano mostrou uma redução de 42% na população de minhocas em áreas agrícolas

População de minhocas também está em declínio
Minhocas enfrentam constantes agressões ambientais (Foto: Pixabay)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Se as minhocas tivessem penas, asas, pelo ou olhos melancólicos, ou apenas olhos, talvez atraíssem mais simpatia dos seres humanos. A maioria das pessoas desconhece o importante papel desempenhado pelas minhocas na agricultura e, por isso, sua sobrevivência em um meio ambiente hostil não interessa muito a entidades ou ativistas de proteção aos animais.

No entanto, esses seres com aparência estranha, com apenas boca e ânus, produzem húmus em suas escavações de túneis e galerias no solo, um dos melhores adubos orgânicos do mundo. Além disso, servem de alimento para uma infinidade de animais.

Mas ao contrário de outros animais como, por exemplo, as abelhas, homenageadas pela ONU com o Dia Mundial das Abelhas, comemorado em 20 de maio, as minhocas não ocupam um lugar de prestígio no reino animal.

Um estudo científico divulgado este ano mostrou uma redução de 42% de minhocas em áreas agrícolas. Em casos mais extremos, os animais haviam desaparecido. Nas áreas pesquisadas pelo estudo, a espécie que cava túneis profundos e coleta e armazena água da chuva reduzira-se em 16%.

Assim como outros animais, as minhocas enfrentam constantes agressões ambientais. As técnicas agrícolas modernas e a agricultura intensiva causam um impacto ambiental, que ameaça a sobrevivência da fauna local.

Estudos apontam também como fatores de risco para a perda da biodiversidade o uso indevido da água, a poluição, mudanças climáticas, crescimento populacional e urbanização.

Porém, a pesquisa recente sobre a diminuição do número de minhocas em áreas agrícolas mostrou que os agricultores estão começando a se conscientizar que esses animais são seus aliados no cultivo da terra e que, por esse motivo, precisam proteger seus habitats.

Fontes:
The Guardian-It’s not just about the bees – earthworms need love, too

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *