Início » Vida » Ciência » Nasce Pierre Curie
Nesta Data

Nasce Pierre Curie

No dia 15 de maio de 1859, nasce Pierre Curie, descobridor da radioatividade e pioneiro no estudo da energia nuclear

Nasce Pierre Curie
Pierre e sua esposa, Marie, receberam o Prêmio Nobel de Física em 1903 (Foto: Wikipédia)

Pierre Curie foi um físico francês, pioneiro no estudo da cristalografia, magnetismo, piezoeletricidade e na radioatividade. Recebeu o Prêmio Nobel de física em 1903, juntamente com sua esposa Marie Curie, por sua contribuição no estudo da radiação. O francês nasceu no dia 15 de maio de 1859.

Foi educado em casa pelo seu pai até a adolescência, quando já revelava talento na área da matemática e da geometria. Aos 18 anos já havia obtido o equivalente a um grau superior, quando começou a trabalhar em um laboratório para juntar dinheiro e financiar seu doutorado.

Pierre Curie e seu irmão, Jacques Curie, provaram a geração de potencial elétrico através da compressão de cristais, fenômeno que foi utilizado futuramente nos toca discos e nos alto-falantes.

Junto com Marie, Curie trabalhou no isolamento do rádio e do polônio. Foram pioneiros na utilização do termo “radioatividade” e em seu estudo. Pierre foi o primeiro também a descobrir a energia nuclear, através da emissão de calor constante das partículas de rádio. Descobriu também as emissões de radiação com cargas positivas, negativas ou neutras.

O físico morreu no dia 19 de abril de 1906, em um acidente com uma carruagem. Sua esposa morreu anos depois por envenenamento por radiação.

Fontes:
Explicatorium-Pierre Curie

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *