Início » Economia » Internacional » Prática de remover montanhas oferece riscos ambientais à China
Terrenos montanhosos

Prática de remover montanhas oferece riscos ambientais à China

Técnica de remover e achatar montanhas para expandir cidades na China vem aumentando a poluição e o risco de deslizamentos no país

Prática de remover montanhas oferece riscos ambientais à China
Fotos de satélite a cidade de Shiyan ocidental em 2010 (à esquerda) e em 2012 (à direita). Vários picos chineses já foram achatados na região (Reprodução/BBC)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Pesquisadores da Universidade de Chang’an na China advertiram que a prática de remover montanhas vem aumentando a poluição do ar e da água, a erosão do solo e o número de inundações no país.

As cidades da China vêm se expandindo rapidamente. À medida que economia do país cresce, aumenta a demanda por espaço para novas construções. A remoção das montanhas foi a opção encontrada pelo governo para dar continuidade à expansão das cidades.

Cerca de um quinto da população chinesa vive em áreas montanhosas. Nas cidades de Chongqing, Shiyan, Yichang, Lanzhou e Yan’an, dezenas de montanhas já foram removidas ou achatadas.

Embora a técnica de remoção do cume seja adotada muitas vezes pela indústria de mineração, especialmente nos EUA, na China tal prática avança em uma escala inigualável.

Segundo os pesquisadores, a transformação de colinas em planícies lança no ar partículas de poeira que também poluem rios e lagos. Além disso, o método vem provocando deslizamentos de terra e inundações, que ameaçam a sobrevivência de plantas e animais.

Os pesquisadores também afirmam que a montanha achatada pode ser um terreno inadequado para a construção. “A questão mais preocupante é a segurança da construção de cidades na terra recém-criada”, explica o professor Peiyue Li, da Universidade de Chang’na. Segundo ele, após o achatamento é necessário um longo período para a base do solo se tornar estável.

Fontes:
BBC-Risk posed by China mountain removal

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *