O número de mulheres que não tem acesso à métodos contraceptivos ultrapassa 225 milhões nos países em desenvolvimento, segundo o relatório apresentado pela ONU nesta quinta-feira, 4. O documento foi feito pelo Instituto Guttmacher, dos EUA, e aprovado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
Leia mais: Países pobres terão anticoncepcional de um dólar
O documento diz ainda que 290 mil mulheres morrem todos os anos em decorrência de complicações relacionadas à gravidez. Além disso, 2,9 milhões de recém-nascidos morrem logo no primeiro mês de vida. Dentre as muitas causas, a Aids é uma das principais, pois muitas mulheres não sabem que estão infectadas e acabam transmitindo aos filhos.
Segundo o relatório, os números são preocupantes e poderiam ser minimizados com um “atendimento médico adequado”.Com um aumento de US$ 25 na despesa por cada mulher, seria possível facilitar e melhorar o atendimento em assuntos relacionados a serviços de saúde reprodutiva e sexual. O estudo solicita um investimento maior e também maior envolvimento da comunidade internacional nesta questão.
Fontes:
Exame - 225 mi de mulheres não têm acesso a contraceptivos, diz ONU
215 visualizações
122 visualizações
3 comentários