Início » Vida » Meio Ambiente » Redes elétricas inteligentes e o meio ambiente
Energia

Redes elétricas inteligentes e o meio ambiente

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Do Brasil ao Japão, todos estão interessados na chamada rede elétrica inteligente. A promessa tecnológica teoricamente será capaz de lidar com os picos intermitentes de energia que devem passar a vir dos painéis solares e das usinas eólicas que vão se espalhar pelo mundo, e que dependem do vento ou do sol para produzir.

Outro benefício seria a diminuição no número de apagões, que custam bilhões todo ano. Contadores eletrônicos informariam o consumidor de quanta energia ele está gastando, o que poderia incentivar economia. Os mais otimistas acreditam que o sistema poderia até decidir quando o ar-condicionado das casas está muito forte, e diminuí-lo remotamente.

No entanto, as redes elétricas inteligentes não são uma solução para o problema energético, na verdade, pode até piorá-lo. Graças ao novo sistema, o custo da energia elétrica poderia diminuir, incentivando o consumo e ferindo o meio ambiente.

Fontes:
Economist - Clever, but unprincipled

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. Dorival Silva disse:

    Muito interessante a promessa das redes elétricas inteligentes.

  2. Dimas disse:

    Esta chegando o dia em que nem a vida será controlada (se é que ainda não é), as crianças deverão nascer de acordo com o padrão de beleza e inteligencia definida por…, deverão viver e morrer aos (x) anos para desocupar espaço, estarão chipadas e irão somente onde for permitido por…,
    movimentos controlados, beleza controlada, inteligencia controlada, tudo em nome de…Meio ambiente? ou qualquer outra moda que surgir, no pós – pós modernismo…

  3. Lara disse:

    Interessante porém,não vejo promessa de redução dos impactos causados pela sua instalação e manutenção. Além do que, o consumo ainda continuará alto.

  4. Flavio de Menezes disse:

    @Lara, se você pesquisar a respeito de Usinas Termelétricas e Usinas Nucleares verá que muitos países utilizam-nas para produção de energia e que os impactos ambientais são grandes. O Brasil é uma exceção por possuir as Usinas Hidrelétricas que suprem boa parte da demanda do país, mas ainda assim ficamos a mercê das chuvas para que elas produzam energia.
    Sendo assim as energias eólica e solar podem ser uma alternativa a todas as outras.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *