Início » Economia » Internacional » Vanuatu começa a receber ajuda internacional após ciclone
Ciclone

Vanuatu começa a receber ajuda internacional após ciclone

O ciclone Pam devastou o arquipélago do Pacífico Sul. Segundo o governo, todos os esforços recentes de desenvolvimento do país foram comprometidos

Vanuatu começa a receber ajuda internacional após ciclone
O ciclone atingiu a categoria 5, que é o topo da escala (Reprodução/Dave Hunt/AP)

O apoio humanitário começou a chegar a Vanuatu, na Oceania, após o ciclone Pam destruir grande parte do arquipélago entre a última sexta-feira, 13, e o ultimo sábado, 14. No entanto, tem sido relatada escassez de água potável, gasolina e alimentos. O país teve que pedir ajuda internacional com urgência.

Leia mais:  Ciclone Pam deixa vários mortos em ilha do Pacífico Sul

Nesta segunda-feira, 16, o presidente Baldwin Lonsdale afirmou que todos os esforços recentes de desenvolvimento do país foram comprometidos pela devastação. “A longo prazo, necessitamos de apoio financeiro e ajuda para começar a reconstruir nossas infraestruturas. Temos que reconstruir tudo. Depois de todo o desenvolvimento que alcançamos nos últimos dois anos, veio este ciclone e destruiu toda a infraestrutura que o governo construiu”.

Segundo informações de grupos humanitários, cerca de 90% das casas na capital Port Vila foram atingidas pelo ciclone que teve ventos de pelo menos 300 km/h.

As autoridades estão tendo dificuldades de fornecer informações mais precisas sobre balanços envolvendo regiões mais remotas do país, já que o arquipélago conta com mais de 60 ilhas. O ciclone atingiu a categoria 5, que é o topo da escala.

Fontes:
O Globo-Ciclone acabou com todo o desenvolvimento recente de Vanuatu, diz presidente
Jornal Nacional-Ciclone 'Pam' provoca mortes e destruição em arquipélago no Pacífico

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *