Início » Vida » Comportamento » O que acontece quando dois homens andam em Moscou de mãos dadas?
Preconceito

O que acontece quando dois homens andam em Moscou de mãos dadas?

Dois comediantes russos fazem experimento para demonstrar como os casais homossexuais russos são tratados nas ruas

O que acontece quando dois homens andam em Moscou de mãos dadas?
O vídeo já foi visto mais de seis milhões de vezes no Youtube (Foto: Reprodução)

O mais novo vídeo de “experimentos sociais” a “viralizar” na internet mostra um suposto casal homossexual caminhando nas ruas de Moscou de mãos dadas e sofrendo severos insultos homofóbicos.

Os dois jovens andam lado a lado com as mãos unidas passando por vários dos mais famosos pontos turísticos de Moscou. Mas a caminhada não passou nem perto de ser relaxante, enquanto eles andavam, eram bombardeados com ofensas, que culminaram numa discussão com um homem muito agressivo, que parecia prestes a agredi-los.

Ativistas dos direitos dos gays frequentemente usam a internet para confrontar a políticas russas, incluindo durante as últimas olimpíadas de inverno, em Sochi, no ano passado. Porém esse não é um vídeo de campanha, mas sim produzido por comediantes populares russos no Youtube. Após ser postado, na segunda-feira, já foi visualizado mais de seis milhões de vezes.

“Eu fiquei chocado com as reações… Elas foram simplesmente malucas. A cada cinco minutos a gente recebia uma ofensa. Nós não sabíamos que tantas pessoas iriam assistir, mas acreditamos que nossos assinantes se interessariam pelo tema”, disse um dos produtores do vídeo, Nikita Rozhdesev.

Produtores temeram algo pior

Segundo Rozhdesev, a filmagem durou cerca de três horas e se limitou às áreas turísticas no centro da capital russa. O casal, dois atores que na vida real não são nem um casal e nem gays, podem ser vistos andando na Praça Vermelha em vários pontos do vídeo. O produtor disse que sentiu medo quando os estranhos começaram a xingá-los e houve preocupação de, caso fossem a bairros mais conservadores, as agressões piorassem.

O material iniciou um grande debate online, em grande parte na Rússia. Mais de 20 mil pessoas comentaram no Youtube e a repercussão cresceu em outras redes sociais também. Algumas pessoas atacavam os russos, os chamando de “fascistas” e outras defendiam.

As ofensas homofóbicas não são exclusividade da Rússia. Um vídeo semelhante foi feito em Nova York no ano passado. Além disso, dois repórteres da BBC também fizeram um vídeo no qual andavam de mãos dadas pelas ruas de Luton, este ano.

Confira o vídeo:

Fontes:
BBC-What happened when two men walked through Moscow... holding hands?

1 Opinião

  1. Ludwig Von Drake disse:

    A mitologia hegemônica no ocidente afirma que de Adão Deus fez a Eva; logo, é de se presumir que Adão era hermafrodita, ou homossexual, ou outra coisa. Então adotar um comportamento diferente do padrão aceito – homem e mulher – é anterior a condição humana. Portanto assustador. Por isso os homossexuais tem dificuldades em praticamente todas as épocas e sociedades.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *