Início » Opinião » Tendências e Debates » MySpace, o maior site de relacionamentos
Internet

MySpace, o maior site de relacionamentos

Enquanto os brasileiros "invadem" o Orkut – o endereço da Web mais visitado do Brasil, segundo o ranking Alexa – o site de relacionamentos "queridinho" dos americanos é o MySpace. Com mais de 60 milhões de usuários cadastrados nos EUA e um total de 90 milhões de usuários, o site – que foi lançado em agosto de 2003 – responde por 80% das visitas de internautas a endereços virtuais de sua categoria. Em segundo lugar vem o Facebook, com 19,5 milhões de usuários norte-americanos cadastrados.

O maior site de relacionamentos do mundo pertence à News Corporation, do gigante Rupert Mudorch, e não pára de crescer, a uma média de 230 mil novas adesões por dia. Está sediado em Beverly Hills, Califórnia, onde emprega 300 pessoas. Receita e lucro, no entanto, não são divulgados separadamente dos dados da News Corporation.

O site foi criado pela Intermix Media, que na época se chamava eUniverse. A Intermix Media foi adquirida pelo grupo de Murdoch em 2005, por cerca de US$ 580 milhões. Texto da Wikipedia em inglês define o MySpace como "uma parte cada vez mais influente da cultura popular contemporânea, especialmente em países de língua inglesa".

O MySpace tem entre suas características mais comentadas o fato de apresentar perfis de músicos, artistas e outras celebridades – nem todos reais, devido à facilidade de se cadastrar qualquer nome em sites desse estilo. Alguns "vips" e famosos, no entanto, têm preferido se reunir em redes sociais mais "restritas", como os sites A Small World e Vip Social Network. Segundo a Wikipedia, o portal A SmallWorld tem entre seus usuários celebridades como a socialite Paris Hilton, a modelo Naomi Campbell e o diretor e ator de cinema Quentin Tarantino. Para se cadastrar no site é necessário ser "indicado" por algum membro, como num clube fechado.

Interatividade natural e usuários leais

Os sites de relacionamentos como os gigantes MySpace, Facebook e outros menos populares no Brasil como o Classmates Online e o Club Penguin têm em comum a característica de serem campeões no quesito lealdade por parte dos usuários. Segundo a Nielsen/NetRatings, especializada em estatísticas da Web , "a interatividade natural dos sites de relacionamentos faz com que os visitantes sempre retornem a eles".

Em maio do ano passado, a empresa divulgou a informação de que o MySpace teve a maior ‘taxa de retenção' entre todos os sites da categoria: 67% de todos os visitantes de março de 2006 retornaram ao site no mês seguinte. O segundo e o terceiro lugares em lealdade dos internautas foram o MSN Group e o Facebook, com taxas de retorno de 58% e 52%, respectivamente.

A Nielsen/NetRatings analisa ainda que o conteúdo gerado pelos usuários em sites desse tipo origina uma atualização constante desses espaços na Web, e isso estimula seus usuários a visitá-los com grande freqüência. No entanto, se não tem dúvidas sobre a crescente popularidade de sites desse tipo, a empresa de estatísticas diz não saber até que ponto as redes sociais construídas nesses sites são fortes e duradouras.

Dê a sua opinião sobre as amizades mantidas através de sites de relacionamentos e como isso pode estar modificando os relacionamentos na era da Internet.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

10 Opiniões

  1. Bruna C. dos Santos disse:

    Manter relacionamentos pela internet é o mesmo que chupar picolé com o papel. Sem graça!!

  2. Flávio Fernando Lopes Júnior disse:

    Se tem em Português e como acessassá-lo o MySpace (sites de relacionamentos) Obrigado

  3. Flávio Fernando Lopes Júnior disse:

    Se tem em Português e como acessassá-lo o MySpace (sites de relacionamentos) Obrigado

  4. Vania Gomes disse:

    O site faz com que você crie e chame seus amigos a compartilharem seus currículos e também acaba sendo um chamariz empresarial para buscar candidatos potenciais para suas empresas. Entendo que é um caminho sem volta e com sucesso!!!

  5. kASSÍA disse:

    Acho que devemos tomar cuidado com esse tipo de aventura… temos que sermos cautelosos.

  6. Ricardo disse:

    Um site que tem crescido muito entre os brasileiros em todo o mundo e o Largevia.
    O largevia tem conseguido unir brasileiros em todo o planeta. O Endereco do largevia e http://www.largevia.com/

  7. Marcia Pereira disse:

    Ricardo, obrigado pela dica do http://www.largevia.com O Ambiente la e relamente como vc falou, excelente! Estou adorando o Largevia!

  8. Zaqueu disse:

    @Flávio Fernando Lopes Júnior,

    Tente o http://www.largevia.com este e todo em portugues e tem brazuca do mundo inteiro

  9. Felipe disse:

    Na minha opinião o fiufiu.com.br é o melhor que existe.

    Não visa a lucratividade e sim a felicidade das pessoas.

  10. nex1939 disse:

    depende do ponto de vista sites de relacionamento são muito uteis para que não vive nas noites e na balada

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *