Início » Notícia » Os benefícios do sono da tarde
Saúde do sono

Os benefícios do sono da tarde

Estudo da Nasa comprova que tirar um cochilo durante a tarde aumenta o rendimento e a capacidade de concentração

Os benefícios do sono da tarde
No Rio de Janeiro e em São Paulo, lojas especializadas oferecem cabines para cochilos no meio do expediente (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Um estudo publicado pela Nasa, agência espacial norte-americana, comprovou o que muitos médicos já sabiam: tirar um cochilo durante a tarde aumenta a capacidade de concentração em 30% e a memória em 50%, além de trazer benefícios para o raciocínio e a habilidade de tomar uma decisão acertada.

“Depois de descansar à tarde a pessoa rende mais, não tem tanto cansaço mental”, diz Lucas Neves de Andrade Lemes, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e especialista em sono.

No entanto, é preciso ter cuidado com o horário da sesta e seu tempo de duração para que o sono noturno não seja prejudicado. O tempo ideal do cochilo varia de pessoa a pessoa, mas fica entre 30 minutos e uma hora de sono. Além disso, o cochilo após as 18h não é indicado, principalmente para quem sofre de insônia ou outros distúrbios do sono.

Segundo Dalva Poyares, médica e coordenadora de pesquisa do Instituto do Sono, em São Paulo, um cochilo muito longo pode ter o efeito contrário ao desejado, atrapalhando o rendimento da pessoa durante o resto do dia.

“O cochilo não pode ser muito longo para não comprometer o sono à noite. Se for muito longo, pode induzir à sensação de inércia do sono: a pessoa acorda sonolenta e demora mais para funcionar”, explica a médica.

Segundo Lucas Lemes, pessoas que tiram vários cochilos durante a tarde precisam investigar a causa da sonolência, pois podem estar sofrendo algum tipo de distúrbio.

“O nível mais alto do hormônio melatonina é às 23h, mas há um pico secundário dele às 14h. Por isso ficamos sonolentos no início da tarde. Liberado no sangue, esse hormônio faz com que tenhamos mais facilidade para pegarmos no sono”, diz o especialista.

Descanso nem sempre envolve cochilo

Dalva Poyares explica que o descanso à tarde não pressupõe um cochilo, mas é preciso parar um pouco durante o dia para diminuir a adrenalina.

“Estudos mostram que quem faz uma pausa durante o dia tem melhora cardiovascular, principalmente as mulheres”, explica a médica.

No Rio de Janeiro e em São Paulo, lojas que alugam camas especiais podem ser uma boa opção para quem sente vontade, ou necessidade, de tirar um cochilo no meio do expediente.

O engenheiro Sérgio Bruno encontrou na internet a solução para os momentos em que precisa de uma pausa. A loja Pausadamente, que funciona desde 2009 no Centro do Rio de Janeiro, oferece massagens relaxantes, aluguel de cabines para quem quer dormir 20, 30 ou 40 minutos e uma cadeira desenvolvida pela Nasa que simula a gravidade zero para embalar o sono dos mais necessitados. Tudo isso com direito a cores e músicas.

Já em São Paulo, na Avenida Augusta, a loja Cochilo também oferece cabines para cochilos de 15 minutos a uma hora, com isolamento acústico, músicas relaxantes e luz negra.

 

Fontes:
O Globo-Sesta moderna

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. maria das graças linhares azevedo disse:

    concordo,plenamente com um cochilo á tarde depois do almoço para recompor as ideias e a memoria.

  2. Francisco Cipriano disse:

    Tenho feito isso até porque havia lido muitos artigos de pesquisas que firmavam esta questão,no entanto acho isso muito importante ,eu mesmo somente rendo quando tiro este soninho ou cochilo e quando não faço esta arte fico desanimado para realizar meus estudos.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *