Início » Vida » Ciência » Tartaruga-gigante asiática sob ameaça de extinção
Ameaça de extinção

Tartaruga-gigante asiática sob ameaça de extinção

Biólogos tentam inseminar artificialmente a última fêmea da espécie há meses, mas sem sucesso

Tartaruga-gigante asiática sob ameaça de extinção
Tartaruga-gigante asiática ('Rafetus swinhoei') (Reprodução/TSA)

Uma espécie de tartaruga-gigante asiática (Rafetus swinhoei) sofre um sério risco de se extinguir. Com cem anos, a última fêmea da espécie não consegue se reproduzir. Ela tem 70 cm de largura e 100 cm de comprimento, seu peso varia de 70 a 100 kg.

Apesar dos pesquisadores da Turtle Survival Alliance (TSA), entidade que busca promover a sobrevivência das tartarugas pelo mundo, tentarem inseminar artificialmente o animal há meses, as tentativas não têm dado certo. Na última vez, ela colocou 89 ovos, mas todos eram estéreis.

Embora os cientistas não saibam o que está acontecendo, eles vão continuar tentando. Segundo o presidente da TSA, Rick Hudson, o sistema reprodutivo dessa espécie de tartaruga é muito complexo, muito mais do que o dos seres humanos. Além disso, uma inseminação artificial nunca tinha sido feita nesta espécie.

Existe ainda um desafio logístico, o de coletar e armazenar sêmen de tartaruga. Para piorar, o doador  também têm quase cem anos. Estima-se que a expectativa de vida destas tartarugas não seja muito maior do que isso, porém os cientistas também não sabem ao certo sobre isso.

Além da fêmea e do macho que doou o esperma, ambos moradores do zoológico de Suzhou, na China, há outros dois machos no Vietnã.

Fontes:
Folha de S. Paulo-Última fêmea de espécie de tartaruga-gigante não consegue se reproduzir

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *