Início » Vida » Meio Ambiente » Um grande futuro para as pequenas turbinas eólicas?
Energia renovável

Um grande futuro para as pequenas turbinas eólicas?

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A empresa britânica Quiet Revolution, fundada em 2005, está produzindo um número limitado de turbinas com tamanho e peso reduzidos, o que significa que elas podem ser facilmente instaladas em telhados. Trata-se da mais nova geração de turbinas eólicas de alta tecnologia.

Elas podem gerar até dez mil kilowatts por hora de eletricidade por ano, o suficiente para abastecer duas casas de baixo consumo energético, ou um escritório com 20 pessoas. No ano passado, a Quiet Revolution produziu suas primeiras turbinas eólicas e quase imediatamente começou a ganhar prêmios técnicos e de design. Seu primeiro modelo de turbina, conhecido como QR5, vem sendo instalado em vários telhados na Inglaterra.

O futuro da Quiet Revolution parece ser tão promissor que a gigante de energia alemã RWE comprou, recentemente, uma pequena participação na empresa, pelo valor de US$ 11 milhões. A produção destas turbinas, no entanto, ainda é muito pequena, e seu custo é muito alto — cerca de US$ 45 mil. Mas o investimento da RWE pode mudar esta situação. Uma das idéias é adotar materiais mais baratos para construir as turbinas. Com grande produção e demanda, o custo por unidade poderia cair significativamente.

Fontes:
Business Week - A Big Future for Tiny Wind Turbines?

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *